Casa Museu Ema Klabin: palestra explora monumentalidade Indígena e desconstrói estereótipos históricos

Professor da USP abordará os estereótipos que ainda se encontram fortemente presentes sobre os povos indígenas…

 

 

 

 

 

No próximo sábado, 5 de outubro de 2024, das 11h às 13h, o professor Eduardo Natalino dos Santos ministra na Casa Museu Ema Klabin a palestra A monumentalidade na história indígena antiga e nas memórias nacionais e escolares sobre os povos indígenas. São 95 vagas gratuitas ou com contribuição voluntária e as inscrições podem ser realizadas pelo site da casa museu.

Nas últimas décadas, foram significativos os avanços no modo como os povos indígenas são tratados na educação escolar, nos meios de comunicação e nas memórias históricas dos não indígenas. No entanto, apesar desses avanços, muitos estereótipos ainda são reproduzidos. O escritor e professor da Universidade de São Paulo (USP) Eduardo Natalino dos Santos abordará um desses estereótipos: a oposição hierarquizante e evolucionista entre povos indígenas que produziram ou não monumentalidade em suas edificações, vilas e cidades. Essa oposição, em geral, se traduz na admiração destinada aos famosos maias, astecas e incas, por exemplo, e no descaso de nosso olhar para as realizações materiais e intelectuais dos povos indígenas da região do Brasil.

 

 

Sobre o palestrante
Eduardo Natalino dos Santos é livre docente e professor de História da América Pré-Hispânica e História Indígena Colonial na Universidade de São Paulo (USP), onde também orienta no Programa de Pós-graduação em História Social. Tem mestrado e doutorado em História Social, com pesquisas publicadas sobre o México indígena e a Mesoamérica. É autor de diversos livros, incluindo: Cidades pré-hispânicas do México e América Central (2004, Editora Atual), Deuses do México indígena (2002, Editora Palas Athena), Tempo, espaço e passado na Mesoamérica (2009, Editora Alameda).

 

 

 

 

 

Palestra presencial
A monumentalidade na história indígena antiga e nas memórias nacionais e escolares sobre os povos indígenas – Eduardo Natalino dos Santos
Casa Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
5 de outubro, das 11h às 13h
A palestra contará com interpretação em libras.
Gratuito, com sugestão de contribuição voluntária
95 vagas por ordem de inscrição
Inscrição:

Palestra presencial A monumentalidade na história indígena antiga e nas memórias nacionais e escolares sobre os povos indígenas


Sobre a Casa Museu Ema Klabin:
A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.

A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.

A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.

O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.

 

Acesse nosso site e redes sociais
Site: https://emaklabin.org.br
Instagram: @emaklabin
YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin
Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ
Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária via pix: 51204196000177.

 

Foto do Monte Albán, em Oaxaca, México: Eduardo Natalino

1 comentário em “Casa Museu Ema Klabin: palestra explora monumentalidade Indígena e desconstrói estereótipos históricosAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *