Violeiro Arnaldo Freitas apresenta o show ‘Brasil Profundo’ no Teatro Leopoldo Fróes em São Paulo

Um espetáculo musical com um repertório autoral, músicas regionais consagradas, contando a trajetória da viola caipira no Brasil…

 

 

 

 

Assim é ‘Brasil Profundo’, concerto que será apresentado pelo instrumentista, diretor musical, arranjador e compositor Arnaldo Freitas no próximo dia 21 de novembro, às 19h30, no Teatro Leopoldo Froés, em São Paulo, com entrada gratuita.

Considerado um dos maiores instrumentistas da viola caipira no Brasil, Arnaldo Freitas é natural de Echaporã, no interior de São Paulo, soma mais de 20 anos de carreira, álbuns como “Divisa das Águas” e “Os olhos de Maria”, “Terra”, além de parcerias consagradas. Foi o violeiro oficial durante 10 anos do programa “Viola Minha Viola” dividindo os palcos com artistas como Inezita Barroso, Dominguinhos, Jair Rodrigues, Emílio Santiago, Milionário e José Rico, Moacir Franco, entre outros.

No show ‘Brasil Profundo’ ele apresentará ao público uma viagem musical que atravessa as raízes da cultura brasileira e une a essência das florestas, o espírito da música caipira e as influências contemporâneas. Freitas será acompanhado por Rafael Schmidt (violão), André Rass (percussão) e Marcio Cavalcanti (violino e direção do espetáculo), com participação especial da violeira Mel Moraes.

“Esse time foi escolhido a dedo. Sou muito seletivo quanto às pessoas que gosto de tocar junto, porque não basta tocar bem, tem que ter uma química no palco. Então eu já conheço e admiro o trabalho desses artistas há muito tempo”, destaca.

 

Do autoral às consagradas e releituras
O repertório do concerto de Arnaldo Freitas terá músicas consagradas de seu repertório autoral com a marca de seu virtuosismo, releituras e canções de seu novo álbum ‘Brasil Profundo’, assinado pela Gravadora Kuarup, que traz um novo olhar através de arranjos instrumentais e elementos musicais que vão do popular ao erudito.

“Esse trabalho tem como inspiração a natureza, minha vivência nas fazendas onde nasci e fui criado, enaltecendo minhas raízes, como a descendência indígena, a relação com a música caipira com um viés contemporâneo, inclusive de influências dos meus estudos como a música erudita”, detalha o artista.

Ele adianta que também serão apresentadas canções consagradas no panorama da música caipira como Caminheiro (Liu e Léo), Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira), Cabocla Tereza (Raul Torres e João Pacífico), Rancho Fundo, pagodes do Tião Carreiro e canção de Elpídio dos Santos. “Fiz um arranjo especial em Melodia Sentimental, do grandioso Heitor Villa-Lobos, que ficou nostálgico, um som que traz a essência da viola, destacando a característica da brasilidade que tem esse show”, comenta.

Quanto a expectativa do show único na capital paulista ele afirma que o público pode esperar ‘muito coração no dedo’. “Como sempre acontece nas minhas apresentações, eu gosto de me entregar realmente, para valer e o palco é sempre um jogo do qual eu me preparo muito. A expectativa é sempre a melhor. Todo palco tem sua energia, assim como o público. É uma coisa viciante. Então, da nossa parte, o público pode esperar realmente ‘coração no dedo’ e muita verdade em uma bela história contada ao som da viola e da música, especialmente a instrumental”, pontua.

O show ‘Brasil Profundo’ faz parte de uma turnê do artista que já passou por Minas Gerais, está pela primeira vez em São Paulo e terá apresentações em Santa Catarina, Cuiabá e Mato Grosso. “A ideia é se apresentar em mais lugares pelo Brasil, inclusive cogitamos a possibilidade de estender a turnê para fora do país”, adianta. O Projeto Brasil Profundo é realizado por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio das empresas Ballagro e Henn.

 

 

 

 

 

Show Brasil Profundo com o Violeiro Arnaldo Freitas
Teatro Leopoldo Fróes
Av. João Dias, 822, Santo Amaro – São Paulo
Dia 21 de novembro de 2024, quinta-feira, às 19h30
Ingressos gratuitos (retirar uma hora antes na bilheteria)
Ingressos antecipados pelo Sympla

 

O artista
Arnaldo Freitas é instrumentista, diretor musical, arranjador e compositor. Estudou música na Universidade Livre de Música (ULM). Nascido em Echaporã (SP), ele é considerado um dos maiores violeiros do Brasil. Vencedor na categoria de melhor instrumentista no Festival Nacional Voa Viola, Arnaldo é eleito por especialista e críticos como um dos mais versáteis violeiros da atualidade. Já atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, gravou diversos álbuns, com destaque para suas composições e viajou por países da Europa e América Latina. Arnaldo Freitas segue apontado como uma das grandes referências da nova geração de violeiros do Brasil

Em 2019, Arnaldo criou o curso online “Viola Brasileira”, onde ensina a técnica “Picado a 3 dedos”, da qual é uma referência. No ano de 2020, se apresentou no concerto “A Convite da Viola”, junto a grandes nomes da música caipira e brasileira, como Cacique & Pajé, Renato Borguetti e Alessandro Penezzi. Neste mesmo ano, Arnaldo lançou seu primeiro álbum totalmente digital, “No Terreiro de Casa”, do qual foi diretor musical. Ele lançou singles autorais: “Clamor” “Piraputanga“ com Alessandro Penezzi, “Alma De Mulher” e “A Luz da Mata”. Em 2023 lançou o concerto “Brasil Profundo”, um espetáculo musical com um repertório autoral, músicas regionais consagradas, contando a trajetória da viola caipira no Brasil. Saiba mais em @arnaldofreitasoficial

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Violeiro Arnaldo Freitas apresenta o show ‘Brasil Profundo’ no Teatro Leopoldo Fróes em São PauloAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *