O pernambucano PC lança Me dê notícias do universo, com composições inspiradas em ritmos brasileiros…
O capixaba Jonathan apresenta o álbum inédito Navalha marcando seus 25 anos de vida em São Paulo, com participação no palco de Ceumar e Luana Bayô. Juçara, por sua vez, faz dois shows – um, ela dedica ao espetáculo Anganga, com cantiga de africanos que trabalhavam na mineração, acompanhada do músico Cadu Tenório e participação especial de Thomas Rohrer; no outro, a cantora celebra 10 anos do seu primeiro álbum solo, Encarnado.
A programação do final de semana de 28 de novembro a 1 dezembro (quinta-feira a domingo) é de shows na Sala Itaú Cultural. Com comemorações de trabalhos, PC Silva é o convidado quinta-feira e Jonathan Silva é o da sexta-feira, com participação de Ceumar e Luana Bayô, ambos às 20h. No sábado, no mesmo horário, o palco é de Juçara Marçal, que volta no domingo, às 19h, com shows diferentes para o público.
Como todas as atividades do IC, os ingressos são gratuitos e já podem ser reservados na plataforma INTI, cujo acesso pode ser feito diretamente pelo site www.itaucultural.org.br. Quem não conseguir garantir o seu, pode comparecer uma hora antes do evento ser iniciado, quando é formada uma fila de espera. Os ingressos que tiverem desistência serão distribuídos por ordem de chegada.
O cantor e compositor pernambucano PC Silva abre a programação na quinta-feira, 28, com o show de lançamento em São Paulo de seu segundo álbum, Me dê notícias do universo. Ele é permeado de temas que transpassam o cotidiano e chegam ao dilema entre as coisas simples do presente e as ameaças de um futuro distópico. O disco tem produção musical de Juliano Holanda e participações de Zeca Baleiro, Juliana Linhares, Ezter Liu e Marcello Rangel em 11 faixas com sonoridades variadas, entre a poesia popular que vai do Sertão do Pajeú, em seu estado natal, e ritmos brasileiros diversos.
Neste novo trabalho, PC Silva traz o refino poético que marca sua trajetória de letrista, como na faixa-título, uma canção de amor não romântico que parte do Sertão do Pajeú, em Pernambuco. O disco evidencia um novo momento criativo do cantor e explora também temas atuais, a exemplo das tensões pós-pandemia, dos desafios ambientais e da fragilidade humana, em faixas como Beira de Mar.
Na sexta-feira, 29, o cantor e compositor Jonathan Silva faz o show de lançamento do álbum Navalha, seu quinto disco, que chega ao público depois de Necessário (1996), Benedito (2008), Precisa-se de compositor com experiência (2015) e Poema na garganta (2020). O novo álbum marca os seus 25 anos vividos em São Paulo e traz estilos musicais como o samba, o coco e o baião, assim como o congo – tradicional no Espírito Santo – e a vanguarda paulistana.
O show é composto por canções do novo disco, como Cantar para não morrer, e por releituras de músicas, entre elas Ainda cabe sonhar, que traz da Cia. do Tijolo – da qual ele faz parte – e Samba da utopia, gravada pela cantora Ceumar, que participa da apresentação, assim como a cantora e compositora Luana Bayô. O show ganha, ainda, a sonoridade de instrumentos como rabeca, tambores, trombone e guitarra.
História e celebração
No sábado e no domingo, o palco do Itaú Cultural é da cantora Juçara Marçal. Ela brinda o público com duas apresentações diferentes. Na primeira noite, acompanhada do músico e compositor experimentador Cadu Tenório e com participação especial do músico suíço Thomas Rohrer, a artista apresenta Anganga, nome da entidade suprema do povo banto Anganga Nzambi. O show é composto por reinterpretações contemporâneas de vissungos – cantigas de africanos escravizados que trabalhavam na mineração –, recolhidos pelo filólogo, historiador, antropólogo, folclorista e linguista Aires da Mata Machado Filho (1909-1985) nos anos 1920, em São João da Chapada, no município de Diamantina, em Minas Gerais.
Na segunda noite, Juçara comemora os 10 anos do lançamento de Encarnado, seu disco de estreia. Nele, ao lado dos músicos Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Thomas Rohrer, misturou ritmos e texturas, combinando jazz, ritmos afro-brasileiros, samba, poesia e experimentalismo, que traz em composições como Queimando a língua, de Rômulo Fróes e Alice Coutinho, Pena mais que perfeita, de Gui Amabis e Regis Damasceno, e Odoya, da própria Juçara Marçal.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Shows Itaú Cultural – novembro
PC Silva
Dia 28 (quinta-feira), às 20h
Duração aproximada: 80 minutos
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita: reservas de ingressos na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
Jonathan Silva
Dia 29 (sexta-feira), às 20h
Duração aproximada: 80 minutos
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita: reservas de ingressos na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
Juçara Marçal e Cadu Tenório: Anganga
Com participação especial de Thomas Rohrer
Dia 30 de novembro (sábado, às 20h)
Duração aproximada: 90 minutos
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita: reservas de ingressos na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
Juçara Marçal: 10 anos de Encarnado
Dia 1 de dezembro (domingo, às 19h)
Duração aproximada: 90 minutos
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita: reservas de ingressos na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
Protocolos:
– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
– Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
– O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
– Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção “Minhas compras” no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.
– Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Foto PC Silva: Sidarta
1 comentário em “PC Silva e Jonathan Silva apresentam seus novos discos no Itaú Cultural, que também recebe Juçara Marçal”Adicione o seu →