Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí navegação do site Pular para conteúdo
  • Parceiros

Posts recentes

  • Upgrade é a nova assessoria da banda theDillas
  • Maria Fernanda Cândido inaugura Teatro-D-Jaraguá com monólogo baseado na obra de Clarice Lispector
  • Espetáculo Ray – Você Não Me Conhece volta em cartaz no Teatro B32
  • Teatro Sérgio Cardoso abre 2025 com Fabiana Karla e Tania Bondezan na comédia Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada
  • Para psicóloga Dra. Renata Silva, a habilidade de lidar com a pressão se mostra o diferencial dos campeões do reality

Comentários

    Arquivos

    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016

    Categorias

    • Adulto
    • Animação
    • Artes Plásticas
    • Artes Visuais
    • Artigo
    • Audiodescrição
    • Audiovisual
    • Audiovisual
    • Aula
    • Aula pública
    • Ballet
    • Bares
    • Bate papo
    • Beneficente
    • café
    • Cinema
    • Circo
    • Comédia
    • Comédia dramática
    • Comédia Dramática
    • Concertos
    • Contação de história
    • Crítica
    • Culinária
    • Cursos
    • Dança
    • Debate
    • Delivery
    • Doces
    • Documentário
    • Drama
    • Educação
    • Encontro
    • Ensaio Aberto
    • Especial
    • Evento
    • Experimental
    • Experimental
    • Exposição
    • Festa
    • Fotografia
    • Gastronomia
    • Graffite
    • Grátis
    • Hamburgueria
    • Infantil
    • Infantojuvenil
    • Instrumental
    • Intervenção
    • Intervenção
    • Lançamentos
    • Leitura
    • Leituras Dramáticas
    • Libras
    • Literatura
    • Mágica
    • Monólogo
    • Multimídia
    • Música
    • Musical
    • Natureza
    • Noite
    • Oficinas
    • On-line
    • Ópera
    • Palestras
    • Performance
    • Pizzaria
    • Podcast
    • Presencial
    • Recital
    • Resenha
    • Restaurantes
    • Rotisserie
    • Sandro Felippin
    • Sarau
    • Seminário
    • Show
    • Solidariedade
    • Solo
    • Sorveteria
    • Stand up
    • Suspense
    • Teatro
    • Teatro das sombras
    • Teatro de bonecos
    • Teatro de Objetos
    • Teatro de Rua
    • Teatro do Absurdo
    • Teatro Essencial
    • Teatro Gestual
    • Teleteatro
    • Tragicomédia
    • Tragicomédia
    • Uncategorized
    • Vegano
    • Vídeo
    • Videoarte
    • Workshop

    Navegação do post

    Próximo: Sesc Verão chega à sua 30ª edição, celebrando o legado contínuo de incentivo à prática de esportes e atividades físicas
    Anterior: Grupo Ceará Nova Ensemble celebra o Natal com recital no Museu da Fotografia de Fortaleza

    Atriz e encenadora portuguesa Sara Carinhas vem a São Paulo para duas apresentações de “Última Memória”

    Monólogo

    O solo “Última Memória” de Sara Carinhas recebeu indicação de melhor atriz – Prêmio Autores 2024, agora chega a São Paulo com apresentações nos dias 19 e 20 de dezembro no Teatro Garagem…

     

     

     

     

     

     

    A memória ocupará o lugar central deste projeto. Não. Não é sobre memória mas sobre o medo de esquecer.

    Aliando a sua voz à de outras autoras, Sara Carinhas procura confundir na sua auto-biografia, ficções e relatos que não lhe pertencem. Virginia Woolf, eterna autora-fantasma revisitada por Sara, voltará a aparecer, desta vez através dos seus textos de não-ficção, acompanhada por outras autoras que ocupam discursos diversos do seu – por lá estarão também imagens, árvores genealógicas, cartas recebidas, medo do fim do mundo e a literatura necessária para manter o sonho. Um espetáculo que se pode confundir com uma festa, — com todos os perigos que possa conter, através da qual a atriz partilha referências que alimentem ideias, frames de vida, pensamentos inacabados, dúvidas e propostas, oscilando entre o roteiro que redigiu e a improvisação, ou esquecimento, do momento.

     

    Repercussão:

    “[Sara Carinhas] quer uma obra de encontro, pela qual se expõe ao outro e convida o outro a uma trajetória sensível pela memória, pelo temer não a ter, por dividir ao coletivo a responsabilidade de torná la pulsante ao futuro.”- Ruy Filho, Antro Positivo, Abril 2023

    “Sentados em cima de um espanto, vemos a actriz que será mulher durante hora e pouco e a mulher que será actriz. Os gestos coman dam o corpo único da peça que nos promete honestidade e deva neios, relatos e fábulas, num jogo de corpos e palavras. E como se constrói a memória?”- Revista Intro, Abril 2023

    “Sou devolvido ao individual, ainda que esteja unido, sem dúvida, àquela última memória, ela sim, agora coletiva: o teatro – uma caixa de madeira com sua própria luz interna. Saio vivo, completamente em contradição; celebrar a vida é celebrar o seu inevitável esquecimento. Um brinde ao amor é, nesse sentido, um pedido de socorro.”- Esse Texto, Abril 2023

    Ficha Técnica
    Criação, dramaturgia e interpretação: Sara Carinhas
    Assistente de encenação: Joana Picolo
    Filmagens e olhar de: Joana Botelho
    Consultoria artística: Nádia Yracema e Sara Barros Leitão
    Desenho de som: Madalena Palmeirim
    Desenho de luz: Catarina Côdea
    Direção de produção: Célia Costa
    Residências artísticas: Officina Mundi – Joana Villaverde (Avis); Município de Avis; O espaço do tempo (Montemor-o-Novo); Festival END (Coimbra)
    Apoios: Mostra Camaleoa (Florianópolis, Brasil), Companhia Olga Roriz (Lisboa) Agradecimentos: Mariana Sá Nogueira, Ana Paganini, Olga Roriz, Madalena Alfaia, Margarida Côdea, Nome Próprio, vinho Que Se Foda

     

     

     

     

     

     

     

     

    “Última Memória”
    Teatro Garagem
    Rua Silveira Rodrigues, 331 Siciliano, São Paulo
    Capacidade: 50 lugares
    Preços: R$ 66,00 e meia R$ 33,00
    Vendas pelo Sympla
    Duração: 60 minutos
    Classificação: 14 anos

     

    Carreira da atriz e encenadora Sara Carinhas
    Nasceu em Lisboa, em 1987. Filha do encenador Nuno Carinhas e da bailarina e coreógrafa Olga Roriz estreou como atriz em 2003 trabalhou em Teatro com Adriano Luz, Ana Tamen, Beatriz Batarda, Cristina Carvalhal, Fernanda Lapa, Isabel Medina, João Mota, Luís Castro, Marco Martins, Nuno Cardoso, Nuno M Cardoso, Nuno Carinhas, Olga Roriz, Ricardo Aibéo, e Ricardo Pais.

    Em 2015 é premiada pela Sociedade Portuguesa de Autores de melhor atriz de teatro, recebe a Menção Honrosa da Associação Portuguesa de Críticos de teatro e o Globo de Ouro de melhor atriz pela sua interpretação em A farsa de Luís Castro (2015).

    Em cinema trabalhou com os realizados Alberto Seixas Santos, Manoel de Oliveira, Pedro Marques, Rui Simões, Tiago Guedes e Frederico Serra, Valeria Sarmiento, Manuel Mozos, Patrícia Sequeira, João Mário Grilo, entre outros. Foi responsável pela dramaturgia, direção de casting e direção de atores do filme Snu de Patrícia Sequeira.

    Foi distinguida com o prémio Jovem Talento L’Oreal Paris, do Estoril Film Festival, pela sua interpretação no filme Coisa Ruim (2008).

    Em televisão participou em séries como Mulheres Assim, Madre Paula e 3 Mulheres, tendo sido diretora de atores, junto com Cristina Carvalhal, de Terapia, realizada por Patrícia Sequeira.

    Trabalhou em direção de cena com a Escola de Mulheres, participou numa criação colectiva a partir do romance Eurico o Presbítero, de Alexandre Herculano e foi assistente de encenação de Beatriz Batarda em Azul Longe Nas Colinas.

    Como encenadora destaca “As Ondas” (2013) a partir da obra homónima de Virginia Woolf, autora a que regressa em “Orlando” (2015), uma co-criação com Victor Hugo Pontes. Em 2019 estreia “Limbo” com sua encenação, espetáculo ainda em digressão pelo país, tendo sido recentemente apresentado em Londres. Assina pela segunda vez o “Ciclo de Leituras Encenadas” no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal.

     

    Foto: Divulgação

    13 de dezembro de 2024 Flertaí

    1 comentário em “Atriz e encenadora portuguesa Sara Carinhas vem a São Paulo para duas apresentações de “Última Memória””Adicione o seu →

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 Flertaí.