De 17 a 27 de novembro, o espetáculo conta a história da bailarina, pensadora e revolucionária Isadora Duncan (1877-1927). Traz no elenco, Daniel Dantas, Melissa Vettore, Roberto Alencar e Patricia Gasppar…
Idealizado por Elias Andreato em parceria com Melissa Vettore, o espetáculo discute a criação artística. O texto foi desenvolvido por Melissa Vettore, com colaboração de Elias Andreato e Daniel Dantas, por meio de pesquisa realizada a partir da autobiografia da bailarina, de documentos, documentários, discursos, coreografias e cartas. A peça reinventa os últimos dias de Isadora Duncan em Nice, na França, após o retorno de um conturbado período vivendo na Rússia.
Em um quarto de hotel, Isadora (Melissa Vettore) conhece Henry (participação especial do ator Daniel Dantas), um misterioso editor interessado em publicar seu livro de memórias. Estabelecem um jogo de provocações, que faz Isadora se confrontar com a imagem da artista provocante e libertária, revelando uma mulher humana, solitária e frágil. Ao lembrar-se da juventude ao lado dos irmãos que formam o Clã Duncan e recriar algumas coreografias, ela desperta o pensamento sobre o corpo da mulher, o amor, a dança, a educação, os sonhos e o espírito livre.
A dança, as artes e o amor moveram a caminhada de Isadora Duncan por vários países e levaram à criação do espetáculo, a partir da tradução e adaptação das cartas, biografias e manuscritos da artista; além da linguagem corporal, baseada na releitura de algumas de suas coreografias.
Artista percursora da dança moderna, Isadora Duncan negou-se a comercializar o corpo da mulher na dança. Empenhada em construir uma ‘nova escola’ para crianças, partiu com seus irmãos, dos EUA para a Europa e Rússia. Afirmava que sua dança era símbolo da nova educação e da liberdade e era contra a técnica repressiva do ballet. Para ela a dança era “o movimento do corpo em harmonia com a natureza’.
Libertadora e afirmadora do Éros (o deus do amor) as reflexões de Isadora Duncan, sobre o direitos das mulheres, a arte e a liberdade, ainda permanecem extremamente atuais.
Ficha Técnica
Idealização: Elias Andreato e Melissa Vettore
Direção: Elias Andreato
Dramaturgia: Melissa Vettore
Colaboração Dramatúrgica: Elias Andreato e Daniel Dantas
Assistência de Direção: André Acioli
Elenco: Daniel Dantas (participação especial), Melissa Vettore, Patrícia Gasppar e Roberto Alencar
Trilha Sonora e Piano Ao Vivo: Jonatan Harold
Iluminação: Wagner Freire
Cenário: Marco Lima
Figurino: Marichilene Artisevskis
Direção de Movimento: Renata Melo
Coreografias: Renata Melo, Roberto Alencar, Patricia Gasppar, Melissa Vettore e André Acioli
Produção de Imagens em vídeo: Marco Vettore
Desenho Gráfico: Simone Drago
Direção de produção: Melissa Vettore
Produção executiva: Keila Mégda Blascke
Produção e realização: Dramática Produções Artísticas.
Isadora
Auditório MASP Unilever
Av. Paulista, 1578
Informações: (11) 3149 5959
Capacidade: 374 lugares
Duração: 75 minutos.
Temporada: De 17 a 27 de novembro
Quinta, sextas e sábados, às 21h
Domingos às 20h.
*No dia 24/11, quinta-feira, não haverá espetáculo.
Ingressos:
R$ 40,00
R$ 20,00 (meia-entrada)
Classificação: 12 anos.
Vendas: Ingresso Rápido
Bilheteria: Terça a domingo: das 10h às 17h30. Quinta-feira: das 10h às 19h30. Em dias de espetáculo nos Auditórios, a bilheteria funcionará até o horário de início da apresentação. Aceita dinheiro, débito e crédito a vista.
Estacionamentos Conveniados:
Progress Park – Av. Paulista, 1636
Car Park – Al. Casa Branca, 41
Fotos: João Caldas Filho
1 comentário em ““Isadora”, no Auditório Unilever do MASP”Adicione o seu →