Com o lançamento de três projetos de Alceu Valença, a Deck e a Polysom celebram os 70 anos de Alceu Valença…
O início da carreira do cantor e compositor é revisitado em três projetos em diferentes formatos. São eles: o box com quatro discos de vinil, “Alceu Valença 70”, o DVD e CD inéditos “Vivo! Revivo!” e o raríssimo “Saudade de Pernambuco”.
“Alceu Valença 70” é uma caixa especial que a Polysom preparou com quatro álbuns dos anos 70. Faz parte da caixa seu disco de estreia, “Molhado de Suor” (1974), com 11 faixas, incluindo a bônus “Vou Danado pra Catende”. O álbum seguinte, “Vivo” (1976), foi gravado ao vivo no Teatro Tereza Rachel, com produção de Guto Graça Mello. O trabalho traz oito músicas, como “O Casamento da Raposa com o Rouxinol”, “Sol e Chuva”, “Edipiana Nº 1” e “Papagaio do Futuro”, sendo as duas últimas com participação de Zé Ramalho da Paraíba.
A embolada “Papagaio do Futuro”, foi apresentada no Festival Internacional da Canção em 1972, acabou sendo desclassificada, mas isso não impediu que a curiosidade da juventude radicalmente antenada, passasse a admirar o Alceu.
Ainda no box, está “Espelho Cristalino” (1977) com oito músicas, entre elas “Agalopado” e “A Dança das Borboletas”. Os arranjos são assinados por Alceu e pelo guitarrista Paulo Rafael, com participação de um coro formado por Elba Ramalho, Tania Alves, Marlui Miranda, Tinhazinha e Odaire.
Para completar, ainda está na caixa o exclusivo e raríssimo “Saudade de Pernambuco”, gravado em 1979 em Paris, durante o autoexílio de Alceu, representou a interface entre a fase anterior, mais contestadora e experimental, e a guinada que a carreira de Alceu assumiria, focada num cancioneiro popular e sofisticado, com elementos da música pop ambientados na vasta seara da canção nordestina.
“Saudade de Pernambuco”, que havia saído no Brasil apenas como brinde do Jornal da Tarde, traz 10 faixas, entre elas “Apoena”, “O Ovo e a Galinha” e “Cana Caiana”. Esse álbum também chega às lojas pela Deck em CD e em todas as plataformas digitais.
Ainda pela Deck, será lançado o CD e DVD inéditos “Vivo! Revivo!”. O registro foi feito durante a turnê com o mesmo nome, no Theatro Santa Isabel (Recife). No repertório de 15 músicas, estão algumas das músicas dos três primeiros álbuns de sua carreira: “Vivo!” (1976), com verdadeiros experimentos psicodélico-agrestinos, como “Descida da Ladeira”, “Pontos Cardeais”, “Você Pensa”, “O Casamento da Raposa com o Rouxinol”. “Molhado de Suor” (1974) e “Espelho Cristalino”. O DVD foi dirigido por Lula Queiroga e Alceu é acompanhado pela banda formada por Paulo Rafael (guitarra), Nando Barreto (baixo), Cássio Cunha (bateria), Jean Dumas (percussão), César Michiles (flauta) e Leo Stegman (viola).
“Vivo! Revivo!” já está disponível nas plataformas digitais e chega às lojas em CD e DVD na segunda quinzena de novembro.
Fotos: Divulgação / Reprodução do site Alceu Valença
1 comentário em “Deck e Polysom homenageiam Alceu Valença”Adicione o seu →