Tramas Culturais faz contextualização histórica da música caipira

Em quatro encontros com Ivan Vilela, um dos maiores especialistas no assunto , sempre às quintas-feiras, na casa-museu mais bonita de São Paulo…

 

 

 

A Fundação Ema Klabin promove a partir do dia 11 de maio, quinta-feira, o programa Tramas Culturais, que fará uma contextualização histórica e cultural da música caipira. Serão quatro encontros nos meses de maio e junho, orientados pelo músico, pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Ivan Vilela.

“A partir da contextualização histórica e cultural, e de farta audição musical, pretende-se entender a relevância e o lugar ocupados pela produção musical dos caipiras que, a despeito de ter sido o terceiro maior filão de vendas do mercado brasileiro, nunca foi entendido como parte da música popular brasileira”, salienta Vilela. Segundo ele, embora muito estudada pela sociologia rural e pela antropologia, a música caipira não recebeu uma leitura de seus atributos musicais. Ao contrário, foi depreciada por uma ideologia que criou oposições entre o saber erudito e o saber popular, entre a cidade e o campo.

Para tecer a trama cultural, onde todos os participantes estejam envolvidos, as aulas expositivas serão cercadas de vídeos, exemplos sonoros e troca de ideias.

 

 

Tramas Culturais
Música Caipira – Cultura, Resistência e Enraizamento, com Ivan Vilela
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa – SP
Datas: 11 e 25 de maio
08 e 22 de junho
Quintas-feiras, às 19h30
Temas abordados:
1º encontro – 11 de maio: Origens e história
2º encontro – 25 de maio: A música dos caipiras no disco: as primeiras gravações, as três fases
3º encontro – 08 de junho: Pausa para a viola
4º encontro – 22 de junho: Novos tempos – o caipira hoje
Entrada Gratuita
30 vagas
Inscrições no site: Fundação Ema Klabin
Não há estacionamento no local

 

Ivan Vilela
É compositor, arranjador e instrumentista de viola brasileira, pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde leciona História da Música Popular Brasileira, Viola Brasileira, Rítmica e Percepção Musical. É doutor em Psicologia Social pela USP e Mestre em Composição Musical pela UNICAMP. Com seus trabalhos de composição e interpretação foi indicado a importantes prêmios da música brasileira (Sharp, Movimento, Prêmio da Música Brasileira, APCA, Medalha Carlos Gomes, IBAC).

Com seu instrumento, a viola, atua como solista e junto a grupos de câmara e orquestras no Brasil e no exterior tendo tocado na Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal realizando concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades. É autor do livro “Cantando a Própria História – Música Caipira e Enraizamento”, editado pela EDUSP.

Foi diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas. Endorsed das cordas Giannini, é idealizador da ONG Núcleo da Cultura Caipira e responsável pelo projeto de criação de um curso superior de música que utilize uma metodologia brasileira de ensino, proposta inédita no Brasil, concebida a pedido da Universidade de Taubaté, SP. Compôs a Ópera Caipira Cheiro de Mato e de Chão a partir do libreto de Jehovah Amaral.

 

Foto Ivan Vilela: Marcos Santos e site Ivan Vilela

1 comentário em “Tramas Culturais faz contextualização histórica da música caipiraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *