“Noturno”, Musical de Oswaldo Montenegro, no Teatro Augusta

Encenado pelo elenco da Oficina dos Menestréis, comemora 26 anos com temporada no teatro augusta, a partir de 4 de setembro…

 

 

 

Essa nova temporada do espetáculo – que em sua história já foi visto por cerca de 110 mil pessoas em aproximadamente 400 sessões – irá até o dia 27 de novembro, com sessões sempre às segundas-feiras…

“Noturno”, um dos espetáculos musicais mais emblemáticos da Oficina dos Menestréis, celebra 26 anos de trajetória com uma nova temporada. Escrito por Oswaldo Montenegro e com elenco de atores da dirigidos por Deto Montenegro (irmão do autor), o musical estreia no dia 4 de setembro (segunda-feira), no Teatro Augusta, local que abrigou sua primeira montagem em 1991.

Musical mais antigo do repertório da Oficina dos Menestreis traz como tema os vários aspectos da noite paulistana, em esquetes que dialogam de forma mágica, num ritmo cênico cinematográfico e uma trilha musical envolvente. O palco é tomado por 40 menestréis, que cantam, dançam, e atuam acompanhados por uma banda. “É na noite que as pessoas menos competem entre si, menos se deparam com o ridículo, mais se encontram e trocam segredos, é o horário do amor e dos mistérios”, revela o diretor Deto Montenegro.

Desde 1991, quando foi encenado pela primeira vez, cerca de 800 alunos da Oficina dos Menestréis já integraram o elenco do espetáculo. Dentre eles estão nomes como Juliana Neves (bailarina, que atuou no Circo de Soleil), Erica Rodrigues (atriz fundadora da Cia Nau de Ícaros), Gabriel Godoy (ator do elenco da novela Haja Coração), Rafael Bittencourt (guitarrista do grupo Angra), Dany Rabello (bailarina que atuou no Circo de Soleil), Raquel Ripani (atriz, diretora e tradutora de musicais), Carolina Kasting (atriz), Fernando Pavão (ator), Ricardo Geli (ator), Rafael Losso ( ator), Graça Cunha (cantora) entre outros.

Vale ressaltar que em 2003 o espetáculo ganhou a adaptação “Noturno Cadeirante”, com elenco formado por 20 atores em cadeiras de rodas.

O autor Oswaldo Montenegro conta que “a longevidade de Noturno fez com que inúmeras gerações participassem do espetáculo. Ali muitas amizades foram feitas, casamentos aconteceram e já tive a alegria de ver os filhos do primeiro elenco atuando na peça. Isso não tem preço”.

Montenegro elenca também os motivos para o espetáculo continuar fazendo sucesso, depois de mais de duas décadas de sua estreia. “Arrisco dizer que há uma certa identificação do público com os temas tratados. Podemos pensar, também, que o elenco grande, sem protagonistas nem coadjuvantes, propõe ao inconsciente da plateia um momento paradoxalmente anárquico e organizado, em que todos brilham juntos. Aliás, a palavra ‘junto’ está intimamente ligada a essa peça”, conclui.

Ficha Técnica
Autor: Oswaldo Montenegro
Direção geral: Deto Montenegro
Direção musical: Yan Montenegro e Tchello Palma
Músicos convidados: Juliana caldas, Graça Cunha, Erick Tanaka, Sander Mecca, Débora Reis e Yan Montenegro.
Assistente de direção: Candé Brandão
Assistente de coreografia: Evelyn Klein
Elenco: alunos da Oficina dos Menestreis, Turma 2017
Diretor de palco: Damião
Operador de luz: Matheus Montenegro
Técnico de som: Pequeno
Produção: Oficina dos Menestreis

 

 

 

 

Espetáculo “Noturno”
Oficina dos Menestréis
Teatro Augusta
Rua Augusta, 943 – Consolação – SP.
Telefone: 3151-4141
Capacidade: 302 lugares
Duração: 60 minutos
Temporada: De 4 de setembro a 27 de novembro
Segundas-feiras, às 21h
Ingressos:
R$ 70,00 (inteira)
R$ 35,00 (meia)
Classificação: 10 anos

 

Oficina dos Menestréis
Em 1981, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro passou a trabalhar com um novo método para dirigir seu elenco de atores, cantores e bailarinos, a fim de atingir maior agilidade, maior noção de conjunto e atenção redobrada dos atores. Desta maneira, ele criou alguns exercícios baseados no método do reflexo e atenção para o treinamento de seus elencos.

Deto Montenegro, irmão e ator de suas peças, desenvolve e adapta para profissionais de todas as áreas este treinamento artístico, acreditando que o desenvolvimento do reflexo, da percepção e da capacidade intuitiva melhora as condições de vida do indivíduo. Em 1986, monta sua primeira turma de Teatro Musical no Rio de Janeiro, estabelecendo um trabalho de sucesso nos anos seguintes. Em 1991, desembarca em São Paulo junto com a Companhia Oswaldo Montenegro, criando sua primeira turma na cidade, que resultou no musical “Noturno”, em cartaz até hoje na cidade de São Paulo.

Em 1993, Deto Montenegro estabelece sociedade com o ator Marco André Brandão de Magalhães, o Candé, que desde 1987 acompanha-o e estuda o treinamento, como aluno, até 1990 e, como professor, a partir de 1991. Cria-se dessa sociedade a Oficina dos Menestréis, empresa de teatro musical, com linguagem original e vocabulário próprio, contribuindo para a formação de público para o gênero.

 

Fotos:

1 comentário em ““Noturno”, Musical de Oswaldo Montenegro, no Teatro AugustaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *