Ricardo Vignini leva “Viola Caipira Duas Gerações” para Santa Catarina

Hoje, 6 de julho, Ricardo Vignini embarca para Santa Catarina com Índio Cachoeira…

 

Que o paulistano, Ricardo Vignini é compositor, professor de música e pesquisador de musica tradicional e um dos violeiros mais atuantes do Brasil, todos já sabem, mas poucos conhecem o produtor artístico e fonográfico dono do Selo Folguedo dedicado a música caipira. Ricardo também é endorse da corda de viola americana D’addario no Brasil.
Dividiu o palco com artistas americanos Bob Brozman em turnê brasileira em 2003 e Woody Mann em 2006 e 2008, em 2006 também tocou com Christiaan Oyens e o gaitista Sergio Duarte e tocou ao atuou ao lado de Fernando Deghi, Vinícius Alves, Ricardo e Ivan Vilela, Almir Sater, Roberto Correa e Lenine. Como curador e diretor musical, participou de vários projetos, entre eles “Do Velho Chico ao Mississipi”, em 2006, que conquistou o reconhecimento pela Revista Bravo, com a premiação de um dos 100 mais importantes do Brasil em 8 anos.
Foi um dos palestrantes no “Primeiro Seminário Nacional de Viola Caipira ” – 2008, realizado em Belo Horizonte/MG”.

Começou ainda adolescente sua carreira no universo da música como guitarrista da banda de rock e blues Cheap Tequila com quem gravou um disco em 1998, e não parou mais. Em 2002 passa a liderar a banda Matuto Moderno, que mistura música caipira com rock e tem 5 CDs gravados, com diversos shows pelo Brasil e Canada. Em 2009 lançou seu primeiro álbum solo “Na Zoada do Arame”. Em seguida em duo com o violeiro Zé Helder, produziu e lançou o primeiro CD da dupla Moda de Rock, com regravações de clássicos do rock internacional, adaptados para viola caipira, sucesso com suas versões de músicas de Jimi Hendrix, Metallica e Led Zeppelin para viola caipira, atualmente com 2 CDs e um DVD, desde então eles tem uma agenda lotada de shows pelo Brasil, EUA e América Latina.
Em 2013, montou o power trio paulista Mano Sinistra, e lançou o CD homônimo com repertorio voltado ao rock.
Vignini produziu 3 CDs e um DVD de Índio Cachoeira e juntos realizaram dezenas de apresentações pelo país. A vontade de gravar um trabalho em parceria surgiu em 2012 quando se apresentaram na França e o público cobrou um CD da dupla. Logo a ideia se tornou viável, com o apoio do Prêmio da Música Brasileira da Funarte. E em 2014 produziu e lançou o álbum Viola Caipira Duas Gerações.

E nesta semana Ricardo Vignini leva o show Viola Caipira Duas Gerações com Índio Cachoeira para Santa Catarina, passando por Chapecó, Lages, Florianópolis, Laguna, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville pela Rede Sesc de Música.


José Pereira de Souza (Índio Cachoeira)

Nascido em 1952, em Junqueirópolis (SP), divisa com Mato Grosso do Sul. Ex-motorista de ônibus do município de Guarulhos. É um virtuose na viola caipira sendo admirado por nomes como Ivan Vilela, Rui Torneze, Paulo Freire, Almir Sater, o guitarrista americano Woody Mann, etc. Aos oito anos de idade teve contato com a viola ouvindo um velho violeiro da região.

Aos 17 anos começou sua vida profissional tocando nas rádios da região já com o nome de Cachoeira. Formou sua primeira dupla com Tião do Gado (hoje Carreiro, da dupla Carreiro e Carreirinho). Em 1995 tornou- se o Pajé, da dupla Cacique e Pajé, onde atuou por cinco anos e gravou CD’s. Trabalhou muito em estúdios gravando com Rodrigo Mattos , Ronaldo Viola e inúmeras duplas que, de tantas seções, ele nem se recorda de todos os discos que gravou. Além disso, seguindo a tradição dos velhos violeiros, fabrica a sua própria viola e outros instrumentos como o que ele chama de Canaã, uma pequena viola de 15 cordas, além de harpas, violões e cavaquinhos.

Índio Cachoeira é o maior violeiro do Brasil, se falando em cultura tradicional caipira, tem participado de diversos eventos como apresentações no Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo e Brasília, SESCs, Auditório Ibirapuera em São Paulo. E consegui apoio do Funcultura da cidade de Guarulhos para realizar o CD “ Solos de Viola Caipira” em 2007 e em 2008 pelo programa Petrobras Musical realizou em 2008 o CD Violeiro Bugre – Índio Cachoeira – Petrobras / Folguedo / Tratore -2008. DVD Índio Cachoeira “Um Violeiro Nato” – ProAC 2010 – Folguedo/ Tratore.

Foto Ricardo Vignini: Ulisses Matandos
Foto Ricardo Vignini e Índio Cachoeira: Rita Perran

1 comentário em “Ricardo Vignini leva “Viola Caipira Duas Gerações” para Santa CatarinaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *