Thiago e os Quase Quinze

No sábado, 14 de julho, Thiago Pires, Rafael Fuzaro, Ivan Alineri, Eramir Neto e Rafael Grassi apresentam no palco da Boutique Vintage, fusões de ritmos e arranjos do seu repertório, onde o balanço da música brasileira (maracatu, ijexá, baião, samba e bossa-nova) e o peso do rock são as fontes das quais se bebe para gerar algo novo.

É som brasuca feita por quem vem da escola do rock & roll. O texto e a poesia também são ferramentas de grande importância no trabalho, onde se trata questões densas ou simples e cotidianas. No show “Pé na Jaca”, a banda divide com o público o exercício da liberdade criativa, gerando surpresa e reflexão através de novas associações, num show bem pulsante, mas também reflexivo. A apresentação também homenageia, através das releituras com a estética da banda, artistas que influenciam o seu trabalho, como Candeia, The Strokes, entre outros. Em 2015 o primeiro disco de nome homônino de Thiago e os Quase Quinze entrou na lista de indicados 26 Prêmio da Música Brasileira. 2016 começa a todo vapor com o lançamento de um EP de inéditas.

Thiago Pires – Vocal
Rafael Fuzaro – Baixo
Ivan Alineri – Bateria
Eramir Neto – Sax, Efeitos e sintetizador
Rafael Grassi – Guitarra

Thiago e os Quase Quinze

Uma cena estranha: Cauby Peixoto assume o microfone dos Strokes e quebra tudo num show intimista. Corta. Logo ali é o Led acompanhando Cartola? Situações improváveis como essa acontecem no imaginário da banda Thiago e os Quase Quinze desde 2008.

A mistura fica clara nos primeiros acordes da releitura de “Preciso me encontrar”, de Cartola, presente no primeiro disco da banda, entre outras canções autorais. Quem ousaria colocar aquela guitarra pesada de Walter Tot na introdução do que era um samba? E a música prossegue sem perder o fôlego no baixo certeiro de Rafael Fuzaro, nas baquetas e na batuta de Eduardo Guarinon, na interpretação grave e dramática de Thiago Pires e com o reforço das distorções de trash metal de Rafael Grassi e a guitarra inusitada de Danilo Fiori. É brasileiro? É, totalmente. Mas também pode ser cantado em inglês e beber em tudo quanto for fonte.

A geléia impensável de ritmos é complementada pelo doce e amargo de letras contemporâneas – fala-se de amor, de transição, e também de dividir o controle remoto, ou daquele drops de hortelã que tem um gosto perigoso do que não é mais para ser.

Abençoando esse balaio estão as referências ou citações de Tom Jobim, The Doors, Novos Baianos, Pink Floyd, Chico Buarque e outros notáveis de vertentes igualmente desconexas. O rock’n roll e os ritmos brasileiros se fundem em arranjos consistentes, citações e releituras repletas de personalidade – sempre é possível fazer o que ninguém fez ainda.

Carmem Miranda abre alas para Pepeu e Baby atolarem as canelas na jaca. Jim Morrison faz que sim com a cabeça. Thiago e os Quase Quinze sorriem satisfeitos enquanto o público se esbalda.

Luciana Bugni

Thiago e os Quase Quinze
Boutique Vintage Brechó e Bar
Rua Padre Adelino , 949 , Belenzinho/SP (Em frente ao SESC Belenzinho)
Tel.: (11) 3266-7003
Capacidade: 90 pessoas sentadas
Abertura da casa, às 10h
Sábado, 14 de julho, às 21h
Entrada: R$10,00
Reservas de mesa pelo telefone (11) 3266-7003 ou pelo Facebook

Foto: Foto: Fabiola Fanti / Divulgação

1 comentário em “Thiago e os Quase QuinzeAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *