Teatro Dos Seres Imaginários no MIRADA

A companhia gaúcha homônima abre a programação do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos dedicada ao público infantil com apresentações em Bertioga, Praia Grande e Santos…

 

A fantasia voa longe no espetáculo de manipulação de bonecos cuja forma narrativa é estruturada a partir do espaço comum em que o espectador acompanha a sessão, de cerca de dez minutos, postando-se em pé e colocando a cabeça num dos buracos de uma caixa de tecido suspensa a 1,5 metro do chão. A relação intimista com as figuras que brotam lá dentro ocorre a poucos centímetros do rosto das pessoas – na altura de olhos, nariz e ouvidos – e no plano aéreo.

Adultos e crianças são transportados a outras realidades por meio de procedimentos cênicos essencialmente artesanais e dignos das imagens em terceira dimensão. Texturas, desenhos de luz, sombras e sonoridades realçam fisionomias e corpos nas chaves do humano, do animal e da máquina.

Criaturas do território do fantástico. A vivência singular permite, por exemplo, aferir mais atentamente correspondências entre um helicóptero e um tubarão na interposição de céu e mar.

O trabalho multissensorial de 2014 deu origem à Companhia Seres Imaginários, de Porto Alegre, sob inspiração de O Livro dos Seres Imaginários (1957), de Jorge Luis Borges e Margarita Guerrero.

Ficha Técnica:
Roteiro e Direção de Cena: Jackson Zambelli, Criação e Direção Geral: Cacá Sena, Manipulação: Cacá Sena, Charles Kray, Elaine Regina e Silvia Regina Ferrare, Iluminação: Carol Zimmer, Técnico de Montagem: Daniel Fetter, Produção Executiva: Éverton Kniphoff e Vinicius Corrêa, Desenho e Construção dos Seres: Oba – Oficina De Bonecos Animados (Heloisa Dile, Renato Spinelli e Duda Spinelli), Música: Sérgio Olive

 

Extensão Mirada Bertioga
Parque Tupiniquins
Av. Tomé de Souza, s/nº. Centro – Bertioga
Espetáculo de Rua
Sexta-feira, 9 de setembro, às 20h
Sessões de 10 minutos
Classificação: Livre
Grátis

Extensão Mirada Praia Grande
Espaço Conviver Boqueirão
Av. Castelo Branco, s/nº. Boqueirão – Praia Grande
Espetáculo de Rua
Domingo, 11 de setembro, às 16h
Sessões de 10 minutos
Classificação: Livre
Grátis

Área de Convivência Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos
Espetáculo de Rua
Terça-feira, 13 de setembro, às 17
Quarta-feira, 14 de setembro, 17h
Sessões de 10 minutos
Classificação: Livre
Grátis

Foto: Rique Barbo

1 comentário em “Teatro Dos Seres Imaginários no MIRADAAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *