Sesc Consolação e Sesc Osasco recebem “O Santo Inquérito”

Dia 6 de dezembro, no Sesc Consolação e dia 7 de dezembro, no Sesc Osasco, no encerramento do 10º ano do projeto ‘7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores’, que tem como tema a “Justiça”, o clássico texto de Dias Gomes, com direção de Eugênia Thereza de Andrade, e participações especiais de Ná Ozzetti e Filipe Massumi.

 

 

 

 


O Santo Inquérito foi escrita por Dias Gomes em 1966. Na peça, o autor usa o conceito de distanciamento brechtiano para que o espectador possa refletir sobre nossa realidade e evocar outros heróis e aqueles torturados e mortos pela ditadura militar em 1964 e em dias atuais. Baseou-se num episódio histórico – o de Branca Dias, jovem inocente condenada pela inquisição da igreja católica. Dias Gomes afasta os recursos espetaculares que um escritor romântico traria para o palco e enfatiza os conflitos entre a pureza da personagem, sua boa fé e aqueles que deturpam sua sinceridade e inocência. Mostra que a capacidade de comunicação entre os homens é relativa e que a linguagem, em vez de ser o elo entre as pessoas, pode se transformar em um terrível mal entendido e destruição. O texto é uma das grandes peças brasileiras, por suas intenções artísticas e preocupações sociais.

No elenco, os atores Diego Machado, Jorge Luiz Alves, Marcelo Galdino, Renato Forner e Maíra Dvorek, no único papel feminino. As apresentações contam com as participações especiais da cantora Ná Ozzetti e do músico Filipe Massumi (violoncelo).

 

O Santo Inquérito
Recomendação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos
Ingressos: Grátis
Retirada de ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência.

Sesc Consolação
Teatro Anchieta
Capacidade: 280 lugares
Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque.
Tel.: 11-3234 3000
Terça-feira, 6 de dezembro, às 19h30

Sesc Osasco
Espaço Tenda I
Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das Flores – Osasco
Tel.: 11- 3814 0900
Capacidade: 320 pessoas
Quarta-feira, 7 de dezembro, às 20h

 

O Autor
Dias Gomes nasceu na Bahia e ainda jovem foi para o Rio onde estudou direito e logo abandonou. Aos 15 anos escreveu sua primeira peça com a qual foi premiado. Desde seus primeiros textos assumiu posição de esquerda. Tinha grande conhecimento de literatura universal. Produziu muitas novelas para o Rádio onde conheceu sua mulher, a novelista Janete Clair. Por meio dela foi para a TV Globo onde escreveu novelas de sucesso como “Roque Santeiro” e “O Bem Amado”. Sua peça “O Pagador de Promessa” foi transformada em filme com o qual Anselmo Duarte ganhou o prêmio em Cannes. Dias Gomes foi um dos criadores mais censurados e perseguido pela ditadura militar e, mesmo assim, jamais deixou de ser marxista, até seus últimos dias o autor viveu coerentemente com sua ideologia.

Fotos: Roger Sassaki / Divulgação

1 comentário em “Sesc Consolação e Sesc Osasco recebem “O Santo Inquérito”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *