Fundação Ema Klabin recebe Rafael Elfe

No sábado, 12 de agosto, Rafael Elfe apresenta seu novo EP “As Coisas do Porão” pela série Nova Música da Casa-Museu Ema Klabin, com entrada franca…

 

 

 

 

O músico e compositor carioca radicado em São Paulo, que já dividiu o palco com grandes nomes do rock nacional, apresenta um repertório que mescla seu trabalho autoral com releituras de suas principais influências musicais, que passam pelo rock nacional, blues, a música brasileira de raiz e o folk tradicional.

No show, o músico lança seu segundo EP “As Coisas do Porão”, gravado ao vivo, além de algumas músicas do EP “Perro Negro”. Apesar de ser encontrado na prateleira do Folk Brasileiro, Rafael Elfe reúne todos os signos de sua infância no Rio de Janeiro. Por meio de sua música, o cantor e compositor transita por diversos elementos, como o samba, a música brasileira de raiz, as músicas do rádio, as batidas do candomblé e do funk e o som do mar que compõem o seu trabalho.

O EP “As Coisas do Porão” segue a mesma forma de gravação do primeiro EP “Perro Negro”, lançado em 2013. Com registros caseiros e ao vivo, sem muitas edições ou overdubs, uma marca do artista. O time de músicos que acompanha Rafael Elfe (voz, violão de aço, gaitas e viola caipira) na Fundação Ema Klabin é formado por Mateus Polati, (bateria e percussão) e Felipe Pizzutielo (contrabaixo).

 

Nova Música
A série Nova Música pretende colocar em evidência novas produções musicais que trabalhem com o gênero canção. “Serão chamados cantores e compositores que, por meio de suas melodias, narram a dinâmica da vida no tempo em que estão inseridos”, explica André Sanches, produtor musical da Fundação Ema Klabin. O evento tem apoio cultural do ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Klabin S.A.

Polo Cultural da cidade de São Paulo, a Fundação Ema Klabin mantém shows gratuitos aos sábados, sempre às 16h30, pelas séries: Nova Música, Tardes Musicais e Música do Mundo.

 

 

 

 

Programa Nova Música – Rafael Elfe
EP “As Coisas do Porão”
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.
Tel: 3897-3232
Capacidade: 170 lugares
Sábado, 12 de agosto, às 16h30
Entrada Franca
Visita ao acervo, a partir das 14h.

 

 

Rafael Elfe
Músico e compositor carioca radicado em São Paulo, Rafael Elfe tem influências que passam pelo rock nacional e por artistas como Almir Sater, Belchior e Nick Drake, e traz sua história em seu violão de aço cheio de afinações abertas. A vinda para São Paulo, após a gravação de seu primeiro disco solo “Perro Negro”, solidificou o que hoje pode ser considerado seu timbre. Canções que rodeiam o imaginário popular, com um toque urbano – vindo do rock, mas cheio de bucolismo, raizes de um rapaz criado por avós sertanejos – um exemplar carioca apaixonado pela viola caipira e canções populares, uma combinação que o termo folk traduziria, se não fosse a preocupação com a cultura nacional, com mistura de sua voz à letras que amplificam uma poesia preocupada com a construção histórica brasileira. Uma mistura de blues, folk, desert blues e música caipira com melodias e letras populares.
Fonte: Folk Music Brazil

 

 

Fundação Ema Klabin
A casa-museu Ema Klabin reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. A Fundação Ema Klabin comemora em 2017 dez anos. O espaço cultural abre de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Fotos: Mayara Nardo

1 comentário em “Fundação Ema Klabin recebe Rafael ElfeAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *