Dicionário Cardiopoético – notas sobre o pulsar dos dias

Em tom poético-provocativo, um esforço lírico para driblar a aspereza do sentir, Mary Prieto, lança no dia 3 de setembro na Patuscada, Livraria e Café o Dicionário Cardiopoético – notas sobre o pulsar dos dias…

 

 

Esta nova obra, Mary conta que a intenção de gerar reflexão pelo amor é uma pauta primordial desde seu livro de estreia, o Essência que, aliás, esgotou em menos de dois anos.

Nesta segunda obra – também de poesia – a autora recorre com maior frequência às sonoridades e multiplicidades de sentido das palavras, e não só por uma questão estética, mas porque é realmente necessário aproveitar a amplidão de sentir. De ter contato com o mundo. No Dicionário, o objetivo transparece tanto em menções físicas quanto intuitivas, para demonstrar que a consciência se revela em qualquer espaço, é preciso apenas saber lidar com o que se tem nas mãos. Literalmente.

“Saúde e paz, o resto a gente corre atrás”, propõe o ditado popular com imensa sabedoria. Se as pessoas que o leem e repetem soubessem como essas questões são inseparáveis, mais do que um ditado, veriam uma grande fórmula, um verdadeiro remédio. Talvez seja preciso expressar de outra forma.

Foi o que buscou Mary Prieto em seu “Dicionário Cardiopoético – notas sobre o pulsar dos dias” quando, com poesia fez elixires de palavra para revigorar corpo e alma.

O que é ter saúde? Saúde sem paz, existe? Saúde sem consciência de si? E quem melhor para responder todas essas questões com a mesma profunda sabedoria – que não se entende à primeira vista – do que o coração? Talvez sua principal assistente, a glândula timo, que, localizada bem no centro do peito responde por grande parte das funções imunológicas e ainda aumenta de tamanho quando capta os sinais bioquímicos da felicidade. Certamente, a timo tem uma direção. Mas quem comanda o navio no oceano dos afetos – e do que nos afeta – tem muito mais a dizer. Será que sabemos ouvir?

Será que sabemos ter uma centralidade que não dependa de parâmetros externos? Será que sabemos alinhar o entorno e o interno? Todas essas perguntas são literalidades produzidas pela literatura, para que esta possa repensar aquela, em prol do bem-estar de todos.

 

Editora Patuá
140 Páginas
R$ 38,00

 

 

Lançamento do Dicionário Cardiopoético – notas sobre o pulsar dos dias
Patuscada, Café e Livraria
Rua Luis Murat, 40 – Vila Madalena
Domingo, 03 de setembro, das 17h às 23h

 

Fotos: Mary Prieto

1 comentário em “Dicionário Cardiopoético – notas sobre o pulsar dos diasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *