Movimento Constante – Esculturas de Paulo Otávio

Com seis obras inéditas, entre as 20 esculturas, a exposição Movimento Constante – que esteve no Museu Afro Brasil entre janeiro e março 2017 – ganha nova montagem na Galeria Andrea Rehder, com abertura em 20 de setembro, às 19h…

 

 

Obras de aço carbono que exploram as formas geométricas primordiais, como círculo e triângulo. Elaboradas com volumes fortes e expansivos nas primeiras, sutis e precisos nas mais recentes. São esculturas que, mesmo estáticas, transmitem a sensação de movimento e geração de energia.

A seleção das peças para esta montagem ficou por conta da própria galerista Andrea Rehder.

Paulo Otavio iniciou as primeiras experiências com chapas de ferro há dez anos. Foi a possibilidade de transportar a linguagem geométrica do design gráfico para o tridimensional. Prática inegavelmente influenciada pelo construtivismo russo, de stijl e neoconcreto, movimentos artísticos que também têm estreita relação com o design gráfico. Outras referências são as teorias geométricas, a exemplo das majestosas contribuições de Euclides, Pacioli e Fibonacci.

No decorrer desse percurso, a busca sempre foi por uma poética própria. Nas peças atuais, a essência da forma pura se apresenta em suaves e precisos volumes. É geometria combinada, construída, harmônica. Formas geométricas são, também, representativas da relação entre o humano e o divino. Um ponto central se expande, torna-se círculo, que tem a propriedade simbólica da homogeneidade, da perfeição, do Todo. O círculo é também análogo ao tempo, o que gira, o cíclico. O triângulo, por sua vez, simboliza equilíbrio e a tríade básica de diversas religiões. Ao girar um triângulo pelo vértice, forma-se o cone. É círculo e triângulo. É curva e reta na dualidade de opostos complementares.

Objetos em movimento circular geram energia. Uma obra que, mesmo em repouso, sugere movimento, está impregnada de energia. Existe algo nessas obras prestes a ser emitido. Está ali, contida, e se expande ao olhar do espectador.

 

 

Movimento Constante – Esculturas de Paulo Otávio
Galeria Andrea Rehder
Av. Brasil, 2079 – Jardim Paulista
Abertura em 20 de setembro, às 19h.
Período: 20 de setembro a 21 de outubro de 2017
De segunda a sexta-feira, das 11h às 18h

 

 

Paulo Otavio
São Paulo SP 1969
Pós-graduado em Design Gráfico – Istituto Europeo di Design, São Paulo SP, 2008.
Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda Fundação Cásper Líbero, 1992.
Designer gráfico de livros e exposições de arte, paralelamente produz esculturas em aço carbono,
tendo iniciado na técnica com Marcelo Mello em 2007. Antes, cursou escultura figurativa em argila/bronze no Atelier Israel Kislansky, 2001 a 2006. Frequentou também atelier livre de desenho com modelo vivo na Pinacoteca do Estado 1991 coordenado por Antonio Novaes e o atelier de gravura do Museu Lasar Segall, 1990 com orientação de Claudio Mubarac.
Movimento Constante, sob curadoria de Emanoel Araujo, apresentada entre janeiro e março de 2017 no Museu Afro Brasil foi a primeira exposição de grande porte do artista.
E a obra Cone 1, integrante da mostra, passou a fazer parte do acervo permanente desse museu.
Realizou, em janeiro de 2012, uma mostra na Estação Luz do Metrô, integrando o projeto Linha da Cultura.

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Movimento Constante – Esculturas de Paulo OtávioAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *