Natura apresenta Hermeto Pascoal e Big Band no Teatro Alfa

E o público de São Paulo poderá admirar de perto a musicalidade presente no álbum “Natureza Universal” no dia 21 de outubro, no show em que Hermeto apresentará o repertório do novo trabalho, com sua Big Band…

 

 

 

Hermeto Pascoal, em sua trajetória de quase 70 anos de carreira, protagonizou apresentações marcantes ao lado de big bands ao redor do mundo. Estes encontros, porém, jamais haviam sido registrados em um álbum. Para preencher essa lacuna na música instrumental brasileira, lança “Natureza Universal” (Natura Musical).

Hermeto sobe ao palco ao lado de André Marques (regência) Jota P., Cesar Roversi, Raphael Ferreira, Josué dos Santos e Dô de Carvalho nos saxofones, Sergio Coelho, Fábio Oliva, Paulo Malheiros, Bruno Pereira e Jaziel Gomes nos trombones, Raphael Sampaio, Diego Garbin, Bruno Soares, Rubinho Antunes e Reynaldo Izzepi nos trompetes, Tiago Gomes (piano), Fábio Gouvêa (baixo elétrico), Cleber Almeida (Bateria), Fábio Leal (guitarra) e Fábio Pascoal (percussão).

No repertório, composições de Hermeto para big band como “Obrigado mestre”, “Viva o Gil Evans”, “Choro Árabe”, “Pulando a cerca”, “Brasil universo”, “Pirâmide”, “Menina ilza”, “De cuba lanchando”, “Apresentação”, “O som do sol” e a conhecida “Jegue”, também chamada nesse disco de “Meu jumento mimoso”.

O projeto que inclui a gravação do álbum e os shows de lançamento foi selecionado por uma comissão de especialistas para receber o patrocínio do edital Natura Musical 2016. “O Natura Musical foi criado para valorizar a diversidade da produção contemporânea e a identidade da música brasileira”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Desde 2005, o Natura Musical já patrocinou mais de 330 projetos de artistas em diferentes estágios de carreira, que apresentam novas expressões e linguagens dessa música brasileira pulsante, diversa e em constante movimento. O novo trabalho de Hermeto tem um enorme simbolismo para a renovação constante desse espírito”, completa Fernanda.

 

Natureza Universal
Neste álbum, a livre e poderosa escrita musical de Hermeto demonstra ter uma compreensão única do que são os limites para big band, todas as composições e arranjos para esta formação são de sua autoria, e a banda está sob regência e direção de André Marques, pianista de Hermeto há mais de 20 anos. A formação é um pouco diferente do convencional, são ao todo 20 músicos, cinco trompetes, cinco trombones, cinco saxofones e uma seção rítmica composta por piano, contrabaixo, guitarra, bateria e a percussão de Fábio Pascoal, filho de Hermeto que o acompanha em vários projetos ao longo de sua carreira.

“Foi muito importante gravar esse trabalho no Brasil, com músicos que entendem a linguagem necessária para dar aos arranjos uma interpretação de acordo com que Hermeto pensa”, completa André Marques.

“Natureza Universal” é um compêndio das obras de Hermeto para big band, alguns arranjos compostos há mais de 30 anos e outros mais recentes, como a música de abertura do disco chamada “Obrigado Mestre”, composta em 1º de janeiro de 2000, que ele diz ser um “tributo ao segundo milênio”.

Com uma energia incrível, no auge de seus 81 anos, Hermeto fez a direção musical da gravação. “Cada projeto para mim é único, eu cuido como se fosse um filho, assim como os shows, tudo que eu faço tem a mesma importância”, diz Hermeto, que ainda tocou vários instrumentos no disco, desde o piano, na emocionante introdução à música “Menina Ilza”, homenagem à sua esposa, até um berrante, um copo com água e uma chaleira. “Esse disco mostra acima de tudo meu lado compositor e arranjador, a Big Band já tem grandes músicos tocando tudo, eu quero apenas colocar umas cores diferentes”, completa.

“Estamos diante de uma obra de grande valor para a música brasileira, sobretudo quando o assunto é música para grandes grupos”, afirma Tiago Gomes, pianista, idealizador e diretor geral do projeto, produzido em parceria com Lucas Silveira e Jonas Zilberleib, da Numen produtora.

“Eu fico emocionado em ver jovens produtores envolvidos com a boa música no Brasil, são tempos difíceis, precisamos dessa energia”, ressalta Hermeto, que ainda faz referência a seu manager no Brasil, Flávio Scubi.

Este ano Hermeto surpreende, se mostrando em pleno potencial criativo e sendo cada vez mais reconhecido como um dos grandes artistas da história da música brasileira, com um alcance internacional. Além de “Natureza Universal” o campeão, como é carinhosamente chamado, gravou outro disco com seu grupo, “No Mundo dos Sons”, lançado recentemente pelo Selo Sesc. Portanto, apertemos os cintos e embarquemos nessa viagem musical capitaneada pelo senhor dos sons, nosso Hermeto Pascoal.

Ficha Técnica – Natureza Universal
Composições, arranjos e direção musical: Hermeto Pascoal
Assistente de direção musical: Fábio Pascoal
Idealização e Direção Geral do Projeto: Tiago Gomes
Produção Executiva: Numen Produtora
Coordenação de Produção: Lucas Silveira e Jonas Zilberleib
Regência e Direção Musical da Big Band: André Marques

 

 

 

 

Hermeto Pascoal e Big Band
Lançamento do álbum “Natureza Universal”
Teatro Alfa São Paulo
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Capacidade: 1.110 lugares
Duração: 80 minutos
Sábado, 21 de outubro, às 20h
Ingressos: De R$ 40,00 a R$ 100,00
Classificação etária: livre

 

O CD estará à disposição do público em lojas físicas e virtuais a partir de 20 de outubro. Vale ressaltar que haverá ainda uma apresentação no Rio de Janeiro, no Circo Voador, dia 28 de outubro.

 

Natura Musical
Com doze anos, o Natura Musical tem hoje um papel inédito na valorização da produção contemporânea e da identidade musical brasileira: já apoiou mais de 1350 produtos culturais (mais de 1200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e 5 filmes), chegando diretamente a 1,3 milhão de pessoas e 1,3 milhões de seguidores no ambiente digital.

Na frente de fomento, os projetos são selecionados prioritariamente por meio de editais públicos, em nível nacional, com uso das Leis Rouanet e Audiovisual, e em nível regional, com uso de ICMS, conforme a disponibilidade de recursos.

A marca lança em média 20 discos por ano, com destaques em listas de melhores do ano e premiações nacionais e internacionais, além de patrocinar shows, livros, filmes e acervos digitais. Ao inaugurar a Casa Natura Musical, em São Paulo, amplia sua participação no entretenimento, com uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.

 

Foto destaque: Ricardo Beltrame
Fotos: Erika Mayumi

1 comentário em “Natura apresenta Hermeto Pascoal e Big Band no Teatro AlfaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *