Homens de A a Z inspiram Leitura dramática na Unibes Cultural

No próximo dia 18 de novembro, no teatro da Unibes Cultural apresenta a leitura dramática de “Homens”, de Sylvia Loeb, com direção de Sergio Zlotnic, da Cia Zzzlots…

 

 

 

 

O teatro da Unibes Cultural será palco para a leitura dramática de “Homens”, inspirado no livro de mesmo nome da psicanalista Sylvia Loeb, recém-lançado pela Oficina de Conteúdo. No espetáculo, os microcontos serão transpostos para a linguagem dramatúrgica.

A escolha literária não foi por acaso, já que a Cia Zzzlots tem a psicanálise em sua formação e área de interesse. Desde sua criação, em 2010, a trupe trabalha com a intersecção entre as artes cênicas e o método terapêutico desenvolvido por Freud e seus seguidores.

O projeto cênico é também algo que casa com o interesse de Sylvia, cuja intenção com o livro – quarto da autora – foi levar a psicanálise para fora do ambiente acadêmico.

Os contos de “Homens”, ordenados em ordem alfabética, falam de sentimentos demasiado humanos, como angústia, desejo, fetiche, neurose, perversão, solidão. São também tipicamente masculinos, da categoria “paixões inconfessáveis”, nas palavras da autora.

Ficha Técnica
Texto: Sylvia Loeb
Cia zzzlots!
Direção: Sergio Zlotnic
Elenco: Hená Deslandes; Sergio Zlotnic; Wander B.
Luz: Hamilton Carlos Coelho
Assistência de luz: Tom Vieira
Som: Alex Matos

 

 

 

Leitura Dramática – “Homens” – do livro de Sylvia Loeb
Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Tel.: 3065-4333
Capacidade: 280 lugares
Sábado, 18 de novembro, às 20h30
Indicação: 14 anos
Entrada Franca
Acesso para deficientes

 

Sylvia Loeb nasceu em São Paulo, é psicóloga formada pela PUC-SP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Entre outras atividades como psicanalista, atendeu na Escola Paulista de Medicina, atuou junto ao Grupo Biruta de Artes Cênicas (Projeto Quixote), e trabalhou em comunidades de baixa renda. Dedica-se atualmente ao atendimento clínico e supervisão. São dela “Contos do divã – pulsão de morte e outras histórias” (contos, Ateliê Editorial, 2007) e “Amores e Tropeços” (contos, Editora Terceiro Nome, 2010), Heitor (contos, Editora Terceiro Nome, 2012) e “Homens” (contos, Oficina de Conteúdo, 2017).

 

Sergio Zlotnic é pós-doutor em Psicanálise pela USP. Pesquisador do Campo das Artes. Colabora com a SP Escola de Teatro desde a sua fundação, e é colunista do Portal da escola.

 

Henaís Deslandes é atriz, palhaça, cantora e psicanalista. Graduada em Psicologia e em Artes Cênicas pela UFMG.

 

Wander B. é artista da palavra, da música e do gesto. Interessado nas investigações e pesquisas no campo das artes, particularmente em suas articulações com a filosofia e a psicanálise.

 

Cia Os. ZZZlots
Criada em 2010, a cia busca dar voz simultaneamente a diferentes linguagens do teatro. Cruzando psicanálise e artes do palco, as investigações valorizam o erro e o equívoco, compreendendo-os como ingredientes fundamentais dos processos criativos.

 

Foto: Jezz Chimera

1 comentário em “Homens de A a Z inspiram Leitura dramática na Unibes CulturalAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *