Celso Frateschi reestreia Sonho de um Homem Ridículo

Sucesso de público e crítica, o espetáculo Sonho de um Homem Ridículo, com Celso Frateschi e direção de Roberto Lage, reestreia dia 13 de janeiro, no Ágora Teatro…

 

 

 

 

O espetáculo, que estreou em 2005, é baseado no conto homônimo do escritor russo Fiódor Dostoiévski, publicado pela primeira vez em 1877 no livro Diário de um Escritor.

Em Sonho de um Homem Ridículo um funcionário público, sabe que é ridículo desde a infância, mas por orgulho jamais confessou esse fato a ninguém. Motivo de desprezo e zombaria de seus semelhantes, já não tem mais nenhum interesse na continuação da sua existência. Num dia, inútil como todos os seus outros dias, em que mais uma vez esperava ter encontrado o momento de meter uma bala na cabeça, foi abordado por uma menina de uns oito anos, que clamava por ajuda. Ele não só recusa o apoio à criança, como a espanta violentamente e aos berros.

Ao voltar para casa, não consegue dar fim a sua existência. Já com sua arma pousada em seu peito e perturbado pelos sentimentos causados por aquela criança, adormece e sonha com a sua própria morte, com seu enterro e com uma vida após o tiro disparado. Viaja pelo espaço e por desconhecidas esferas. Experimenta a terra não manchada pelo pecado original e conhece os homens na plenitude da sabedoria e equilíbrio. Ele acredita que aquilo tudo foi real, pois as coisas terríveis que sucederam não poderiam ter sido engendradas num sonho.

 

Para Celso Frateschi, o texto clássico encenado é sempre contemporâneo, por isso a importância de voltar a encenar Sonho de um Homem Ridículo. “No momento em que a barbárie avança violenta e rapidamente, destruindo valores humanistas que imaginávamos consagrados pela história e quando o sonho de liberdade individual, justiça social e fraternidade passam a ser vistos como retrógrados, a diversidade como ofensa e que virtuoso é quem rouba bem, o teatro se mantém como espaço de prazer estético e construção de conhecimento”, explica ele, que sentencia: “A linguagem não deve estar a serviço da ideologia, mas da liberdade.”

O ator afirma ainda que ao abordar os clássicos de outra maneira, há uma permissão para que ele se aproxime de nosso tempo não pelas semelhanças, mas pelas diferenças entre a época em que foi escrito ou apresentado e a atual. “Identificar os modos de agir, sentir, se relacionar e pensar de nossos ancestrais, característicos de suas épocas para que se choquem e ou se assemelhem aos nossos, livremente, sem freios e cabrestos ideológicos, para que a poesia de nossos mestres nos ilumine e nos transforme”, conta Frateschi.

Ficha Técnica
Autor: Fiódor Dostoiévski
Direção: Roberto Lage
Com Celso Frateschi
Cenário e Figurinos: Sylvia Moreira
Trilha Sonora: Aline Meyer
Vídeos: Elisa Gomes
Iluminação: Wagner Freire
Corpo: Vivien Buckup
Programação Visual: Pedro Becker
Produção: Ágora Teatro

 

 

 

 

Sonho de um Homem Ridículo
Ágora Teatro
Sala Edith Siqueira
Rua Rui Barbosa, 672 – Bela Vista – SP.
Informações: 3284-0290
Capacidade: 60 lugares
Duração: 60 minutos
Temporada: de 13 de janeiro até 4 de fevereiro
Sábados e domingos, às 19h
Domingos, às 19h
Ingressos:
R$ 40,00
R$ 20,00 (meia-entrada)
Classificação: Recomendado para maiores de 14 anos
Vendas Online: Sympla

Fotos: Bob Souza

1 comentário em “Celso Frateschi reestreia Sonho de um Homem RidículoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *