Exposição de fotos de Maurizio Mancioli comemora 10 anos de palco de João Paulo Lorenzon

Prestes a estrear a segunda peça da sua companhia, João Paulo Lorenzon relembra dez anos de teatro com mostra no Espaço Viga…

 

 

 

Há dez anos, desde que estreou em 2008 a montagem Memória do Mundo, inspirado na obra de Jorge Luis Borges, João Paulo Lorenzon se dedica a explorar o diálogo entre a literatura e o teatro, trazendo à cena espetáculos que mostram essa intersecção e a busca constante em compreender as perguntas que respondemos com a vida: Quem somos nós? O que queremos? O que sabemos? Com quem nos mostramos corajosos? Com quem somos covardes? Essa trajetória atravessou artistas como o escritor argentino Jorge Luis Borges, o francês Jean Genet, o romancista húngaro Sándor Márai, o filósofo francês Georges Bataille, o bailarino polonês Nijinsky, o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade e continua com a nova montagem de Todos os Sonhos do Mundo, inspirada no universo do poeta português Fernando Pessoa, espetáculo de sua companhia, a Espaço Mágico, fundada em 2015, que estreia em 7 de abril, no Viga Espaço Cênico.

 

Um mês antes da estreia da peça, também no Viga, acontece a exposição de fotos Das Trevas Sonho, sobre a parceria com o fotógrafo e artista plástico italiano Maurizio Mancioli, que traz imagens de uma década de Lorenzon nos palcos. As imagens serão impressas em alumínio. A escolha da impressão no metal foi exatamente para se indagar sobre a indestrutibilidade e a efemeridade do instante no teatro e na vida.

 

 

 

A exposição tem curadoria do filósofo e psicanalista Alan Victor Meyer e retrata a parceria de Mancioli e Lorenzon que trabalharam lado a lado em seis espetáculos consecutivos: Água (de 2011, que tem codireção de Maurizio Mancioli); Eu vi o Sol brilhar em toda a sua Glória (2012); Holher Mumem (montagem de 2013, com codireção de Arieta Corrêa); Nijinsky – Minha loucura é o amor da humanidade (estreou em 2014, com direção de Gabriela Mellão); Havemos de Amanhecer (espetáculo de 2016); e Todos os Sonhos do Mundo (2018).

 

 

 

.

 

 

Exposição Das Trevas Sonho
Teatro Viga Espaço Cênico
Rua Capote Valente, 1323
Tel.: 3801-1843
Visitação: até 17 de julho
De segunda a domingo, das 17h as 22h.

 

 

João Paulo Lorenzon
É ator e diretor teatral brasileiro, indicado ao Prêmio Shell em 2012 como melhor ator por sua atuação como o escritor cego argentino Jorge Luis Borges no espetáculo Eu Vi O Sol Brilhar em toda a sua Glória. Em 2015, interpretou o bailarino russo Nijinsky na peça Nijinsky – Minha Loucura é o Amor da Humanidade, de Gabriela Mellão, único espetáculo brasileiro selecionado pelo Festival Internacional de Avignon na França. Fundou e dirige a Espaço Mágico Escola de Teatro e a Companhia Espaço Mágico.

 

 

Maurizio Mancioli
É um artista visual ítalo-suíço, radicado em São Paulo desde 1994. Ganhou prêmios como o Funarte Artes Visuais (São Paulo) e participou de exposições em museus e galerias comerciais no Brasil e no exterior, como MAM-Rio, Galeria Vermelho (São Paulo), AUT OUT Gallery (Toronto), Gallerie Roch (Suíça). Foi representado em São Paulo pela Galeria Rabieh. É também o criador da instalação Acquabox (aquário humano). Os principais signos que caracterizam o conjunto de suas obras são a memória e o isolamento.

A Cia. Espaço Mágico foi fundada em 2015, pelo próprio João Paulo Lorenzon e recebe o mesmo nome da sua escola de teatro, que funciona desde 2002. A ideia surgiu com o reconhecimento no Festival Internacional de Avignon. O grupo reúne atores e bailarinos e Todos os Sonhos do Mundo é sua segunda montagem. A primeira foi Havemos de Amanhecer, que estreou em 2016 e ainda continua em circulação, sempre em apresentações com a casa cheia.

 

Fotos: Maurizio Mancioli / Divulgação / Reprodução do Facebook

1 comentário em “Exposição de fotos de Maurizio Mancioli comemora 10 anos de palco de João Paulo LorenzonAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *