Grupo Legítima Defesa faz residência artística no Sesc Pompeia

“E se Brecht fosse Negro?”. Essa é uma das provocações para o próximo espetáculo de teatro do coletivo Legítima Defesa. O grupo dá continuidade ao seu processo de criação por meio de uma oficina a ser realizada no Sesc Pompeia, até 24 de março. Ao fim da atividade, no dia 24, às 16h, acontece uma intervenção poético-política partir dos desdobramentos da imersão para o novo trabalho da Cia., que terá como base o texto brechtiniano O Julgamento de Lupulus…

 

 

 

 

O projeto parte da elaboração poética e política da imagem da negritude, seus desdobramentos sociais históricos e seus reflexos na construção da “persona negra” no âmbito das linguagens artísticas.

Legítima Defesa
O Legítima Defesa é um grupo de artistas, atores e atrizes de ação poética e política. O grupo foi formado a princípio por atrizes e atores negros que faziam parte do elenco de Exhibit B, do sul-africano Brett Bailey, que investigava a exploração na África colonial e pós-colonial, e foi contestado por movimentos negros do Brasil. Depois que o espetáculo foi cancelado os envolvidos decidiram, sob a direção de Eugênio Lima, idealizar como direito de resposta a performance poético-política Em Legítima Defesa, apresentada na MITsp 2016.

Integrantes: Eugênio Lima, Walter Balthazar, Gilberto Costa, Luz Ribeiro, Junior Cabral, Jhonas Araújo, Palomaris Mathias, Tatiana Rodrigues Ribeiro, Nádia Bittencourt, Fernando Lufer, Luiz Felipe Lucas e Luan Charles.

Eugênio Lima
Membro Fundador do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e da Frente 3 de Fevereiro, Diretor e fundador do Coletivo Legítima Defesa e sound designer do coletivo JUANITA. Dj, ator-MC, pesquisador da cultura afro-diásporica, professor de sonoplastia da Escola SS de Teatro, apresentador do programa Vitrola Livre da Radio UOL.

 

 

 

 

Black Brecht – E Se Brecht Fosse Negro? Em busca de uma nova Humanidade Possível
Com Coletivo Legítima Defesa
Sesc Pompeia
Conjunto Esportivo
Rua Clélia, 93 – 10º andar
Tel.: 3871-7700
Terça a Sexta-feira, até 23 de março, das 18h30 às 21h30
Sábados, até 24 de março, das 14h30 às 17h30
Intervenção aberta ao público: 24 de março, sábado, às 16h, em vários espaços do Sesc Pompeia.
Processo Criativo: até 24 de março – vagas preenchidas
Ingressos: Gratuito.
Classificação indicativa: Livre
Não temos estacionamento.

 

Foto: Cristina Maranhão

1 comentário em “Grupo Legítima Defesa faz residência artística no Sesc PompeiaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *