Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta Individual de Cesare Pergola

“Deposizioni – Arqueologia do Desenho, de Pontormo a Caravaggio” é resultado de uma longa pesquisa de reconstrução digital da realidade…

 

 

 

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe “Deposizioni – Arqueologia do Desenho, de Pontormo a Caravaggio”, do artista multidisciplinar italiano radicado no Brasil Cesare Pergola, sob curadoria de Luciano Migliaccio. A individual exibe 8 obras – em técnicas de modelação digital tridimensional, desenho a tinta sobre papel e vídeo instalação espacial -, e propõe uma reflexão sobre os clássicos italianos do Renascimento e do Barroco, através de uma grafia contemporânea: a linguagem wireframe da computação digital.

Ao reconstruir obras bidimensionais em modelos digitais tridimensionais, o resultado que Cesare Pergola obtém é como uma arqueologia do desenho da peça original. Nesta nova mostra temporária do MAS/SP, o artista reinterpreta o espaço da obra e sua composição, desde a perspectiva que existe no quadro. Para isso, foram escolhidas duas telas clássicas sobre uma cena comum: Cristo morto, deposto da cruz – história bem conhecida no mundo cristão ocidental. A primeira “tela-referência” é de Jacopo Pontormo, pintura a óleo sobre madeira, datada de 1526-1528, preservada na igreja de Santa Felicita em Florença. A segunda é de Michelangelo Merisi (Caravaggio), pintado em óleo sobre tela, feito entre 1602-1604 e mantido na Pinacoteca do Vaticano. “O primeiro é um grande desenhista, temos vários estudos preparatórios da pintura. O segundo é conhecido por desenhar pouco, quase como se ele criasse o trabalho diretamente na tela. Caravaggio usa uma composição realista de seis caracteres, apoiando-se naquele grande paralelepípedo de pedra. O Pontormo, em vez disso, compõe uma cena maneirista e completamente irreal, são onze caracteres pendurados no espaço, quase sem gravidade”, comenta o artista.

A expografia de “Deposizioni – Arqueologia do Desenho, de Pontormo a Caravaggio” apresenta três momentos distintos. No primeiro, os visitantes encontram réplicas das obras de Caravaggio e de Pontormo, em tamanho original. “No segundo momento, as duas obras são transformadas em modelos digitais tridimensionais gerados por um programa de computador que os reproduz através de uma rede de pontos. As superfícies criadas desta forma, graças a outros programas, podem receber sombreados, cores e texturas digitais e ser transformados em modelos plásticos convencionais com o uso de uma impressora 3D”, explica Luciano Migliaccio, curador da exposição. Por fim, são expostos os desenhos feitos por Cesare Pergola, em tinta preta sobre papel, sempre em escada 1:1. “São 5 anos que trabalho sobre essa pesquisa da reconstrução digital da realidade. Os objetos da pesquisa podem mudar, mas a linguagem permanece idêntica”, comenta o artista.

Movido por um forte interesse pelas grandes obras clássicas e suas narrativas, o artista relaciona sua criação com o panorama da arte contemporânea através de uma linguagem original advinda da pesquisa constante, pelo uso de ferramentas modernas – como o computador e a videoinstalação -, além da restituição do trabalho final em seus desenhos à mão livre. Nas palavras do diretor executivo do MAS/SP, José Carlos Marçal de Barros: “Graças a essa tecnologia e ao talento de Cesare Pergola, é possível a contemplação dessas obras-primas que, como poucas, tornam real e, mais do que nunca, presente o sacrifício daquele que veio ao mundo para nos salvar”.

 

 

 

 

Exposição: “Deposizioni – Arqueologia do desenho, de Pontormo a Caravaggio”
Artista: Cesare Pergola
Curadoria: Luciano Migliaccio
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Av. Tiradentes, 676 – Luz (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Abertura: 24 de março de 2018 sábado, às 11h
Período: 25 de março a 06 de maio de 2018
De terça-feira a domingo, das 9 às 17h (bilheteria das 9 às 16h30)
Ingresso:
R$ 6,00 (estudantes e idosos pagam meia)
Grátis aos sábados
Número de obras: 8
Técnicas: Modelação digital tridimensional, desenho a tinta sobre papel e videoinstalação espacial

 

 

Cesare Pergola
Artista multidisciplinar italiano, vive no Brasil desde 2009. É doutor em arquitetura pela “Università di Firenze”, Itália. Ensinou por mais de vinte anos em várias instituições universitárias na Itália e na Tailândia. Na “Università di Firenze” foi titular da cadeira de Semiótica da Arquitetura instituída por Umberto Eco. Desenvolveu uma inédita teoria sobre a “sensorialidade urbana”, publicada no ensaio La Cittá Dei Sensi, Itália, 1997. Seu trabalho artístico, iniciado no final da década de ’70, sempre atento às ferramentas da tecnologia contemporânea, se desenvolve em uma plataforma multimídia que inclui performance, instalação, vídeo, música, fotografia, arte digital e pintura. No Brasil teve exposições individuais no Museu Afro Brasil e no Centro Cultural de São Paulo e em galerias particulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia e Paraty. Suas obras estão na coleção permanente do Museu da Cidade de São Paulo, no Memorial dos Povos Indígenas de Brasília e na Embaixada Italiana. Fundou a Galeria Belvedere (2009-2015) em Paraty (RJ) e criou o Festival de Arte Contemporânea de Paraty – Prêmio Belvedere (2010-2013).

 

 

Fotos “Deposizioni – Cesare Pergola”:
Pontormo (detalhe)
Técnica: Desenho
Pontormo (detalhe)
Técnica: Modelação digital tridimensional
Caravaggio
Técnica: Modelação digital tridimensional

1 comentário em “Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta Individual de Cesare PergolaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *