Trupe Lona Preta se apresenta na sede do Teatro Popular União e Olho Vivo

No dia 27 de maio, o Teatro Popular União e Olho Vivo – também conhecido como TUOV – abre as portas de sua sede, localizada no Bairro Bom Retiro, para receber a Trupe Lona Preta que apresentará o espetáculo “O Concerto da Lona Preta”, com ingressos gratuitos…

 

 

 

 

 

Em linhas gerais, a Trupe Lona Preta mantém seu processo de pesquisa se aproximando de três pilares: a palhaçada, a música e as questões sociais. A pesquisa do grupo prima pelo som e pela execução do som com perfeição, mas também pelos desdobramentos cômicos daí decorrentes, que refletem na construção do roteiro, das piadas e músicas.

Em “O Concerto da Lona Preta” músicos/palhaços se desdobram para a execução de um amplo repertorio relacionado ao imaginário popular. Na montagem, o palhaço subverte as formalidades características da, quase, totalidade dos concertos de música erudita. A peça transita entre a boa execução musical e o caos “palhacistico”, possibilitando a ressignificação divertida dos signos apresentados.

Dona de um humor escrachado e inteligente a Trupe Lona Preta é formada por Alexandre Matos, Joel Carozzi, Elias Costa, Henrique Alonso, Wellington Bernado e Sergio Carozzi.

A apresentação marca o início de uma ocupação artística no Sede do TUOV que faz parte do projeto TUOV 52 – Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba, contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo. Com este projeto, o grupo se prepara para realizar uma série de ações, entre elas a estreia de um novo espetáculo em homenagem ao bairro que o acolhe desde 1982, o Bairro Bom Retiro, seguindo com a trajetória de resistência e luta por um teatro pensado e destinado à população residente não apenas nas periferias, mas em toda a cidade.

Na busca por fomentar a ocupação teatral da sede, cinco grupos da cidade de São Paulo realizarão apresentações gratuitas nos próximos meses, começando pela Trupe Lona Preta em maio. A Companhia Antropofágica de Teatro se apresenta em junho com “Entre a Coroa e o Vampiro – Terror e Miséria no Novo Mundo – Parte II: O Império”. A programação segue com a Companhia Estudo de Cena, apresentando Guerras Desconhecidas, o Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, com Narrativas da Cozinha e a Companhia do Latão, apresentando “O Pão e a Pedra”.

A população terá oportunidade de participar desta Ocupação Teatral Popular e conhecer o trabalho de grupos parceiros do TUOV, que dialogam com os universos retratados em “Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba” novo espetáculo do TUOV, atualmente em processo de criação.

Ficha Técnica
Direção: Sergio Carozzi
Elenco: Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado
Produção: Henrique Alonso

 

 

 

 

Ocupação Teatral da Sede do TUOV
“O Concerto da Lona Preta”
Com o grupo: Trupe Lona Preta
Teatro Popular União e Olho Vivo
Rua Newton Prado, 766, Bom Retiro
Tel.: 3331-1001
Domingo, 27 de maio, às 16h
Ingressos: Grátis
Classificação: Livre

 

TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo
Segundo Augusto Boal, o TUOV é um dos mais importantes coletivos de teatro popular das Américas e do mundo. São 52 anos, trocando experiências com as comunidades populares e grupos de teatro para dar seguimento a um processo que representa parte da história do teatro realizado na cidade de São Paulo.

O TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo surgiu em 27 de fevereiro de 1966 e, no auge de seus 52 anos de resistência, possui em sua formação membros presentes desde a fundação como Neriney Moreira e Idibal Pivetta (nome verdadeiro do diretor e dramaturgo César Vieira). Além de diretor do grupo, Idibal é advogado e exerceu intensa militância no período da ditadura, engajando-se pela liberdade de perseguidos políticos e pela memória dos desaparecidos do regime militar. Esta importante luta confunde-se com a própria existência e trajetória do TUOV.

Nessas mais de cinco décadas, o grupo desenvolveu um trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Fez parte de sua história apresentando-se gratuitamente em bairros populares da grande São Paulo, em ruas, praças, escolas, igrejas, casas paroquiais, clubes esportivos de várzea, e na própria sede.

Já sua carreira internacional vai desde os esforços pela interligação latino-americana de grupos teatrais até a repercussão das montagens e dos roteiros em países como França, Itália, Polônia, Portugal, Peru, Bolívia, Egito, Panamá, Nicarágua e Angola.

O TUOV percorreu, em temporadas, mais de 20 países na América, Europa e África e recebeu os mais importantes prêmios teatrais, tais como: Ollantay (Caracas, Venezuela), Casa das Américas (Havana, Cuba), Festival Mundial de Teatro (Cairo, Egito), Festival Internacional de Teatro (Nanci, França); OAB do Brasil; Shell do Brasil e dezenas de outros.

Um grupo que já foi visto por mais de 4 milhões de pessoas ao redor do mundo e que agora abre as portas da sua sede mais uma vez para receber o público, ampliar e fortalecer as ações de sua sede.

 

Fotos: Henrique Alonso

1 comentário em “Trupe Lona Preta se apresenta na sede do Teatro Popular União e Olho VivoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *