Cia do Relativo Estreia “Risco”, novo espetáculo de Circo Contemporâneo

O grupo de circo-teatro contemporâneo Cia do Relativo realiza na capital paulista, durante os meses de setembro e outubro, uma série de apresentações gratuitas de seu mais novo espetáculo: “Risco”. Com criação e atuação de Tássio Folli e Otavio Fantinato e direção de pesquisa artística assinada por Daniela Rocha-Rosa, “Risco” será encenado em sete unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados), em diferentes regiões da cidade, além de ocupar também o palco do Teatro Décio de Almeida Prado…

 

 

 

 

O grupo teve o projeto contemplado pelo Edital de apoio à criação artística – Linguagem Circo – da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

As sessões ocorrem no CEU Vila Rubi (Zona Sul), CEU Quinta do Sol (Zona Leste), CEU Jaçanã (Zona Norte), Teatro Décio de Almeida Prado (Zona Oeste), CEU Três Lagos (Zona Sul), CEU Paz (Zona Norte), CEU Campo Limpo (Zona Sul) e, finalizando, no CEU Butantã (Zona Oeste). Os atores realizarão ainda bate-papos com o público, em que darão detalhes sobre o processo de criação do espetáculo.

 

Concepção
O espetáculo traz um novo caminho da Cia. do Relativo que, além da manipulação de objetos e do teatro físico, reúne elementos do início da sua investigação em magia nova. Em um trabalho sustentado pela pesquisa com folhas de papel, o público verá cenas criadas utilizando-se técnicas de ilusionismo, com manipulações que fazem com que objetos ganhem vida em pleno palco, pretendendo conduzir a plateia para o limiar entre a realidade que é vista e as sensações do personagem.

No enredo, um escritor está sentado em sua mesa, quando as folhas – são cerca de 3 mil em cena – escapam de sua mão e reaparecem em seu ombro, num movimento de dança e acrobacias, enquanto sua caneta fica em pé na mesa e outros objetos deslizam. Papéis amassados são jogados para o chão e voltam para a mesa, além de um bloco de folhas que parece respirar. “Os papéis tomam formas vivas e interagem com quem escreve. Muitas vezes incontroláveis, eles deslizam, desaparecem e reaparecem”, revela o grupo.

Em outro momento, o personagem parece ganhar dois braços a mais, fazendo com que papel e caneta saiam dos bolsos e voem de um lado ao outro do corpo. Tudo isso amparado por uma trilha sonora composta para cada cena e uma iluminação cuidadosa, que ressaltam os conflitos, perturbações e conciliações entre o escritor e as ideias, estas personificadas ou representadas pelas folhas.

Ficha Técnica
Criação e atuação: Tássio Folli e Otavio Fantinato
Direção de Pesquisa Artística: Daniela Rocha-Rosa
Assistência de Direção: Marcelo Lujan
Orientação Cênica e de Manipulação: Tomi Soko
Orientação Técnica em Mágica: Gutto Thomaz
Orientação Coreográfica: Henrique Lima
Trilha sonora original: Danilo Rodrigues
Iluminação: Cic Morais
Criação de figurinos: Julia Linda
Execução de figurinos: Marinalva S. Costa
Projeto cenográfico: Eduardo do Amaral e Cia. do Relativo
Execução de cenografia: Levi Orion
Assistente de palco: Gui Boranga
Programação visual: Otavio Fantinato
Fotos: Ricardo Avellar e Marina Wang
Vídeo: Diego Lajst – Produtora Opaco
Coordenação do projeto: Hálida Maria

 

 

 

 

Espetáculo Risco – Cia Do Relativo
Duração: 35 minutos
Ingressos: Gratuitos
Classificação: 12 anos
Programação

Quinta-feira, 13 de setembro, às 20h
CEU Vila Rubi
Rua Domingos Tarroso, 101 – Vila Rubi
Capacidade: 190 lugares

 

Segunda-feira, 17 de setembro, às 18h
CEU Quintal do Sol
Av. Luiz Imparato, 564 – Parque Cisper
Capacidade: 190 lugares

 

Terça-feira, 18 de setembro, às 15h
CEU Jaçanã
Rua Antonio Cezar Neto, 105 – Guapira
Capacidade: 190 lugares

 

Quinta-feira, 20 de setembro, às 19h
Sexta-feira, 21 de setembro, às 19h
Teatro Décio de Almeida Prado
Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi
Fone: 11 3079-3438
Capacidade: 186 lugares

 

Terça-feira, 25 de setembro, às 15h
CEU Três Lagos
Estrada do Barro Branco, S/N – Jardim Noronha
Capacidade: 450 lugares

 

Dia 28 de setembro, sexta, às 15h.
CEU Paz
Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná
Capacidade: 450 lugares

 

Terça-feira, 02 de outubro, às 19h
CEU Campo Limpo
Av. Carlos Lacerda, 678 – Pirajussara
Capacidade: 450 lugares

 

Terça-feira, 16 de outubro, às 15h.
CEU Butantã
Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1.870 – Jardim Esmeralda
Capacidade: 450 lugares

 

 

Cia. do Relativo
Fundada em 2009, a Cia do Relativo trabalha a partir de um olhar diferente sobre espetáculos de circo, utilizando a individualidade criativa de cada artista para o desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares. O grupo acredita na reinvenção do circo como forma de dialogar com o mundo contemporâneo, e aposta que, buscando inspirações no cotidiano das pessoas, é possível se aproximar do público de maneira sensível e humana.

Em suas montagens, as linhas de investigação permeiam o desenvolvimento de novos aparelhos e a aplicação das técnicas circenses como forma de expressão pessoal.

Em oito anos de existência, a companhia atuou em prestigiados festivais no Brasil e no mundo, como o Festival Internacional Sesc de Circo (São Paulo), Mostra Sesc de Artes cênicas do Cariri (Ceará), Festival Internacional de Circo (Uruguai), Festival Internacional de Circo “Yo me Rio Quarto” (Argentina) e CIRCA (França). Além de prêmios como a medalha de ouro no Festival internacional de Malabarismo – Malabares Rio, conquistou o 3° lugar no Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte e a indicação a melhor ator no Festival de Teatro de 3 Rios (Rio de Janeiro). Participou também de importantes projetos, como o Palco Giratório SESC 2015, circulando por 20 estados brasileiros.

 

Fotos: Marina Wang

1 comentário em “Cia do Relativo Estreia “Risco”, novo espetáculo de Circo ContemporâneoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *