Movimento Diversa apresenta As Bahias e a Cozinha Mineira, MC Delacroix e Trava Bizness no Z Largo da Batata

No dia 30 de março, o Z Largo da Batata, em Pinheiros, abre espaço para o projeto Movimento Diversa, que terá os shows das bandas As Bahias e a Cozinha Mineira, MC Delacroix e a apresentação especial Trava Bizness com banda formada pelas artistas: Marina Matheus, Albert Magno, Natt Maat, Alice Guel, Rosa Luz e Malka…

 

 

 

 

 

A noite será apresentada pelo mestre de cerimônias Lam Matos homem trans, negro-indígena, periférico, militante LGBT e coordenador nacional do IBRAT-Instituto Brasileiro de Transmasculinidades.

O projeto nasceu do produtor Ian Sena e da produtora brasilense radicada em São Paulo, Marta Carvalho, que busca por meio de suas ações abrir espaço para o que hoje chamamos de minoria.

“O projeto quer demonstrar os processos criativos de pessoas trans em suas mais diversas linguagens e essa primeira ação demonstrará a música. A importância de projetos que deem visibilidade aos processos criativos e caminhos das ditas minorias no Brasil se mostram de extrema urgência para o momento em que sobrevivemos a tantas campanhas contra nossas vidas, artes e saberes. A ideia é podermos debater por meio da demonstração desses corpos e vozes nosso movimento em prol da diversidade e respeito a nossas lutas diárias pela sobrevivência. Nós não queremos somente sobreviver, somos múltiplos e criadores de novos caminhos para um mundo ideal”, explica a produtora que é negra e periférica.

Por isso, o movimento também inspira as suas participantes.

“A importância de fazer parte da vida cultural da cidade de São Paulo num evento idealizado e organizado por uma mana negra bem posicionada e articulada como a Marta, num lugar especial como o Z Largo da Batata é uma grande oportunidade pra nós. Por isso fico honrada pelo convite e por fazer parte dessa festa. Festa boa com gente bem colocada nesse mundo. Evento mais que necessário e a honra é toda nossa!”, comenta Raquel Virginia, das Bahias e a Cozinha Mineira.

O Movimento Diversa surge exatamente no momento da história do nosso país onde as vozes da intolerância ecoam contra o que é “diferente, variado ou plural”, justamente contra a diversidade. O projeto é um espaço para encontros e debate dessa diversidade, gênero, etnia, feito em apresentações artísticas como atos de afeto, acolhimento, proteção e inclusão, buscando instigar a sociedade a falar abertamente sobre desenvolvimento de carreira, empreendedorismo, lugar de fala e transformações sociais. Nesta edição traremos shows de artistas trans, porém o projeto prevê também outras inciativas que em breve serão divulgadas.

 

As Bahias e a Cozinha Mineira
Com oito anos de carreira e se preparando para o terceiro álbum agora em parceria com a Universal Music, a banda As Bahias e a Cozinha Mineira está com música e videoclipe novos. Confira “Das Estrelas”, que fará parte do repertório da apresentação no Z. O vídeo, que conta a história de uma mulher trans agredida pelo namorado é protagonizado pela atriz Renata Carvalho, da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”. Formada pelas cantoras e trans Assucena Assucena e Raquel Virginia com Rafael Acerbi, a banda ainda apresentará canções dos álbuns “Mulher” (2015) e “Bixa” (2017).

 

MC Delacroix
É artista, travesti, preta e periférica. Isso já diz muito de onde vem sua arte e pra onde ela te leva. Seus shows são um mix da exaltação da beleza travesti preta periférica, bem como a exposição da sua realidade no país que mais mata pessoas T. Em 2019, a artista apresenta seu primeiro álbum de estúdio, “#DLCRX”, uma parceria com o produtor SKY. O álbum traz a cultura do rap em sua forma mais rústica, periférica e com vocais fortes. A turnê #nãoqueiratour traz toda essa marca juntamente com um espetáculo de luzes e fumaça. Junto com essa atmosfera, Dellacroix convida a cantora e também travesti Alice Guél para transversar juntas.

 

Trava Bizness
Primeira gravadora focada em artistas trans a Trava Bizness fará um show especial com artistas que fazem parte de seu casting. O showcase passeia por estilos que vão desde a MPB ao rap. O showcase conta com as seguintes artistas: Marina Matheus, Albert Magno, Natt Maat, Alice Guel, Rosa Luz e Malka. No show, Malka ficará responsável pela discotecagem e fará a base para as artistas se apresentarem. Conheça cada uma das artistas:

Marina Matheus
Unindo as linguagens pela qual transita, Marina Matheus transforma a experiência cênica-sonora em um encontro direto com o público, o tornando parte ativa imprescindível do espetáculo. Seu show nasce como uma tentativa de direito de resposta. Um corpo travesti, um corpo bicha, uma mulher que após processos constantes de destruição, de opressão e mudez, assume seu espaço de voz.

 

Albert Magno
Artista da Bahia vivendo em São Paulo, Albert tem influência das grandes vozes negras da música: de Nina Simone a Elza Soares, passando por Kanye West e Travis Scott, trazendo um estilo vocal característico e singular. Suas escolhas artísticas vão além do que é usual e seu estilo, atitude e musicalidade característicos de alguém não satisfeito com o habitual, fazendo com que seu repertório reflita sua personalidade: sempre em busca de novas experiências musicais, sempre sem medo de se arriscar. Do R&B ao Rock, do Jazz ao Pop, do Blues a MPB.

 

Alice Guel
Rapper do interior de São Paulo relata através de sua arte e suas vivências como travesti, negra, periférica. Traz à tona os desafios encontrados em sua vida, qualifica e pluraliza também todo um conjunto de pessoas que se reconhecem como pertencentes à população trans/travesti. Fala sobre afeto, luta, e as batalhas necessárias para que os referenciais de divindade sejam revistos. Sua expressão é, acima de tudo, uma poderosa mensagem sobre amor e respeito.

 

Natt Maat
A multiartista caiçara Natt Maat é rimadora, MC, letrista, beatmaker, atriz, dubladora e entrevistadora, da Ilha de Guarujá para o universo e além. Ela só quer fazer arte, cobrir espaços com sua representatividade artística e didática. Com rimas ácidas e senso de humor sarcástico, sua voz traz a ironia necessária para combater as mazelas da transfobia e do racismo estrutural.

 

Rosa Luz
A performer, compositora, cantora e youtuber Rosa Luz, do Distrito Federal, compartilha em suas artes a experiência de ser uma mulher trans, negra e periférica. Seu EP “Rosa Maria Codinome Rosa Luz” é poesia de resistência. Atira no racismo, no machismo e na transfobia com rima. Se joga no flow que eleva a quebrada e que nos chama para a luta de combate ao preconceito. É quem chega no bang, que une trap, rap e funk na capital do Brasil.

 

Malka
Com dezenove anos de carreira musical, a produtora, musicista e cantora Malka passeia por diversos estilos, firmando parcerias com artistas das mais distintas vertentes musicais. Sua versatilidade a leva para lugares como festas eletrônicas, eventos de rap e funk, orquestras (primeira travesti a tocar na Sala São Paulo), espetáculos de teatro e musicais, cabarés, casas de jazz e blues e rodas de samba. Idealizadora da gravadora Trava Bizness, Malka com sua qualidade agregadora tem produzido uma ampla gama de artistas trans, do pop, do rap, funk, mpb, soul music e música eletrônica.

 

 

 

 

 

Movimento Diversa
Shows – As Bahias e a Cozinha Mineira, MC Delacroix e Trava Bizness
Com apresentação de Lam Matos
Z Largo da Batata
Av. Brig. Faria Lima, 724 – Pinheiros
Capacidade: 250 pessoas
Sábado, 30 de março, a partir das 23h
Horário: 22h (abertura da casa)
Ingressos: R$ 30,00
Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos
O local tem acesso para cadeirantes, ar-condicionado e recebe os seguintes cartões:
O local recebe cartões de crédito e débito: Elo, Visa, Mastercard, Diners e American Express
Não aceita cheques
Chapelaria: R$ 4,00
Possui área de fumantes
Acesso a pessoas com deficiência.

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Movimento Diversa apresenta As Bahias e a Cozinha Mineira, MC Delacroix e Trava Bizness no Z Largo da BatataAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *