Casa-Museu Ema Klabin recebe Daniel Murray pelo projeto Violão e Ponto

Conhecido por transitar entre a música erudita e popular, Daniel Murray coleciona prêmios desde os 15 anos de idade, quando ganhou um concurso internacional de violão, na França, tocando obras de Villa-Lobos…

 

 

 

No próximo sábado, 27 de abril, às 16h30, o violonista, arranjador e compositor Daniel Murray se apresenta na Casa-Museu Ema Klabin como convidado da Guitar Society, Violão e Ponto. Considerado um dos mais promissores violonistas de sua geração, Daniel Murray desenvolve ativa carreira como intérprete e compositor, apresentando-se como solista e camerista no Brasil e exterior. Antes da apresentação de Daniel Murray, o projeto Violão e Ponto fará o habitual Palco Aberto, dando espaço para outros violonistas se apresentarem.

No repertório, Daniel Murray apresenta: Estudo nº4 – Heitor Villa-Lobos, Jongo – Paulo Bellinati, Tenebroso – Ernesto Nazareth, Canção e Dança – Daniel Murray, Infância – Egberto Gismonti, Pro Chico Improvisar – Daniel Murray, Graúnas – João Pernambuco, Lapinha – Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro.

 

 

 

 

 

Violão e Ponto – Daniel Murray
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Capacidade: 170 lugares
Sábado, 27 de abril, das 16h30 às 18h
Entrada Franca
Visita ao acervo a partir das 14h – Gratuito aos finais de semana

 

Daniel Murray
O artista conquistou em 1997 o segundo prêmio no Councours International de Guitarre de Trédrez-Locquémeau na Bretanha- França, aos 15 anos de idade.

Gravou com o Trio Opus 12 de violões (Paulo Porto Alegre, Daniel Murray e Edelton Gloeden) a Suite Retratos de Radamés Gnatalli, em arranjo do próprio Radamés a eles dedicado.

Lançou seu primeiro CD solo “…universos sonoros para violão e tape…”, com o patrocínio da Petrobrás, retratando o ambiente da música erudita contemporânea brasileira, estreando várias obras e a ele dedicadas. Integra, desde 2009, o Quarteto Tau de violões junto a Breno Chaves, Jose Henrique Rosa Campos e Fabio Bartoloni e formou junto ao violonista e compositor Chico Saraiva, o Duo Saraiva-Murray, com o qual fez uma série de concertos pela Europa (Paris, Londres e Portugal).

Entre 2011 e 2014 realizou diversas turnês internacionais tocando na Inglaterra : Londres (em igrejas como Saint Martin in the Fields entre outras) e em Cambridge; na Grécia: Atenas, e na França: Paris, Saint Germain les Corbeil, Septveaux, na BIG (Bienal do violão) em Chambéry/Lyon, em Cannes onde se apresentou no MIDEM Festival, plataforma internacional líder para a música além de realizar uma apresentação solo de suas composições em Viena tendo sido o único brasileiro a ser selecionado para integrar a programação da Classical NEXT, importante plataforma internacional para a música erudita.

Gravou em 2016 “Brazilian Landscapes” (OurRecordings/ Naxus) com Michala Petri (flauta doce) e Marilyn Masur (percussão) registrando obras de importantes compositores brasileiros como Heitor Villa Lobos, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, entre outros além de suas próprias composições.

 

Violão e Ponto
Concebido em 2012, os encontros desta Guitar Society são mensais e sempre contam com um ambiente descontraído e um bom bate-papo. O programa começa com um Palco Aberto, espaço para os violonistas presentes tocarem, sem restrição de nível ou estilo, e logo depois o convidado fala sobre sua carreira e faz um pequeno recital/concerto.

O projeto busca promover o violão nas suas mais variadas formas de expressão, dando oportunidade para novos artistas, para os estudantes aperfeiçoarem seus estudos, incentivando a prática no instrumento, preservando a história do violão e trazendo grandes nomes ao clube.

 

Foto: Samuel Vasconcellos

1 comentário em “Casa-Museu Ema Klabin recebe Daniel Murray pelo projeto Violão e PontoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *