Centro de Música Brasileira faz homenagem ao compositor Claudio Santoro

No dia 13 de abril, sábado, o Centro de Música Brasileira homenageia o centenário de nascimento de Claudio Santoro com o recital Canções de Amor interpretado pelo Duo A. Brasileira de canto e piano, Juliana Starling e Miguel Laprano. Outro grupo a se apresentar é o Duo Palheta ao Piano com Jairo Wilkens ao clarinete e Clenice Ortigara ao piano…

 

 

 

 

 

 

O evento acontece no Centro Brasileiro Britânico em Pinheiros. A série conta com o Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo.

O espetáculo Canções de Amor do Duo A. Brasileira traz 8 das 13 canções de amor de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes; e duas peças para piano solo: Paulistanas nº 1 e 2, de Claudio Santoro.

Claudio Santoro nasceu em Manaus, foi para o Rio de Janeiro estudar ainda jovem. Aos 18 anos já era professor adjunto da cátedra de violino do Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Estudou com Hans-Joachim Koellreutter, integrando o grupo Música Viva, no Brasil, e com Nádia Boulanger, em Paris/FR. Santoro foi professor fundador do Departamento de Música da Universidade de Brasília e em 1979 fundou a Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, atualmente Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da qual foi regente titular até sua morte em março de 1989.

As canções de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes estabeleceram um novo referencial na canção de câmara brasileira, para o qual contribuíram diversos elementos característicos das obras de ambos os autores. Compostas entre 1957 e 1960, as 13 canções foram publicadas em três séries, sendo a primeira e a segunda intituladas “canções de amor” e a terceira, “três canções populares”. Do ponto de vista estético e temático, a lírica amorosa dos textos poéticos, nestas canções, é veículo para uma “sofisticação coloquial”, quer pelo agrupamento das canções quanto ao seu desenvolvimento temático, quer pelas possibilidades de nuances interpretativas, incluindo-se a evocação da fala no canto, assim como uma alusão aos modelos de canto que surgem com a bossa nova.

Além das canções farão parte do programa duas “Paulistanas”, também de Santoro, buscando alinhavar este inquietante universo que se coloca no entorno das canções do lirismo sobre a angústia e a solidão do amor. Este projeto constitui uma das atividades do Duo A. Brasileira de valorização e difusão da arte brasileira!

O Duo Palheta ao Piano tem 19 anos de existência. Recebeu prêmios em concursos como o da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro, em 2001 e 2004, o do Artist Presentation Society Audition em 2008, nos Estados Unidos e em 2013 o do III Concurso de Música de Câmera – 51º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. O duo interpretará obras de Ernst Mahle, Guerra-Peixe, Guerra Vicente, José Siqueira, Osvaldo Lacerda e Villani-Côrtes.

Segundo os dicionários, clarinete é um substantivo masculino. “Entretanto Osvaldo Lacerda detestava os galicismos ou anglicismos e mantinha a palavra clarineta com a no final”, comenta Eudóxia de Barros.

Programa

1ª Parte

Duo Palheta ao Piano – Jairo Wilkens e Clenice Ortigara (clarinete e piano)

Guerra Vicente:
Cenas Cariocas: 2ª Suíte (Valsa Seresteira, Modinha e Choro)

Villani Côrtes:
Toada
Luz
Águas Claras

Osvaldo Lacerda:
Valsa-Chôro

Ernet Mahle:
Sonatina

José Siqueira:
Sonatina (Alegro Molto, Dolentemente e Allegro)

Guerra-Peixe:
A Inúbia do Caboclinho

 

2ª Parte

Homenagem a Claudio Santoro

Duo A. Brasileira – Juliana Starling e Miguel Laprano (canto e piano)

Osvaldo Lacerda:
Teus Olhos

Claudio Santoro:
Ouve o silêncio
Acalanto da rosa
Bem pior que a morte
Balada da flor da terra
Amor que partiu

Paulistanas [piano solo]:
Paulistanas nº 1, Lento
Paulistanas nº 2, Moderato

Três canções populares:
Luar de meu bem
Amor em lágrimas
Cantiga do ausente

 

 

 

 

 

Homenagem a Claudio Santoro
Duo A. Brasileira – Juliana Starling e Miguel Laprano (canto e piano)
Duo Palheta ao Piano – Jairo Wilkens e Clenice Ortigara (clarinete e piano)
Centro de Música Brasileira – CMB
Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros
Tel.: 3039-0500
Capacidade: 160 lugares
Sábado, 13 de abril, às 20h
Classificação Livre
Ingressos: Gratuitos

 

 

Duo Palheta ao Piano
Com 19 anos de atividade o Duo Palheta ao Piano vem se destacando no cenário camerístico nacional, conquistando primeiros prêmios em importantes concursos como ArtLive, Academia Nacional de Música, Artist Presentation Society Audition (EUA) e o III Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos. Participaram como artistas convidados nas convenções ClarinetFest 2008, ClarinetFest 2010 e ClarinetFest 2014, promovidos pela International Clarinet Association. Em 2015 estiveram em tournée na Alemanha e em 2016 nos Estados Unidos.

O Duo foi premiado em primeiro lugar em 15 competições, destacando o da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro, em 2001 e 2004, o “Artist Presentation Society Audition” em 2008, nos Estados Unidos e em 2013 o III Concurso de Música de Câmera – 51º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro.

Em 2013 o Duo lançou seu primeiro CD, tendo como repertório obras de compositores brasileiros e em 2014 participou da gravação do programa de tv “Partituras” exibido pela TV Brasil, no Rio de Janeiro. Em 2015 estiveram em tournée na Alemanha e em 2016 nos Estados Unidos. Em 2017 o Duo lançou um CD com a soprano Marília Vargas intitulado “Viagem Infinita”.

Jairo Wilkens é, atualmente, primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Paraná. Foi clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas de 2012 a 2017. Natural da cidade de Vigia (Pará) estudou no Conservatório Carlos Gomes (Belém-PA) com Oleg Andryeyev (Rússia). Estudos de aperfeiçoamento musical com Howard Klug (Indiana University – Bloomington), Kenneth Grant (Eastman School of Music), Luis Afonso Montanha e Sérgio Burgani. Masterclasses com Paquito D’Rivera, Walter Boeykens, Walter Seyfarth (Filarmônica de Berlim) e Paul Meyer. Em 2016 Jairo lançou seu primeiro CD solo intitulado “Clarinete Solo Brasileiro” um registro inédito de obras de compositores eruditos brasileiros contemporâneos.

Clenice Ortigara atua como pianista junto ao Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e é professora de Música de Câmara na UNESPAR/Campus de Curitiba I – Embap. Nasceu em Cascavel (PR) e concluiu os cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestrado em Piano Performance, Música de Câmara e Ópera na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Teve como professores Olga Kiun, Leilah Paiva, e Dr. Janice Wenger.

 

Foto Duo Palheta ao Piano – Clenice Ortigara e Jairo Wilkens: Diana Wittkowski

1 comentário em “Centro de Música Brasileira faz homenagem ao compositor Claudio SantoroAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *