Arqueóloga Cintia Gama ministra palestra sobre identidade do povo egípcio

No próximo dia 11 de maio, das 11h às 13h, uma das grandes especialistas sobre Egito, Cintia Gama, ministra na Casa-Museu Ema Klabin a palestra “Por uma identidade egípcia antiga: como analisar os marcadores indentitários por meio da história e da arqueologia”. São apenas 35 vagas e as inscrições podem ser realizadas pelo site do museu Ema Klabin

 

 

 

A palestra tem como objetivo tratar como a questão indentitária permeia essa civilização. “Tentaremos apresentar como os egípcios podem ser entendidos por meio de suas relações com os outros povos, com quem mantinham contato, e como essas trocas culturais podem esclarecer quem foram os egípcios antigos”, explica a arqueóloga Cintia Gama, ex Conselheira do Museu do Louvre, em Paris.

Nesse ciclo de palestras sobre identidades promovido pela Casa-Museu Ema Klabin em 2019, pretende-se mostrar a percepção e a formação de uma ou diversas identidades em momentos distintos da história da humanidade.

 

Cintia Alfieri Gama Rolland
Doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études – Sorbonne, Paris; foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre. Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em história pela USP; integrante de três missões arqueológicas no Egito: Missão francesa de escavação de Tanis, missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor, e missão de estudos da tumba de Nferhotep TT49. E também é docente de história da gastronomia.

 

 

 
Palestra: “Por uma identidade egípcia antiga: como analisar os marcadores indentitários por meio da história e da arqueologia”
Cintia Gama
Fundação Ema Klabin Casa-Museu
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Tel.: 3897-3232
Sábado, 11 de maio, das 11h às 13h
35 vagas
Inscrições pelo link Ema Klabin
Valor: R$ 40,00

 

Foto Povos do Mar, templo de Ramsés III Medinet Habour, foto de Florence Maruéjol: Divulgação

1 comentário em “Arqueóloga Cintia Gama ministra palestra sobre identidade do povo egípcioAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *