Curso de Moda e Literatura no Sesc Belenzinho

Ministrado por Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, o curso “O Vestido do Escritor: a relação entre a Literatura e a Moda”, investiga a relação entre a Literatura e a Moda na Modernidade dos séculos XIX e XX. A atividade integra o projeto do Sesc Belenzinho “Literatura e suas margens”, composto por uma série de encontros que se propõe a discutir a relação da literatura com áreas afins…

 

 

 

 

Refletir sobre o fenômeno social da Moda a partir de questões filosóficas, históricas e sociológicas, este é o principal objetivo do projeto de pesquisa “A Literatura e a Moda”. Para a programação do segundo semestre do projeto “Literatura e as suas margens” – série de encontros que se propõe a discutir a relação da literatura com áreas afins – a unidade Sesc Belenzinho traz o curso O vestido do escritor: a relação entre a Literatura e a Moda, entre os dias 22 de agosto e 12 de setembro de 2019, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, ministrado por Brunno Almeida Maia, coordenador do projeto “A Literatura e a Moda”, e pesquisador em filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

A atividade propõe a discussão sobre a importância da Moda no contexto da Modernidade dos séculos XIX e XX, e em como escritores se utilizaram dos conceitos de psicologização das roupas”, “figuração histórico-social”, “roupa como alegoria” e “roupa como protagonista”, como recursos de linguagem em suas respectivas literaturas.

Com linguagem híbrida, transitando entre a Moda, a filosofia, a história, a história da moda, a fotografia, o cinema, a sociologia e a literatura, o curso faz uso de plataformas visuais, imagéticas e sonoras, e traça uma possível relação entre o ato de tecer, bordar e costurar – tradição material – com o ato de narrar e contar histórias – tradição oral – como experiência do sujeito, criando uma “escrita de si” durante o tecer e o narrar.

Para resgatar a relação entre o pontilhado da agulha no tecido e da tinta da caneta no papel, Brunno Almeida Maia passa por um “guarda roupas” de escritores, filósofos e pensadores, que se debruçaram sobre a questão, como Walter Benjamin, Gilles  Lipovetsky, Roland Barthes, Marcel Proust, Virginia Woolf, Honoré de Balzac, Émile Zola, Charles Baudelaire, José de Alencar, Gustave Flaubert, Oscar Wilde, Marina Colasanti, Machado de Assis, Charles Perrault, Charles Dickens, Peter Stallybrass, entre outros.

“A literatura do século XIX, ainda na ausência de uma sociologia do vestuário – que só despontaria mais tarde com Veblen e Simmel – registrou em suas penas o surgimento desse novo fenômeno social característico da Modernidade. Assim, os primeiros escritores dessa geração, como Zola, Flaubert, Balzac, Machado de Assis e José de Alencar, no Brasil, podem ser considerados como os “primeiros sociólogos” na análise da relação entre a sociedade, o indivíduo e a Moda. Em Madame Bovary (1856), de Gustave Flaubert, por exemplo, Emma, anti-heroína, inatual para o espírito sóbrio da Modernidade, encontra a sua miséria material e espiritual primeiro na leitura dos romances de Walter Scott, depois no gesto dispendioso de render-se aos caprichos das modas.”, analisa o ministrante Brunno Almeida Maia, que é professor convidado de instituições como Senac Lapa Faustolo, FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, Centro Universitário Belas Artes e ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP – Universidade de São Paulo.

 

Projeto “A Literatura e a Moda”
“A Literatura e a Moda”, projeto de pesquisa de Brunno Almeida Maia, que investiga os diálogos entre moda, literatura, filosofia e arte, ministra cursos, workshops e palestras desde o ano de 2012 em espaços culturais, escolas e universidades. O projeto, que começou ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues e, hoje, segue com Almeida Maia e Eduardo Laurino, convidou em 2016 a escritora brasileira Anita Deak, uma das finalistas do Prêmio Sesc de Literatura, para participar de “Assimetrias do Tempo: a construção e a desconstrução na Moda, na Literatura e na Filosofia”, que integrou o projeto “#ForadeModa”, com co-curadoria do estilista brasileiro FauseHaten, no Sesc Ipiranga.

Recentemente, o fotógrafo paulistano Gal Oppido compôs o time do curso-projeto “Figurações do Tempo: relações entre Moda e Imagem”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A pesquisa rendeu, ainda, convite a Almeida Maia para integrar o quadro de docentes do Senac Lapa Faustolo, e realizar cursos de extensão no Departamento de Pós-Graduação, Extensão e Cursos Livres da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, no Centro Universitário Belas Artes, em SP e na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Ao longo destes anos, Almeida Maia participou dos projetos “Pano pra Manga”, que reuniu, numa programação mensal, os principais nomes da moda brasileira num evento no Sesc Pompeia, e da coletânea “Moda Vestimenta Corpo” (Ed. Estação das Letras eCores, 2015), no qual assina um capítulo sobre a relação entre literatura e moda, no contexto do Brasil do Segundo Império, a partir do romance “Lucíola” (1862), de José de Alencar. No ano de 2017, Almeida Maia participou do projeto “Reflexões sobre Arte”, do Sesc Jundiaí, com um curso sobre as relações entre Moda, Arte e Filosofia.

 

 

 

 

 

 

O Vestido do Escritor: A Relação Entre a Literatura e a Moda
Ministrante:
Brunno Almeida Maia (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo).
Sesc Belenzinho
Oficina III
Rua Padre Adelino, 1.000 – Belenzinho
Tel.: (11) 2076-9700
Datas: De 22 de agosto a 12 de setembro
Quintas-feiras, das 19h às 22h.
Inscrições:
Apenas Presenciais
Credencial plena do Sesc: a partir de 1/8 (quinta), às 14h
Vagas remanescentes: a partir de 7/8 (quarta), às 14h
Livre para todos os públicos.
Grátis
Horário de funcionamento: Terça a sábado 9h às 22h/ Domingo e feriado 9h às 20h.

 

Brunno Almeida Maia
Pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi pesquisador residente do NECMIS 2018 (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som), docente da cadeira “Expressões Artísticas Contemporâneas”, no Técnico de Produção de Moda do SENAC Lapa, professor convidado do Departamento de Pós-Graduação, Extensão e Cursos Livres da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, da pós-graduação “Cultura Material e Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas”, da ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP – Universidade de São Paulo, e do Centro Universitário Belas Artes.

Ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues e do chapeleiro Eduardo Laurino, em espaços como Fundação Ema Klabin, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc 24 de Maio, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc Jundiaí, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Instituto Zuzu Angel, no Rio de Janeiro (RJ), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava, Escola São Paulo e Livraria Cultura.

É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014), assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017), e “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos doPrograma “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP.

 

Foto: Rose Steinmetz

1 comentário em “Curso de Moda e Literatura no Sesc BelenzinhoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *