Slam Arena da Palavra

Em tempos de pandemia, quando todos estão em casa consumindo eventos on line, a associação Polo Cultural e o coletivo de poetas Slam das Minas-SP decidiram investir em qualidade técnica de vídeo e áudio para ter um diferencial e apresentar um produto o mais bem acabado possível, em termos de resultado final na tela…

 

 

 

 

 

Partindo deste desafio, o projeto Arena da Palavra estreia neste sábado, dia 6 de junho, às 15 horas, no canal do Polo Cultural no Youtube. A primeira transmissão vai reunir 20 pessoas, cada uma em sua casa, e todas conectadas a partir de dois computadores operados por um diretor de TV, responsável pelos cortes e edição de imagens – único profissional que estará em um espaço físico, na sede da Polo Cultural.

O programa traz no DNA a proposta de ser um espaço de poesia e expressão dos coletivos de poetas. A primeira edição da batalha de poesia reúne 7 poetas (Ryane Leão @ondejazzmeucoracao, Mariana Felix @soumarifelix, Luiza Romão @luiza_romao, Catharine Moreira @cathyfofa, Abigail Campos @bibirigosa, Kimani @kimani_poeta, Tawane Theodoro @pretata_), 4 MCs (@luzribeiropoesia, @apamaraujo, @melduartepoesia, @carolambulante), 5 jurados (Pri Mastro – @pri_mastro, Mayara Souza – @may.silvasouza, Dani Lakabel – @_lakabelo, Mariane Staphanato – @marianestaphanato, Sheila Dantas – @sheiladaniella) e 2 intérpretes de libras, além de 2 produtores. A novidade do projeto apoia-se na estrutura do palco digital.

O formato da batalha permite que as poetas se apresentem em até três minutos, obedecendo às regras do slam: textos autorais, sem permissão de uso de objeto cênico, figurino ou acompanhamento musical. Jurados darão notas de zero a 10 ao final de cada apresentação poética, sendo que a menor e maior nota não serão contabilizadas. O evento terá três rodadas eliminatórias, em que o coletivo se reveza como mestre de cerimônias, construindo momentos de interação com comentários, reações e discotecagem. Arena da Palavra terá transmissão on line mensal, sempre no primeiro sábado do mês, às 15 horas e com interpretação em libras.

O objetivo é levar a linguagem do slam para a Internet. “Criar o clima mais próximo possível de uma baralha ao vivo”, acredita Marcelo, apostando no fato do evento ser controlado de uma plataforma desenvolvida com o objetivo de trazer a emoção da batalha ao vivo para o ambiente on-line. “Foram semanas de ensaio e agora colocaremos no ar”, empolga-se Marcelo Sollero, do Polo Cultural, informando que “uma das poetisas é muda e disputará a poesia com a intérprete de libras. Será um mina a mina rolando”.

 

 

Sobre Slam das Minas-SP e sobre Polo Cultural

O Polo Cultural, em seus 22 anos, tem trabalhado para abrir espaço e construir parcerias com artistas para aplicar ao máximo o impacto na sociedade. Neste momento em que artistas estão sendo impossibilitados de apresentar os seus trabalhos ao vivo, o Polo Cultural desenvolve um formato de transmissão online na internet com interação, movimentação e uma linguagem dinâmica e ainda cada um em sua casa: Arena da Palavra será um lugar de encontro de artistas para expressar sua arte em casa. Slam das Minas SP é a primeira batalha poética de São Paulo com recorte de gênero, atuante na literatura frente a diversas linguagens, explorando as construções possíveis através das palavras. Com 4 anos de existência vem conquistando notoriedade e respeito pelo trabalho artístico e social que desenvolve. Para além da batalha, busca experimentar-se acessando outros espaços, como música, teatro e formação.

MCs – Slam das Minas@slamdasminassp

@luzribeiropoesia

@apamaraujo

@melduartepoesia

@carolambulante,

@slamdasminassp

Poetas

Ryane Leão @ondejazzmeucoracao

Mariana Felix @soumarifelix,

Luiza Romão @luiza_romao,

Catharine Moreira @cathyfofa,

Abigail Campos @bibirigosa,

Kimani @kimani_poeta,

Tawane Theodoro @pretata_.

 

Juradas

Pri Mastro – @pri_mastro,

Mayara Souza – @may.silvasouza,

Dani Lakabel – @_lakabelo,

Mariane Staphanato – @marianestaphanato,

Sheila Dantas – @sheiladaniella,

 

 

Arena das Palavras. Programa on line de batalha de poesia, transmitido ao vivo, no primeiro sábado de cada mês, às 15 horas.

Participação de MCs, poetas convidados, intérpretes de libras. Pelo canal do Youtube do Polo Cultural: https://www.youtube.com/user/polocultural

Idealização – Marcelo Sollero. Direção – Julio Leite. Direção Técnica – Guima (Rafael Guimarães – El Toro), Produção Audiovisual – Verônica Mulli.

Direção de arte e Motion – Gabriel Molina. Assistência de produção – Nass Nunes. Assessoria de Imprensa – Arteplural. Realização – Polo Cultural.

Acompanhe na internet:

● www.polocultural.com.br
● www.facebook.com/polocultural1
● www.facebook.com/polo_cultural
● www.youtube.com.br/polocultural
Foto: J Cordaro

1 comentário em “Slam Arena da PalavraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *