Programação de férias da Casa do Teatro é adaptada para atividades on-line

Entre os dias 13 e 17 de julho, espaço disponibilizará jogos, brincadeiras, exercício de improvisação, criação de cena, experimentação de temas, entre outras atividades…

 

 

 

 

 

A já tradicional Programação de Férias da Casa do Teatro – escola integrada ao Centro de Artes e Educação Célia Helena, dirigida por Lígia Cortez – trará novidades por conta do afastamento social.

Entre 13 e 17 de julho (segunda a sexta), crianças e jovens terão à disposição uma série de atividades realizadas on-line, que têm como abordagem a experimentação de temas, jogos, exercícios, improvisação e criação de cena, a partir das características específicas do processo de desenvolvimento cognitivo e físico de crianças e jovens.

As oficinas são temáticas e por faixa de idade: 4 a 6 anos, 7 a 9 anos, 10 a 12 anos e a partir de 13 anos. Porém, cada atividade é uma experiência única com começo, meio e fim, independente de uma continuidade. Vale ressaltar que, com as crianças de 4 a 6 anos, ainda sem domínio dos recursos da web e dependentes da presença de um adulto, as atividades foram definidas em um formato de interação a partir de histórias e brincadeiras dinâmicas e divertidas.

As inscrições podem ser realizadas no link da Casa do Teatro

 

Conceitos Temáticos
A programação de férias da Casa do Teatro estará dividida em quatro conceitos temáticos, de acordo com cada faixa etária.

Para os pequenos de 4 a 6 anos haverá atividades divertidas e cativantes em que as crianças, ao brincar, exploram movimentos, sons, cores, palavras, emoções, histórias e elementos da natureza. Já os participantes de 7 a 9 anos poderão exercitar a curiosidade, a investigação, a reflexão, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, formular e resolver problemas.

As crianças de 10 até 12 anos terão à disposição atividades que, enquanto divertem, exercitam a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Por fim, os participantes a partir de 13 anos exploram o agir pessoal e coletivo com autonomia, pensamento crítico e muita criatividade.

 

 

 

 

 

 

 

Casa do Teatro – 2020
Férias na casa do Teatro
Unidade Itaim – Av. São Gabriel, 462 – (011) 3884-8294
Unidade Pacaembu – Rua Armando Penteado, 311 – (011) 3826-6624

Duração por atividade: 3h
Valores: R$ 50,00 por atividade
Formas de pagamento: cartões de débito ou crédito
www.casadoteatro.com.br e contato@casadoteatro.com.br

Programação de Férias de Julho

De 4 a 6 anos

Dia 13 de julho, segunda-feira, das 16h às 17h
Que barulho foi esse?
Nesta divertida oficina, as crianças exploram uma história em que a imaginação corre solta por meio de sons e movimentos. Um barulho muito estranho vem assustando os moradores da floresta. Eles não sabem o que é, nem de onde vem, nem para onde vai. E o barulho fica cada vez mais alto e parece cada vez mais próximo. Quem faz esse barulho?

 

Dia 14 de julho, terça-feira, das 10h às 11h
A grande exposição de obras
Uma artista cria obras super diferentes e decide organizar sua própria exposição. Ela recolhe tudo que possa ser útil em sua casa e começa a usar a imaginação. É hora de criar! Mas será que ela vai conseguir construir tantas obras em tão pouco tempo?

 

Dia 15 de julho, quarta-feira, das 16h às 17h
O maior monstro que já vi
Um cientista desenvolve uma criatura diferente. Os dias passam e tudo fica muito confuso. Sua criação permanece quietinha, recusando-se a conversar, a falar o que sente. Para animar a criatura, ele conta histórias, faz cócegas, brincadeiras de esconde-esconde. Nada adianta! Será que os dois vão finalmente se entender com a ajuda das crianças?

 

Dia 16 de julho, quinta-feira, das 10h às 11h
Emoções em partes
Um arqueólogo muito curioso, durante uma expedição, faz uma descoberta: um novo esqueleto. Será que ele vai conseguir desenterrar todas as partes do esqueleto? Que tipo de animal será que ele encontrou? Tem sentimentos? As crianças desvendarão esse mistério.

 

Dia 17 de julho, sexta-feira, das 16h às 17h
Pode tudo, né vó?
A Vó do Nico sempre disse que ele podia fazer tudo que quisesse. Mas, dessa vez, ele aprontou uma que, com certeza, sua avó não vai gostar nada. Será que ele encontrará coragem de assumir a traquinagem? Quem poderá ajudá-lo?

 

De 7 a 9 anos

Dia 13 de julho, segunda-feira, das 16h às 18h
Treinamento de detetive com montagem de um QG
Um grande vilão roubou todas as memórias das pessoas e, junto com elas, todos os arquivos do computador. Cabe às crianças-detetives entender o que aconteceu e recuperar as lembranças, as histórias que guardamos em nossas cabeças, em caixas e também no computador. Elas serão convidadas a entrar no mundo dos detetives para resolver esse mistério.

 

Dia 14 de julho, terça-feira, das 16h às 18h
Caça ao tesouro
Uma grande caça ao tesouro está programada para hoje! O desafio está lançado: quem é o vilão e qual foi o feitiço que ele usou para roubar todas as nossas memórias e lembranças?

 

Dia 15 de julho, quarta-feira, das 16h às 18h
Disfarces, lupa: detetives a postos!
Como é o seu detetive? As crianças criarão seus disfarces e descobrirão uma forma de perseguição para garantir o sucesso da operação. Qual a identidade secreta de um detetive? O que caracteriza este personagem, o mais importante da narrativa policial, além da lupa, bloco de notas e andar esquivo, tentando sempre se ocultar?

 

Dia 16 de julho, quinta-feira, das 16h às 18h
Caixa de memórias
Quais são as memórias mais importantes que temos? Onde ficam guardadas? Quem não tem uma caixinha cheia de lembretes, fotos, diários… As crianças construirão uma caixa especial para guardar, cultivar, revisitar e lembrar sempre de histórias, brincadeiras e amizades construídas na Casa do Teatro.

 

Dia 17 de julho, sexta-feira, das 16h às 18h
A batalha final
No último dia das férias da Casa do Teatro, tudo será resolvido. É o dia da batalha final. Detetives, peças do quebra-cabeça e desafios lançados esclarecem toda a história narrada dia a dia. Se a criança não participou de alguma atividade, não tem problema. Com certeza novas opiniões e argumentações sobre os fatos serão muito importantes para ajudar a descobrir quem é o vilão e salvar a memória da humanidade.

 

De 10 a 12 anos

Dia 13 de julho, segunda-feira, das 16h às 18h
Universos invertidos
O universo foi dividido em vários mundos paralelos e os participantes precisam criar personagens com atributos e características, cidadãos em um mundo em colapso. Investigando luzes, cenário, figurino, alinhados à construção da narrativa, os jovens precisam se caracterizar. É dia de se inspirar nos universos das histórias de Marvel, Stranger Things e em O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano.

 

Dia 14 de julho, terça-feira, das 16h às 18h
Quem roubou a pedra da lei?
Um grupo de turistas está visitando uma ilha quando, de repente, o grande monumento turístico do local, a “pedra da lei”, sagrada e lendária, desaparece. Todos os participantes-personagens tornam-se suspeitos. Quem roubou o Monumento da Pedra da Lei?

 

Dia 15 de julho, quarta-feira, das 16h às 18h
Rádio Utopia
Todos participam na criação de programas inovadores para um mundo diferente em um canal de rádio comunitário e teatral. Jogos com sons, dublagens, reações dos ouvintes e criação de áudios especiais são executados para o fiel público radiofônico. No ar: a rádio Utopia!

 

Dia 16 de julho, quinta-feira, das 16h às 18h
Os artistas pedem socorro!
Nesta oficina, os artistas orientadores foram abduzidos para um lugar estranho e agora precisam da ajuda dos participantes para descobrir o que está acontecendo e, mais importante, para se salvarem dessa enrascada.

 

Dia 17 de julho, sexta-feira, das 16h às 18h
Arte para um novo mundo!
A arte de cada tempo. A arte como expressão de vida, de conhecimento, de olhar e interação, indicando caminhos e transformações culturais. A história do mundo contada por obras de arte! Desse mundo, de outros mundos, reinvenções artísticas a partir de artistas revolucionários.

 

A partir de 13 anos

Dia 13 de julho, segunda-feira, das 16h às 18h
1920: Tempos modernos, o cinema mudo.
Ano de 1920. Que tal fazer um mergulho cultural nos anos 20 e criar cenas inspiradas no saudoso cinema mudo? Há exatos 100 anos, um dos maiores reflexos artísticos da década foi o início do Modernismo. No mundo, artistas se uniram para repensar as formas tradicionais das artes, da literatura. Era necessário criar uma nova cultura.

 

Dia 14 de julho, terça-feira, das 16h às 18h
Tarde modernista
A partir da Semana de Arte Moderna de 1922, no Brasil, os jovens serão estimulados a criar experimentos cênicos a partir de referências artísticas da literatura, das artes plásticas, da música. Foi uma semana intensa e a tarde modernista tem convidados especiais: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Villa Lobos, Mário de Andrade, Manuel Bandeira.

 

Dia 15 de julho, quarta-feira, das 16h às 18h
A era do Jazz
Jogos de improvisação conduzem os participantes nos segredos e elementos das músicas e do jazz. É dia de improvisar. É dia de colocar o corpo e os ouvidos em movimentos. É dia de jazz, manifestação musical que teria surgido no final do século XIX, mas só em 1915 foi reconhecida como música.

 

Dia 16 de julho, quinta-feira, das 16h às 18h
Um encontro surreal
Mergulhados no universo das pinturas surrealistas que marcaram o século XX, como Dalli, Frida, Magritte e Escher, os alunos criarão experimentos cênicos recriando histórias, personagens e situações para lá de estranhas!

 

Dia 17 de julho, sexta-feira, das 16h às 18h
Dos loucos anos 20. Um jogo. Escape…se puder!
Um jogo em que os participantes são transportados no tempo para os anos 20! Em grupos, deverão desvendar muitas charadas e desafios! O tempo corre! Para escapar “das pegadinhas”, os jovens ficarão com seus equipamentos de comunicação em mãos, pois precisarão se comunicar!

 

Foto: Acervo Casa do Teatro

1 comentário em “Programação de férias da Casa do Teatro é adaptada para atividades on-lineAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *