Espetáculo (a) Tríptika Noite da Cia. Contumaz de Teatro volta aos palcos

31Montagem com texto e direção de Elton Helio faz sessões presenciais na sala Laura Cardoso do Teatro Shopping West Plaza…

 

 

 

Histórias que se passam em uma noite de Carnaval em São Paulo, mas que poderiam acontecer em qualquer cidade do mundo, são o ponto de partida de (a) Tríptika Noite, espetáculo da Cia. Contumaz, que estreia dia 6 de agosto, sexta-feira, às 21h, na sala Laura Cardoso, do Teatro Shopping West Plaza.

Com texto e direção de Elton Helio, (a) Tríptika Noite é dividida em três histórias – Acossada, Parkour e Tatu – e traz no elenco os atores Carolina Marafiga, Juliana Okuda, Natali Duarte, Pedro Dorigon, Leal Duarte, Mel Santos, Jamile Guedes e Gabriel Frossard.

Inspirada no Teatro do Absurdo, (a) Tríptika Noite é uma crítica ácida a complexidade humana. A montagem apresenta realidades críveis, mas que levantam dúvidas quanto a sua concretude, já que os absurdos não escolhem hora e nem local para acontecer. Escrita antes da pandemia, entre 2018 e 2019, a dramaturgia foi adaptada para os novos tempos e traz à cena personagens usando máscaras.

Para o autor e diretor do espetáculo Elton Hélio, a peça mostra, sempre com um toque de humor, universos desconhecidos por nossa sociedade ou quem sabe ignorados, sem o intuito de levantar questionamentos do que é certo, errado, moral, imoral, partidário ou apartidário. “Apesar de flertar com o absurdo, as histórias são acessíveis e mostram um universo periférico, no sentido de esquecido, mas sem reforçar estereótipos”, explica Elton.

 

Três história em um Carnaval

Em Acossada com os atores Mel Santos, Leal Duarte, Jamile Guedes e Gabriel Frossard, que se passa em um ponto de ônibus, um homem convence uma mulher a fazer um assalto. Já Parkour com Juliana Okuda, Natali Duarte e Pedro Dorigon dois jovens estão voltando da comemoração de Carnaval e se deparam com um corpo. Tatu, a última história da peça, traz no elenco Carolina Marafiga, Leal Duarte e Gabriel Frossard, e mostra um presidiário que cava um túnel e acaba em um quarto escuro com uma mulher.

Nas três histórias de (a) Tríptika Noite a cenografia é composta por poucos elementos cênicos trazendo à cena recursos de projeções. O autor e diretor conta que a opção de um cenário com menos interferências joga o foco para o texto e atuação dos atores. “A ideia é que o público possa sentir as provocações e inquietações do texto abrindo uma relação direta com a ficção que criei”, explica.

A temporada de (a) Tríptika Noite é dedicada ao cineasta, produtor e ator Julio Calasso, que faleceu em junho de 2021. Julio já havia lido os textos do espetáculo e acompanharia os ensaios em São Paulo.

Ficha Técnica
Texto e Direção – Elton Helio
Elenco – Carolina Marafiga
Filipe Ortiz, Juliana Okuda, Natali Duarte, Pedro Dorigon, Leal Duarte, Mel Santos, Gabriel Frossard e Jamile Guedes. Produção – Bruna Medina
Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta

 

 

 

 

 

(a) Tríptika Noite
Teatro Shopping West Plaza
Sala Laura Cardoso
Av. Francisco Matarazzo, s/nº, Piso 3, Bloco B – Barra Funda
Telefone: (11) 3384-8045
Capacidade: 118 lugares (lugares reduzidos respeitando as normas do Plano SP do Governo do Estado de São Paulo).
Duração: 70 minutos
De 6 a 27 de agosto, sextas-feiras, às 21h
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada)
Venda em ingressoparatodos.com.br e sympla.com.br
Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 14h às 22h.
Recomendado para maiores de 14 anos

Instagram – @ciacontumaz

 

Foto: Tatiane Takiyama

1 comentário em “Espetáculo (a) Tríptika Noite da Cia. Contumaz de Teatro volta aos palcosAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *