Na semana da visibilidade lésbica, cantoras Marcia Castro e Lan Lanh conversam pelo projeto Afetos

No dia 26 de agosto, quinta-feira, 19h, as cantoras Marcia Castro e Lan Lanh se reúnem no Instagram @casanaturamusical para participar do projeto Afetos, uma conversa virtual de camarim idealizada pela Casa Natura Musical…

 

 

 

Na semana da Visibilidade Lésbica, as artistas baianas falam sobre amor, família e maternidade, trazendo alívio e descontração – Márcia Castro e sua parceira são mães de Maria Flor, que nasceu no início de agosto. Já Lan Lanh espera gêmeas de Nanda Costa, sua mulher. Na oportunidade, elas também falam sobre as questões que pautam o dia 29 de agosto (Dia da Visiblidade Lésbica), data muito importante para a comunidade que relembra lembra do 1º Seminário Nacional de Lésbicas – Senale (hoje Senalesbi), que aconteceu dia 29 de agosto de 1996.

As edições anteriores de Afetos podem ser assistidas pelo IGTV da Casa Natura Musical e no seu canal do Youtube – rede em que também estão disponíveis vídeos com outros projetos criados pelo equipamento cultural.

Sobre Lan Lanh

Compositora que é referência na percussão brasileira, Elaine Silva Moreira, a Lan Lanh, iniciou sua carreira como baterista nos anos 1990, na banda Rabo de Saia, e mergulhou fundo nos batuques, transformando-se numa das mais renomadas percussionistas do Brasil. Há 33 anos, dá ritmo à própria caminhada, desbravando todos os tipos de sons e dividindo seu talento com nomes consagrados da música, como Marisa Monte, Cássia Éller, Tim Maia, Elba Ramalho, Nando Reis, a cantora americana Cyndi Lauper, entre outros.

Foi na banda da Cássia Éller que ela ficou mais conhecida do grande público com seus cajóns (instrumento de madeira de origem peruana) – que ela ajudou a popularizar, atabaques, pandeiro e berimbau. Ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) com o seu primeiro álbum autoral, Com Ela, em 2003. Formou a banda Lan Lan e Os Elaines, com músicos de Cássia Eller; a banda Moinho, com os parceiros Emanuelle Araújo e Toni Costa e o coletivo Batida Nacional, com o DJ Deeplick e Nanda Costa.

Sobre Marcia Castro

A baiana Marcia Castro iniciou sua carreira musical aos 16 anos. Em 2006, conquistou o Braskem de Cultura e Arte, maior prêmio do cenário independente da música baiana, iniciando assim a gravação do seu 1º CD, Pecadinho, com produção musical de Luciano Salvador Bahia, lançado em junho de 2007 no Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2008, Marcia lança o disco em São Paulo, onde se radicou. Em 2012, a cantora lança o seu segundo álbum, De pés no chão, produzido por Guilherme Kastrup e Rovilson Pascoal, através do programa Natura Musical, que também lhe agraciou com uma turnê por seis capitais do país.

Em 2014, Marcia lança o seu terceiro álbum, Das Coisas que Surgem, com produção musical do paulista Gui Amabis e distribuição da Sony Music. Em 2016, iniciou o projeto musical intitulado Eletrobailada, fundindo ritmos brasileiros e baianos à sonoridade eletrônica. Esse trabalho foi embrião do seu quarto disco, Treta, produzido pelo baiano Marcos Vaz, radicado em São Paulo, com direção criativa de Giovanni Bianco e lançado pelo selo Jóia Moderna, do DJ Zé Pedro.

 

 

 

 

 

Casa Natura Musical
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br e www.sympla.com.br.
https://www.facebook.com/CasaNaturaMusical
https://www.instagram.com/casanaturamusical/
www.twitter.com/casanaturamus

 

Casa Natura Musical
Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical é palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil. Mais que uma casa de shows, a Casa atua como um equipamento cultural que promove reflexões com o público em busca de um mundo mais plural, inclusivo e sustentável, através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos seus canais de comunicação. O espaço fica localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, e seus conteúdos ultrapassam os limites geográficos dos canais digitais para Brasil e mundo.

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

 

Foto Marcia Castro: Nanda Lírios
Foto Lan Lanh: Nelson Faria

1 comentário em “Na semana da visibilidade lésbica, cantoras Marcia Castro e Lan Lanh conversam pelo projeto AfetosAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *