Grupo Namakaca celebra 17 anos de trajetória com mostra de repertório on-line em Ilha Bela

Com muitos números circenses embalados por música e dramaturgia, o Grupo Namakaca completa 17 anos de existência em 2021 e para comemorar a quase a maioridade artística preparou uma mostra com oito espetáculos do seu repertório, que compreende uma circulação virtual. As peças foram gravadas numa linguagem atualizada e todas serão exibidas no canal do Youtube da trupe…

 

 

 

 

Com o propósito de atender regionalmente as cidades que antes receberiam a programação presencial, a cada fim de semana terá uma live com a participação especial de um convidado local e a apresentação de 2 dos espetáculos do repertório, que se revezam a cada fim de semana. A programação contempla a cidade de Ilha Bela nos dias 4, 6 e 7 de novembro.

Dia 4 de novembro, quinta-feira, às 19hs, acontece a live com Alê Thomazini e Luciano Draetta no Instagram @namakaca. No dia 6 de novembro, sábado, às 17hs, tem sessão do espetáculo O Besouro Mutante; e no dia 7 de novembro, domingo, às 17hs, apresentação de Quebrando A Bacia, ambos espetáculos pelo no Youtube Grupo Namakaca

A união inicial dos artistas Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho começou com o espetáculo É Nóis na Xita!, que hoje conta com mais de mil apresentações em todo o Brasil. O espetáculo foi vencedor do Festival Cultura Inglesa. Besouro Mutante é o terceiro espetáculo do repertório e nasceu junto ao desafio de colocar um Fusca 73 como cenário de uma aventura de trapaceiros-vendedores de exilir milagroso.

Além dos espetáculos coletivos, cada integrante tem sua montagem solo: Carlos Felipe em Apuros, com Cafi Otta; Quebrando a Bacia, com Montanha Carvalho e O Omelete com Du Circo.

“Nestes anos, sempre priorizamos compreender e aprofundar nossa própria estética, contando eventualmente com parceiros para a pesquisa de novos espetáculos e novas oportunidades de espaços de apresentações. Cada espetáculo do repertório nasceu da vontade conjunta de contar uma história original, com conteúdo para toda a família, que tivesse a função de informar além de entreter. Cada montagem resultou no aprofundamento das principais técnicas do grupo como os malabares, monociclo e palhaçaria”, conta Cafi Otta.

Com o objetivo de formar novas plateias e o interesse pelas artes do circo por meio da experiência prática, o Namakaca vai ministrar duas Oficinas de circo para crianças e duas Oficinas de circo para pais, mães e filhos. “Por mais que o grupo já tenha se apresentado em todo o Estado, temos a certeza de que ainda não atingimos nem 50% dos lugares possíveis de levar a arte do circo e conquistar o interesse de novas plateias. Cada trabalho, apresentação ou atividade de formação é um passo adiante nesta tentativa de levar a arte do circo a cada vez mais pessoas,” fala Du Circo.

Cada Oficina pode ter até 3 horas de duração e tem como objetivo apresentar noções básicas de malabares, acrobacias de solo e palhaçaria. “Nosso desejo é deixar uma semente de interesse, pela cultura, pelo circo e quem sabe até pela busca de formação e profissionalização. É a nossa contribuição de resistência, disseminar nosso trabalho por todos os espaços possíveis e tornar a arte do circo tão fundamental como a educação”, completa Montanha Carvalho.

 

 

 

Sobre os espetáculos

Besouro Mutante
Três vendedores charlatões rodam o mundo divulgando seu incrível produto, o Elixixir Besouro Mutante, uma bebida milagrosa capaz de resolver todos os males, físicos e psíquicos.

Estes três caixeiros viajantes contemporâneos usam suas habilidades circenses para convencer a plateia dos poderes de seu produto. Durante a demonstração tudo pode acontecer, até a transformação dos próprios espectadores, que descobrirão habilidades que nem imaginavam ter. Essas e outras surpresas serão capazes de convencer o público a comprar este líquido poderoso?

Ficha Técnica: Concepção e roteiro: Grupo Namakaca. Direção: Rhena de Faria. Elenco: Cafi Otta, Du Circo, Montanha Carvalho.Trilha sonora: André Caccia Bava.

Dia 6 de novembro, sábado, às 17h
Duração: 50 minutos.
No YouTube Grupo Namakaca

 

Quebrando A Bacia
O espetáculo conta, a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contra-regra atrapalhado do Circo Kapput. Atrás das cortinas do circo, o personagem transita por vários tipos do imaginário do circo: malabarista, palhaço, mágico, tudo terminando sempre em grande confusão. Para não irritar o bravo dono do circo, e na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro, para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas.

O espetáculo é permeado pelo constante improviso, convidando o público a aventurar-se em uma vivência intensa e comovedora. O roteiro combina o universal e o pessoal a partir de referências do circo e memórias e experiências do ator.

Ficha Técnica: Direção: Grupo Namakaca. Concepção, roteiro e atuação: Montanha Carvalho. Direção Geral: Ale Roit. Direção Cênica: Ademir Emboava. Trilha Sonora: André Caccia Bava. Concepção de Figurinos: Flávia Arruda. Figurinos: Mirian Cassano e Marta Gaia.

Dia 7 de novembro, domingo, às 17h.
Duração: 45 minutos
No Youtube Grupo Namakaca

 

Sobre as oficinas

Circo para Crianças
Propor técnicas básicas de equilíbrio e concentração para pequenas acrobacias de solo e cambalhotas, estrelas, paradas de mão. Noções básicas de palhaçaria como cascatas, aprender a cair e não machucar. Noções do momento presente e a troca com o parceiro, a relação com o público, o desfio.

Dia 6 de novembro, quarta-feira, às 11h.
Duração: 50 minutos.
Transmissão: Instragram @namakaca

 

Circo para Pais e Filhos
A oficina tem como objetivo brincar de circo em família, sentir as dificuldades e vencer os desafios circense juntos, sempre se divertindo. Trabalhar em dupla, trio, trabalhar o coletivo. Apresentar, tentar e descobrir suas habilidades.

Dia 7 de novembro, quinta-feira, às 11h.
Duração: 50 minutos
Transmissão: Instragram @namakaca

 

 

Namakca em Ilha Bela

Dia 4 de novembro, quinta-feira, às 19hs.
Live com Alê Thomazini e Luciano Draetta no Instagram @namakaca

Dia 6 de novembro, sábado, às 17hs.
Espetáculo O Besouro Mutante no Youtube Grupo Namakaca

Dia 7 de novembro, domingo às 17hs.
Espetáculo Quebrando A Bacia no Youtube Grupo Namakaca

Ficha técnica do projeto:
Coordenação artística: Grupo Namakaca – Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho. Designer: Mariana Carvalho. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Planejamento e gestão de marketing on line: MAD – Mída Artística Digital. Direção e edição dos vídeos do repertório: Diego Lajst. Técnicos de palco, luz e som das gravações do repertório: Lays Somogi, Rosely Martinelly e Rodrigo Bella Dona. Produção Executiva: Cristiani Zonzini.

 

Foto Quebrando a Bacia: Paulo Barbuto

1 comentário em “Grupo Namakaca celebra 17 anos de trajetória com mostra de repertório on-line em Ilha BelaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *