A banda Sofisma promete entrar em 2022 com surpresas

A banda paulistana Sofisma vem há mais de 20 anos compondo e lançando trabalhos autorais, focados no Blues e Rock Clássico e flertando com o Funk e o Jazz, e preparam um novo trabalho autoral para 2022…

 

 

 

 

Luciano Assumpção, Victor Puttomatti, Renato Lagreca e Miguel Pantarotti tem como inspiração grandes nomes que marcaram a trajetória pessoal e da banda como: Muddy Waters, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Gary Moore, Rolling Stones, Beatles, The Band, Jimi Hendrix, Deep Purple, Rush, Pink Floyd, Guns n`Roses, Pearl Jam, dentre outros.

Com performances intensas e virtuosismo, a Sofisma explora a essência da música como manifestação da arte, expressão última de como os artistas interpretam e fazem sua releitura do Mundo e das experiências que compõe a vida através de suas obras, tendo os palcos como instrumentos para desenvolver sua arte.

Fundada em 1996 pelo guitarrista Luciano Assumpção, a banda lançou; 5 Ep’s que foram laboratórios para 3 álbuns: “Em Algum Lugar” (1997), “O Velho Ator” (2002) e “O Beco” (2004). E a partir de 2006, com a chegada da internet, passou a lançar seu trabalho autoral nos meios digitais.

Em 2004, a Sofisma inovou e transformou seus 03 primeiros trabalhos na Ópera Rock “O Beco”, com a participação do ator e professor de artes cênicas, Nino Belucci, que dirigiu, atuou e desenvolveu o roteiro em parceria com a banda, unindo os universos da música, da poesia e da dramaturgia.

Teaser do espetáculo Ópera Rock “O Beco”

O resultado foi um espetáculo intenso de 1h e 45minutos, onde, o ator através de monólogos interagia com a banda e as letras autorais, através de um alter ego, travestido de arlequim, que tinha como objetivo desconstruir as questões que compõem as angústias e inquietações da vida contemporânea.

O Espetáculo rodou por todo o Estado de São Paulo e nas principais Capitais do Brasil, nos principais teatros e Sescs, esse foi um momento especial para os integrantes da banda Sofisma, e em coro eles afirmam que “foi um dos momentos mais gratificante das nossas carreira, num País onde a música autoral e bandas independentes encontram inúmeros desafios para se estabelecer no mercado musical”.

A Sofisma teve suas músicas tocadas em muitas Rádios do Brasil, se apresentou e foi citada, em diversas mídias convencionais, impressas e digitais.

Também o álbum “O Beco” rendeu mais uma deliciosa surpresa… Um dia de 2009, o Luciano Assumpção atende o telefone , era uma moça da Gullane, produtora que estava trabalhando com a premiada diretora brasileira Laís Bodanzky, contou que ouviram a música “Change My Ways”no Japão, gostaram e acharam que a banda era gringa, e na pesquisa descobriram que era de uma banda brasileira, claro que a obra entrou trilha sonora do filme “As Melhores Coisas do Mundo” que estreou no Festival de Roma. No Brasil ganhou oito Calungas no Festival do Recife, sendo o filme mais premiado do festival, e em 2011 foi indicado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, como Melhor Filme, Melhor Diretor (Laís Bodanzky), Melhor Atriz Coadjuvante (Denisa Fraga), Melhor Roteiro Original (Luiz Bolognesi), Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora, ganhou Melhor Ator Coadjuvante – Caio Blat.

O Filme foi lançado em abril de 2010 com distribuição da Warner Bros, nas bilheterias nacionais teve 296.739 espectadores, ficando na nona posição no ano do seu lançamento, todo esse sucesso trouxe para a Sofisma uma projeção nacional e internacional, sendo a música executada nas salas de cinema do mundo todo.

Música “Change My Ways” no filme  “As Melhores Coisas do Mundo” 

 

 

 

Discografia

CD – Em Algum Lugar (1997)
Vocais e Gaita – Claus Ballanotti
Vocais e Percussão – Victor Puttomatti
Guitarras – Luciano Assumpção
Baixos – Rafael Neves
Baterias – Miguel Pantarotti
Gravação e Produção – Marcello Pompeu e JJ Jarjura

 

 

CD – O Velho Ator (2002)
Vocais – Victor Puttomatti
Guitarras – Luciano Assumpção
Baixos e vocais – Alexandre Vidal
Teclados – Luís Nunes
Baterias – Miguel Pantarotti
Percussão – Victor Puttomatti
Gravação e Produção – Pedro Luiz Siaretta

 

 

CD – O Beco (2004)
Vocais – Victor Puttomatti
Guitarras – Luciano Assumpção
Baixos – Leandro Ebarra
Teclados – Luís Nunes
Baterias – Pedro Michelucci
Percussão – Victor Puttomatti
Trompete em “Change My Ways” – Sergio Torres (Swis College Dixie Band)
Washboard em “Change My Ways” – Ricardo Putomatti (Swis College Dixie Band)
Gaita em “Diferente de Você” – Renato Lagreca (Cães de Aluguel)
Gravação e Produção – Eduardo Recife
Produção Comercial – Eduardo Sona

 

 

Conheça quem dá vida a Sofisma:

Sobre Victor Puttomatti – Vocal
O talentoso e performático vocalista Victor Puttomatti está na Sofisma desde 1996 e hoje divide a maioria das composições com o guitarrista Luciano Assumpção e o baixista Renato Lagreca.

Membro da primeira geração da Sofisma, Victor acumula uma extensa experiência tanto nos palcos, como em estúdio, e sabe traduzir em suas letras e composições, a essência e objetivo que a banda deseja alcançar em todos os projetos e trabalhos lançados.

Victor, que além de vocalista é um excelente percursionista, entrou na banda inicialmente tocando percussão e fazendo backing vocals. No começo da banda “Vitão” teve participações ocasionais no vocal principal e aos poucos foi assumindo o protagonismo e desenvolvendo seu estilo e identidade.

Como percussionista, atuou na banda Cães de Aluguel, com Renato Lagreca, e fez muitas gravações e participações com vários artistas, como Renato Braz e Renato Motha.

Suas performances são provocativas, bem-humoradas e interativas, acredita que a Sofisma é em essência, um grupo de amigos que amam celebrar a música e a interação com o público.

 

Sobre Luciano Assumpção – Guitarra
Luciano-AssumpçãoLuciano Assumpção, fundador da Sofisma, o guitarrista, professor de filosofia e ex frade franciscano, empunha sua Les Paul há mais de 20 anos à frente da banda com o vocalista Vitor Puttomatti.

Tem como principais influências, guitarristas do Blues como: Stevie Ray Vaughan, Gary Moore, B.B. king e Freddie King. Guitaristas do Rock como: Jimi Hendrix, Brian Setzer, Slash, Jimi Page, Angus Young e Joe Satriani.

Começou a tocar guitarra e a compor aos 14 anos e desde então nunca mais abandonou a música e a necessidade de se expressar através de seu instrumento.

Após deixar a Ordem Franciscana, fundou a Sofisma, associando o conceito da banda e das composições com o universo da Filosofia e da História, área que atua como professor. Acredita que através da arte é possivel influenciar e convidar as pessoas a desconstruir suas percepções, e que dessa forma, é possivel através da inspiração convidar à todos para uma nova postura perante o Mundo, pautada na alteridade, espirito crítico e libertário.

 

Sobre Renato Lagreca – Baixo
Renato-LagrecaRenato Lagreca, baixista e fundamental para o processo de composição do trabalho autoral da banda, começou a tocar baixo com 13 anos de idade, sempre autodidata, tendo como principais influências: Steve Harris, Geddy Lee, John Paul Jones, John Entwistle, entre outros.

Participou de bandas de Rock Progressivo, Blues, Soul, Pop Rock e Classic Rock como: Jhazmabuff, That Devi’s Band, Cães de Aluguel, MrFly, entrou para o Sofisma em 2013.

Toca Baixo e Gaita, e faz produções de Músicas para Cia de danças ”Quadrela” e produções de espetáculos variados na parte de multimídia.

Acredita que a Sofisma e a prática musical são meios para aperfeiçoar e evoluir seu processo criativo, nível técnico e qualidade das suas composições.

 

Sobre Miguel Pantarotti – Bateria
Miguel Pantarotti foi membro da primeira geração da Sofisma, ingressando na banda em 1996 e partindo para novos projetos em 2003, retornou para a alegria de todos em 2017. Sempre preciso e com um groove único é responsável pela coesão e direcionamento das composições autorais.

Baterista desde a adolescência começou a tocar em meio aos festivais que aconteciam em sua escola, onde era um misto de produtor, roadie, técnico de som, ator coadjuvante etc. Suas primeiras bandas eram autorais sofrendo forte influência dos bateristas da cena pop inglesa.

Poucos anos depois, começa sua vida profissional tocando em bares e eventos, tornando-se um músico mais eclético, incorporando principalmente o Blues e Rock n`Roll ao seu repertório e adicionando uma pegada mais old school ao seu estilo.

Já tocou com Bordeaux, BO, Eric Von Ziper, Vernissage, Thao, Salário Mínimo, Marcelo Billy e os Aerowillys, Union Jack Trio, Rico Pereira & Groove Street, The Caravan, Psycho Peter, Banda Vih, e incontáveis free lancers em bandas de baile e artistas solo.

 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtCp23G8KIv6lXqjcLeSrpQ
Instagram: https://www.instagram.com/banda_sofisma/
Facebook: https://www.facebook.com/bandasofisma

Fotos: Divulgação

1 comentário em “A banda Sofisma promete entrar em 2022 com surpresasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *