CCBB São Paulo apresenta “Uma Viagem no Tempo – Semana de 22, Pelos Trilhos do Modernismo”

Encenação em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 possibilita ao público o contato com informações, curiosidades e narrativas sobre o movimento modernista…

 

 

 

 

 

 

Um passeio pelo prédio do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, localizado no centro da capital paulista, levará o público por uma viagem sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e como ela foi deixando marcas nos 100 anos seguintes. Com ingressos gratuitos a encenação Uma Viagem no Tempo – Semana de 22, Pelos Trilhos do Modernismo acontece até 30 de abril, sábados e feriados, às 11h.

O projeto idealizado pela MoviCena Produções e Cia Mar, que também assina o roteiro, tem direção artística e encenação de Kleber Montanheiro e possibilita ao público o contato com informações, curiosidades e narrativas sobre o movimento modernista de 1922. O elenco exclusivamente feminino conta com as atrizes Beatriz Barros, Jéssica Policastri e Jennifer Souza, além das musicistas Lua Oliveira, Camila Silva e Tetê Purezempla.

Como seria se pudéssemos juntar as pontas do passado, presente e futuro? Saber o que foi feito lá, que chegou aqui e se transformará ali. Esse é o ponto de partida de Uma Viagem no Tempo – Semana de 22, Pelos Trilhos do Modernismo, onde personagens de três tempos diferentes são reunidas por uma curiosa banda para descobrir o que aconteceu na Semana de Arte Moderna de 1922 e todas as influências na arte brasileira.

Durante um passeio pelo prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, o grupo conta, canta e questiona a sequência de acontecimentos que nos trouxeram até a contemporaneidade. Com composições inéditas e de Villa-Lobos, as personagens buscam a conexão entre tempos tão diversos.

Para Kleber Montanheiro a importância da apresentação está em jogar foco na reverberação da Semana de 22 ao longo do tempo. “Pensamos nas influências do movimento modernista em vários artistas de diferentes períodos. Para isso trazemos à cena três personagens: uma pintora da década de 20, uma cantora da década de 60 e uma poeta em pleno 2022”, explica o diretor.

 

Teatro e música
Utilizando as linguagens do teatro e da música, o projeto propõe aproximar o público do conhecimento histórico que atravessa São Paulo, trazido por personagens do passado, mas que dialogam com o presente, além de valorizar a história patrimonial da cidade e da necessidade de tornar o público parte desses processos históricos.

Com a realização de Uma Viagem no Tempo – Semana de 22, Pelos Trilhos do Modernismo, o Banco do Brasil reafirma seu compromisso com a promoção e o acesso à cultura, colaborando para a formação do público e proporcionando conhecimento por meio da arte.

 

Viagem no tempo
Foi em 2016 que nasceu a MoviCena Produções, criada por Jota Rafaelli e Rafael Petri, e também a Cia Mar, idealizada por Jéssica Policastri, Beatriz Barros e Lua Oliveira. Além do ano de nascimento, o que une a produtora e a companhia teatral é a paixão pela arte, cultura, educação e o apreço em mesclar projetos nessas três importantes áreas. “Tudo isso estabeleceu uma conexão entre nós. Esta parceria nos fortalece enquanto fazedores de arte, e com esta encenação em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, queremos ampliar os horizontes do público mostrando como momentos históricos constituem nossa cultura e memória”, conta Petri.

 

O prédio do CCBB São Paulo
Construído em 1901, o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo virou agência bancária em 1927 e Centro Cultural em 2001. O edifício foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e após a reforma do arquiteto Hippolyto Pujol, se tornou o primeiro prédio do Banco do Brasil na cidade de São Paulo.

Graças ao restauro do arquiteto Hippolyto Pujol, o espaço ainda preserva características arquitetônicas do início do século da Belle Époque Paulista, período de influência francesa, como platibandas (faixas horizontais no superior do prédio) e mansardas (janelas sobre o telhado). Também são notáveis a estrutura de concreto armado (uma inovação na época), a grande área das janelas emolduradas por pilastras monumentais e o vão interno que atravessa todos os andares, iluminado por uma claraboia. Um dos destaques do prédio é o busto do deus grego Mercúrio, o deus do comércio, embaixo das iniciais “BB” do banco.

Ficha Técnica
Direção Artística: Kleber Montanheiro
Direção Musical e Composições: Lua Oliveira
Arranjador Musical Assistente: Alisson Antônio Amador
Roteiro: Cia Mar
Consultoria Histórica: Júlia Bittencourt
Intérpretes: Beatriz Barros, Jéssica Policastri e Jennifer Souza
Musicistas: Lua Oliveira, Camila Silva e Tetê Purezempla
Intérprete de LIBRAS: Amanda Assis
Figurinos e Adereços: Kleber Montanheiro
Assistente de Figurino: Marcos Valadão
Fotos: Fellipe Oliveira
Designer Gráfico: Gabriel Victal
Criação da Visita Guiada Sonora (Audiotour): Produtora Urbana
Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta
Direção de Produção: MoviCena Produções (Jota Rafaelli e Rafael Petri).
Assistente de Produção: Fellipe Oliveira
Apoio Técnico/Contrarregra: Léo Sousa
Realização: MoviCena Produções e Cia Mar.

 

 

 

 

 

 

Uma Viagem no Tempo – Semana de 22, Pelos Trilhos do Modernismo
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Informações: (11) 4297-0600
Até 30 de abril
Sábados às 11h
Sessão extra dia 21 de abril, quinta (feriado) às 11h.
Duração:60 minutos
Livre para todos os públicos
Gratuito (ingressos podem ser reservados no site eventim.com.br)
Aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228. Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô. Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Twitter: @ccbb_sp
Facebook: @ccbbsp
Instagram: @ccbb

Foto: Fellipe Oliveira

1 comentário em “CCBB São Paulo apresenta “Uma Viagem no Tempo – Semana de 22, Pelos Trilhos do Modernismo”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *