Hugo Linns lança álbum em homenagem ao frevo

“Atemporal”, que está disponível nas plataformas de streaming, traz releituras de clássicos do ritmo pernambucano e uma faixa autoral…

 

 

 

 

Violeiro, arranjador, compositor, diretor musical e produtor, reconhecido nacional e internacionalmente, Hugo Linns lança seu quinto álbum. “Atemporal”, que registra pela primeira vez o frevo na viola dinâmica Para alcançar este resultado, o artista entendeu que o instrumento contribuiria para expansão territorial do gênero, alcançando uma sonoridade inédita, pois está aliada à sua rebuscada linhagem musical.

A ideia do álbum surgiu ainda em 2015, quando o produtor André Freitas convidou Hugo para se apresentar em um projeto no Paço do Frevo. Tudo foi apurado ao longo de dois anos, já que o músico sempre considerou o ritmo desafiante. Após muito estudo e pesquisa, o artista criou os arranjos para quatro músicas e integrou outras de seu repertório, que já haviam sido gravadas anteriormente. Esse show estreou em 2017 e fundamentou o caminho que levou ao que viria a se tornar “Atemporal”.

Para Hugo, o gênero musical representa o futuro com bases no passado. “Na minha cabeça, acontece uma mistura de possibilidades infinitas de transformação. ‘Atemporal’ é muito importante porque, para mim, representa um apuro mais técnico, pois é um pouco mais difícil tocar frevo. O álbum traz releituras para viola dinâmica e banda de músicas muito conhecidas do Carnaval, e ainda apresento uma composição autoral”, diz o artista

Com 26 anos de carreira, sendo 24 deles dedicados à viola dinâmica, Hugo agora confessa já ter dito que nunca iria tocar o ritmo. “Mordendo a língua” é a única composição autoral do álbum. “É o meu primeiro frevo. Ela é justamente uma mensagem para mim no futuro, porque, quando eu era jovem, disse que não tocaria o ritmo por ser muito desafiante. É preciso uma agilidade que eu pensei que nunca teria. Então, eu estudei, estudei, estudei e mordi a língua. Gravei um disco de frevo”, revela o músico.

“Atemporal” tem 10 músicas e Hugo destaca algumas. “Acho que vale a pena ouvir com atenção os clássicos como ‘Voltei Recife’, ‘Cabelo de fogo’ e ‘Vassourinhas’. O disco tem texturas e densidade, que caracterizam um estilo próprio”, diz.

O álbum é uma ode ao gênero pernambucano, porém as músicas mexem com vários ritmos. “Os arranjos foram elaborados para que o frevo circule dentro da música. É como uma pessoa passeando dentro de um universo muito maior”, conta Hugo.

“Atemporal” tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), Governo do Estado de Pernambuco.

 

Sobre Hugo Linns
Violeiro, arranjador, compositor, diretor musical e produtor, reconhecido nacional e internacionalmente. Desde os 18 anos tocando e compondo na viola de 10 cordas, Hugo Linns revela o apuro de um grande instrumentista. As suas principais influências vão dos grandes mestres da cultura popular até a sua visão de world music. Hugo tem
quatro CDs lançados, “Fita Branca” (2010), “Vermelhas Nuvens” (2013), “A solidão do sol em cinzas do ar” (2017) e “O vento ao longe” (2020). Este último trabalho é resultado do encontro internacional entre Hugo, o percussionista sueco Sebastian Notini e o violoncelista francês Olivier Koundouno. O álbum foi lançado pelo selo alemão Martin Hossbach. Em 2018, “A solidão do sol em cinzas do ar” ganhou o 9º Prêmio da Música de Pernambuco como melhor álbum de música instrumental.
Hugo usa a tecnologia para gerar, criativamente, uma variedade de timbres e texturas com pedais de efeitos, trazendo uma síntese de sua experiência e maturidade para o instrumento. Em janeiro de 2022, lançará seu quinto álbum, intitulado “Atemporal”, com releituras de frevo para viola dinâmica e banda, pelo selo Solto no Tempo. O
trabalho tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), Governo do Estado de Pernambuco.

Spotify: https://spoti.fi/3476ZBV
Deezer: https://bit.ly/Hugo-Linns-Deezer
Instagram: @hugo_linns
Facebook: facebook.com/VioladinamicaHugoLinns

 

Foto: Laura Olivia

1 comentário em “Hugo Linns lança álbum em homenagem ao frevoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *