Projeto Literatura Postal busca incentivar a leitura, reunindo a tecnologia de realidade aumentada e a tradição dos cartões postais

Por meio de um aplicativo gratuito, as crianças apontarão os celulares para cartões postais e verão clássicos da literatura ganharem vida, com imagens em 3D, narração, trilha sonora e intérprete de libras. Evento de lançamento ocorre no dia 12 de fevereiro, na Livraria da Gente…

 

 

 

 

Uma perfeita união entre a tecnologia de realidade aumentada e a tradição dos históricos cartões postais. Tudo isso para incentivar nas crianças o hábito da leitura, de uma maneira lúdica, interativa e divertida. Esta é a proposta do projeto Literatura Postal, criado pelo grupo Ciclistas Bonequeiros, que será lançado oficialmente no dia 12 de fevereiro (sábado), na Livraria da Gente, a partir das 14h.

Na ocasião, o público será convidado a imergir nas histórias com o uso da tecnologia, numa instalação com celulares e cartões postais. Haverá ainda uma bate-papo reunindo Gustavo Guimarães, integrante dos Ciclistas Bonequeiros e um dos idealizadores da Literatura Postal; a professora Cris Camilo, que falará sobre como foi a experiência da utilização do projeto em sala de aula; Bruna Burkert, também dos Ciclietas Bonequeiros, responsável pelos recursos de acessibilidade e Edu Brisa, que co-assina as poesias sobre o nordeste brasileiro num dos postais.

3D – A iniciativa, num formato inovador e inédito, funciona de maneira simples. Por meio de um aplicativo gratuito (disponível nas plataformas Android e iOS) os pequenos leitores apontarão o celular para um dos cartões postais e, em seguida, verão aparecer na tela imagens ganhando vida de maneira tridimensional, além da narração das histórias do cartão postal, com uma trilha sonora especial e a imagem de um intérprete em libras.

A ideia é que os cartões – no total de 10 por história –, que são embalados dentro de um Kamishibai, técnica artesanal milenar japonesa, para exibição de imagens, sejam comercializados em livrarias, papelarias e em bancas de jornal, resgatando esta tradição dos postais, que praticamente desapareceu.

“Trata-se, portanto de um grande incentivo para despertar o prazer pela leitura desde cedo e enriquecer o aprendizado das crianças e jovens, reunindo no mesmo projeto, educação, literatura e tecnologia”, afirma Gustavo Guimarães.

Coleção de Clássicos – Para a coleção de obras literárias que integram o projeto, foram selecionados e adaptados 4 clássicos: O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), O Saci (Monteiro Lobato), Babar no Reino dos Elefantes (Jean de Brunhoff) e Pedro Malasartes (Contos populares). Além disso, foram criadas poesias inéditas sobre o Nordeste e cada um de seus 9 estados, com xilogravuras de J. Borges (Edu Brisa e Gustavo Guimarães).

“Um leitor atento é capaz de, por meio da linguagem, agir e compreender o mundo em que vive, desenvolvendo o senso crítico e seu raciocínio. O projeto instiga a curiosidade e a busca pela novidade, podendo assim, desenvolver a criatividade, a interação e o imaginário”, enfatiza Gustavo Guimarães.

Vale destacar ainda os recursos de acessibilidade e realidade aumentada. A Literatura Postal busca aproximar ainda mais o universo literário, sobretudo, das crianças já alfabetizadas, sempre de forma imersiva e interativa. O projeto possibilita que elas desfrutem de imagens que podem ser integradas à sua realidade tridimensional, fugindo do padrão bidimensional dos objetos tradicionais, como vídeos, e-books, entre outros.

“Pelo fato de seu aspecto tecnológico estar integrado às tecnologias de uso cotidiano como tablets e smartphones, a Literatura Postal traz como consequência um impacto de sucesso no processo educacional muito mais forte, interativo e dinâmico”, conclui Gustavo Guimarães.

Ficha Técnica do Projeto
Produção: Bruna Burkert, Cris Camilo e Gustavo Guimarães
Escritor: Gustavo Guimarães
Escritor convidado para os postais com a temática nordeste: Edu Brisa
Xilogravuras das poesias com a temática nordeste: J. Borges
Consultoria de Acessibilidade: Bruna Burkert
Designer: Geovane Fermac
Criadora Musical/Sonoplastia: Carol Guimaris

 

 

 

 

 

 

 

Lançamento Literatura Postal em Realidade Aumentada
Sábado, 12 de fevereiro, às 14h
Livraria da Gente
Rua Dionísio da Costa, 20, Vila Mariana
Atenção: Será obrigatório o uso de máscara

 

Grupo Ciclistas Bonequeiros
Site: www.ciclistasbonequeiros.com.br
Facebook: www.facebook.com/ciclistasbonequeiros.1
YouTube: www.youtube.com/ciclistasbonequeiros
Site do projeto: www.literaturapostal.com

Foto: Gustavo Guimarães

1 comentário em “Projeto Literatura Postal busca incentivar a leitura, reunindo a tecnologia de realidade aumentada e a tradição dos cartões postaisAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *