Cancionista e poeta David Calderoni lança o álbum “Dear Mom Beija-Flor”

Com destaque para letras compostas originalmente em português e inglês, o álbum “Dear Mom Beija-Flor” é fruto das experimentações musicais mais recentes do compositor David Calderoni, que tem carreira como psicanalista…

 

 

 

 

O cancionista e poeta David Calderoni lança o álbum “Dear Mom Beija-Flor” em formato digital, com 7 faixas que contam com as interpretações da cantora Ithamara Koorax e do guitarrista e violonista Joseval Paes, responsável também pela direção musical. O álbum foi concluído no final de 2021 em São Paulo e apresenta, em duas faixas, a participação especial à distância do renomado tecladista norte-americano Jeff Levine, que vive em Nova Jersey.

Este é o sexto álbum de David Calderoni, que traz uma novidade: três canções bilíngues, que fazem interagir o português e o inglês em duetos vocais do compositor com Ithamara Koorax. Cada canção possui duas letras independentes e a interação que ocorre entre elas a partir dos diferentes idiomas gera um outro campo sentido.

A parceria entre autor e intérpretes, iniciada por meio de encontros online, foi registrada pela primeira vez em estúdio exclusivamente para este álbum. Desse encontro surgiu a música que dá nome ao projeto e que logo no primeiro verso prenuncia o que está por vir na forma de uma invocação: Dear mom and children, look up to the skies. O que se vê então é o nascimento de uma parceria que vem à luz como o amor trazido pelo beija-flor cantado na sequência da canção.

 

O trabalho apresenta ainda outras duas canções em que o português e o inglês interagem nas vozes de David e Ithamara Koorax. “Quando começamos a preparar o álbum, a letra em inglês já estava pronta. Então a Ithamara me pediu que eu fizesse uma versão em português e o resultado foi uma combinação de idiomas que, quando entrelaçados, produzem uma interseção que propicia um terceiro campo poético”, afirma David.

Ithamara Koorax é uma cantora notável. Foi eleita por dois anos consecutivos como uma das três melhores cantoras de jazz pela revista DownBeat, ao lado de Diana Krall e Cassandra Wilson. Sobre o processo de gravação das canções ela revela: “Quando o David me mostrou as letras em inglês, eu fiquei surpresa, pois elas têm uma construção poética muito especial, ainda mais se pensarmos que esta não é a sua língua nativa. Então pedi a ele que compusesse uma parte da música em português. Menos de 10 minutos depois, ele me ligou para mostrar a versão final da canção, já com o título ‘Dear Mom Beija-Flor’. Fiquei encantada, porque não era apenas uma versão traduzida daquilo que já cantávamos em inglês, mas sim uma nova história que se abria na mesma canção, com o aparecimento de um novo idioma e um novo personagem: o beija-flor, que acabou sendo incorporado ao título.”

Os arranjos foram criados por Joseval Paes, escritos a partir do jeito peculiar de David de compor e tocar o violão. “Eu estudei e respeitei as distribuições harmônicas do David que me impressionaram pela originalidade”, afirma Joseval Paes, que além de assinar a direção musical do álbum, executou em cada canção um amálgama de cadências harmônicas e solos bem arquitetados. Duas das versões finais contaram ainda com o arremate especial do tecladista Jeff Levine, que vive nos Estados Unidos e teve extensa carreira com o cantor Joe Cocker.

Sobre o processo de construção da parceria com os intérpretes, David afirma: “Reconheço em Ithamara e Joseval a potência de quem é capaz de levar minhas canções a lugares aonde elas nunca chegaram. Ithamara é uma cantora de carreira reconhecida internacionalmente por grandes maestros e compositores, muito acostumada a cantar em inglês. Joseval é um músico de uma polivalência impressionante. Professor de música e regente de big bands em Tatuí, ele escutava em amplo espectro aquilo que eu compus em voz e violão, criando arranjos a um só tempo inovadores e fiéis à criação original. Isso inclusive me impulsionou a renovar a forma como cantei minhas próprias canções.”

Ao longo dos últimos 24 anos, David Calderoni produziu 6 discos de canções como compositor e intérprete, além de três livros de poesia. Há mais de 30 anos, ele atua regularmente como psicanalista e reconhece que a música sempre esteve em ação em seu ofício clínico.

Sobre as descobertas resultantes desse encontro, David afirma: “A música é um meio de transporte, capaz de me levar aonde eu jamais sonhei. Quando começo a compor, nunca sei no que vai dar. Por outro lado, aos 64 anos, sinto pulsar o menino que aos oito intuiu na harmonia o elemento-chave para criar a liga entre música e poesia, harmonia que, para mim, singulariza a grande arte da canção. No meu último aniversário, há quase um ano, Ricardo Calderoni me apresentou a Joseval e Ithamara, que me fizeram renascer como cancionista ao reconhecer e irradiar pelo prisma de suas primorosas personalidades artísticas aquelas minhas intuições harmônicas originárias.”

O álbum “Dear Mom Beija-Flor” está disponível em formato digital nas plataformas streaming e em formato de lyric videos no YouTube, além de um videoclipe da faixa final. A distribuição digital é feita pela Tratore.

 

 

“Dear Mom Beija-Flor” – O Álbum Faixa a Faixa:

 

 

 

 

 

 

 

Dear Mom Beija-Flor (2:50)
Dueto vocal em que David Calderoni e Ithamara Koorax são família e futuro numa poética interativa entre o português e o inglês. As vozes são costuradas pelo blues da guitarra de Joseval Paes e os teclados de Jeff Levine, que emolduram a expressão dos amores passados, que abrem passagens ao florescimento dos que estão por nascer.

 

Arte Soul (3:18)
Relatos de um diário em formato de swing jazz que enaltece a resistência e a afirmação da arte e do amor em tempos difíceis. Padecer é um poder quando toma parte do processo de criar.

 

Trama Justa (3:23)
Uma valsa jazz que trama os sonhos em um caleidoscópio de palavras que se sobrepõem abrindo novos significados para personagens que tornam as vidas mais humanas, como Sigismundo (Freud) e Benedito (Espinoza). A canção faz parte da trilha sonora de “Viagem a Mondragón”, documentário realizado em 2007 por David Calderoni.

 

Viação Dignity (3:52)
Um afrosamba das travessias por labirintos do tempo e do espaço, que terão valido a pena quando aportarem no sustento material de uma vida digna. Uma canção que une esforços por uma renda básica e pela cidadania para todos.

 

Pelicano (3:19)
O ijexá é um convite a cantar junto, em uma marcha por direitos. Composta em 1988, ano da Constituição-Cidadã, a canção enaltece catadores de materiais recicláveis em situação de rua que, enquanto prestam um serviço essencial à preservação do meio-ambiente, lutam de corpo e alma por seus direitos parentais, habitacionais e alimentares.

 

Olha o Degrau! (3:19)
Um canto para a liberdade composto a partir do encontro com as histórias das lutas político-culturais do Quilombo da Fazenda (Ubatuba – SP), onde David Calderoni realizou também sua pesquisa de pós-doutorado. A canção foi adotada como um hino pelo próprio quilombo, de onde o autor recolheu as histórias que formam os seus versos.

 

Ricardo Coração de Orquestra (3:57)
A derradeira canção do álbum se volta aonde tudo começou. A justa homenagem de David Calderoni ao maestro e parceiro musical que lhe apresentou Ithamara Koorax e Joseval Paes: “a música mais sublime reside no resgate e no amparo do afeto criador”. A canção é dedicada ao maestro Ricardo Calderoni e remete ao seu itinerário musical, histórico e social, em que se destaca o premiado projeto Tesouros Musicais do Holocausto.

Link para ouvir o álbum nas plataformas: https://tratore.ffm.to/dearmom

 

Foto: Reprodução do Facebook 

1 comentário em “Cancionista e poeta David Calderoni lança o álbum “Dear Mom Beija-Flor”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *