Coletivo Luzamba leva obra de George Orwell para uma série de atividades gratuitas

Grupo de Leitura, ciclo de debates virtuais, exibição em vídeo de fábulas populares, oficina literária em dramaturgia e live com a equipe estão na programação que tem como inspiração o clássico “A Revolução dos Bichos”…

 

 

 

 

 

A Revolução dos Bichos é um dos maiores clássicos da literatura que vem trazendo novas discussões desde sua publicação em 1945. A obra de George Orwell (1903 – 1950) é propulsora para o Coletivo Luzamba no projeto “Fábulas e Levantes: Movimentações Periféricas a partir d’A Revolução dos Bichos”.

Entre março e abril, a iniciativa visa trazer uma série de atividades gratuitas em volta do livro como: grupo de leitura, ciclo de debates virtuais, exibição em vídeo de fábulas populares, oficina literária em dramaturgia e live com a equipe. O projeto tem como alvo o público das cidades periféricas da Bacia do Juquery (Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Cajamar e Caieiras).

O objetivo é fomentar essas ações culturais e educativas na periferia com a finalidade de incentivar o desenvolvimento intelectual por meio da leitura em comunidades populares de baixa renda, com base no entendimento de que a leitura pode orientar e construir o sentido de cidadania, e ampliar o senso crítico estimulando o pensamento livre, que por consequência, impulsiona a busca por mudanças dentro do território periférico.

A Revolução Dos Bichos é uma fábula sobre o poder e narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera em uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. A obra foi escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945.

A coidealizadora do projeto, Camila de Souza, ressaltou as características que fazem do clássico de George Orwell uma obra ímpar: “A mistura de fábula com o contexto político fez o livro ficar acessível para que todas as idades e todas as pessoas pudessem ler, ao passo que se divertem com a trama e já avaliam com os aspectos da vida cotidiana. É uma sacada inteligente e tem um propósito de levar o conhecimento crítico para qualquer um que se preste a ler, ouvir essa fábula. O ambiente lúdico da fábula “a fazenda dos animais” leva o leitor a uma perspectiva criativa dos fatos apresentados no livro. É o ambiente do teatro, da sátira, das risadas e da imaginação”.

O livro marcou história e vem mostrando sua importância para várias gerações. “George usa recursos literários que nos levam a um mundo imaginário, mas também com aspectos realistas sobre as ações humanas no contexto social. Orwell foi um escritor que deu pernas aos animais e asas aos humanos, deu à fábula uma importância político social que refletiu em seu tempo e com certeza reflete no nosso”, finaliza Camila.

 

 

 

“Fábulas e Levantes: Movimentações Periféricas a partir d’A Revolução dos Bichos”
Com o Coletivo Luzamba.

Programação

Levante 1
Grupo de Leitura Coletiva
Data: 2 de abril, das 15h às 17h
Biblioteca Patativa do Assaré
Parque da Criança/CEU das Artes Francisco Morato
Av. Paulo Brossard – Jardim Vassouras, Francisco Morato

Grupo presencial de leitura coletiva dirigida com o total de 4 encontros. O livro a ser pautado por esse grupo de leitura é “A Revolução dos Bichos” (1945) de George Orwell. Esses encontros para leitura coletiva terão duração de 2 horas com apoio de vídeos, imagens e trechos da obra para compor o entendimento mais aprofundado sobre o conteúdo abordado no livro. Os encontros terão a disponibilidade de um profissional intérprete de Libras.

 

Levante 2
Ciclo de Debates Virtuais
Data: 7, 8 e 9 de abril, das 19h às 21h
Online, canal YouTube do Coletivo Luzamba
https://bit.ly/canalcoletivoluzamba

Serão três rodadas de debates virtuais (duração média de 2 horas) com as temáticas previamente estabelecidas a partir da ideia do livro e dos encontros semanais.
Debate 1 (07/03): “Literatura em tempos de autoritarismo”
Debate 2 (08/03): “Sobre a literatura de George Orwell”
Debate 3 (09/03): “Literatura e Fábulas para levantes”
Cada debate envolve discussões no âmbito literário, educativo, artístico, político e social. Os debates terão acessibilidade garantida por profissional intérprete de Libras. Cada debate terá 60 vagas, preenchidas por inscrição em formulário. Todos os participantes do ciclo completo de debates (6 horas de carga horária) receberão certificado.

 

Levante 3
Gravação e Exibição de Fábulas Populares
Exibição em Escolas (Exibição fechada): 27, 28 e 29 de abril, das 10h às 11h
Data de Estreia YouTube (Exibição aberta): 30 de abril, às 17h
https://bit.ly/canalcoletivoluzamba

Serão realizadas as gravações e exibições de 2 vídeos curtos a partir de fábulas populares adaptadas para cenas teatrais com contação de história. O principal foco dos vídeos é fazer a ponte entre a literatura, a arte e a população infantojuvenil dessa região periférica. As vídeo-fábulas terão acessibilidade garantida por profissional intérprete de Libras. Os vídeos serão estreados em exibições fechadas para alunos do ensino fundamental e ainda disponibilizados no canal do YouTube do coletivo após sua estreia.

 

Levante 4
Oficina Literária em Dramaturgia
Data: 5, 6, 13 e 14 de abril, das 18h às 20h
Etec de Francisco Morato
Rua Tupinambás, 572 – Jardim Nova Belem, Francisco Morato

Oficina presencial de escrita literária em dramaturgia, utilizando fábulas populares e a obra de George Orwell como disparadores criativos. As atividades serão propostas em 4 encontros de 2 horas cada, programados 2 vezes por semana. Ao final das atividades e da elaboração dos textos, esse material desenvolvido será divulgado em um blog/site para incentivar os participantes e disponibilizar um espaço virtual para fins educativos.

 

Levante 5
Live Roda de Debate Online e Sorteio de Livros
Data: 30 de abril, das 19h às 21h
Local: Online, canal YouTube do Coletivo Luzamba
https://bit.ly/canalcoletivoluzamba

Live/Roda de conversa que reunirá todo elenco, direção, mediadores e participantes para compartilhamento de vivências. O intuito é desmistificar as profissões artísticas ao criar uma ponte que liga as pessoas aos seus próprios conhecimentos e habilidades através da literatura e da arte cênica. A jornada artística sempre começa com o primeiro passo, essas vivências permitem que os participantes tenham a primeira interação com o mundo artístico de uma forma estruturada e orientada. Nesse debate as dúvidas e os relatos serão observados, fechando assim as atividades do projeto literário. O último encontro terá duração de 90 minutos e contará com recurso de interpretação em Libras.

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Coletivo Luzamba leva obra de George Orwell para uma série de atividades gratuitasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *