No Itaú Cultural, a programação de fim de semana para as crianças

No Arte na Rua, a Trupe Baião de 2, faz intervenções circenses com pernas de pau ao ar livre em frente ao prédio da instituição na Avenida Paulista…

 

 

 

 

 

No Palco Virtual, disponível on-line para todo o Brasil, o Grupo Estação de Teatro, volta a apresentar No Coração da Lua, peça que, de forma suave e lúdica, fala da saúde mental dos pequenos. O IC para Crianças segue com a temporada voltada para o circo e traz novo episódio.

A calçada do Itaú Cultural, volta no domingo, 19, com mais um Arte na Rua, no qual a Trupe Baião de 2 faz mais uma apresentação circense com pernas de pau, às 13h e às 15h, sempre com 15 minutos de duração. No formato on-line, em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural segue em cartaz o espetáculo No Coração da Lua, do Grupo Estação de Teatro e da BOBOX Produções, recomendado para maiores de 10 anos. A montagem integra a programação do Palco Virtual, com temática que relaciona a infância e saúde mental, e pode ser vista a qualquer momento. No sábado, 19, o IC para Crianças oferece, nos mesmos canais digitais, episódio inédito com dicas para fazer malabares com caixas pelo artista Duba Becker.

 

Arte na Rua
No mês dedicado ao circo, a intervenção sobre pernas de pau de Guilherme Awazu e Rachel Monteiro, criadores da Trupe Baião de 2, no Arte na Rua se inspira e parte da pesquisa realizada para a criação do espetáculo Caminho da Saracura – ave de longas pernas, que era sempre vista correndo na região do Vale do Rio Saracura, localizado onde é hoje o bairro do Bixiga.

A última apresentação da série de acrobacias sobre pernas de pau, será no dia 27, quando se comemora o Dia do Circo. Ela reunirá todo elenco desse espetáculo em uma performance acrobática que é também um feitiço para “desenterrar” o Rio Saracura, sua memória e a dos povos que foram invisibilizados com ele, quando a região se tornou um bairro urbano.

 

Palco Virtual
A peça No Coração de Lua tem como protagonista Luana, uma menina inteligente, alegre e muito ativa, que, sem causa aparente, acorda sem vontade de se levantar, comer ou brincar. Com a ajuda de seu grande amigo, Juca, a garota parte em uma jornada em busca de respostas. Nesta viagem os dois encontram seres fantásticos, que os ajudam a chegar até o coração de Lua, único capaz de resolver todos os problemas.

A saga de Luana e Juca, contada, com muito humor, leveza, músicas e valiosas lições, provoca uma reflexão sobre o que se passa na cabeça e nos corações de muitas crianças, sejam incômodos, medos, alegrias e dificuldades de expressarem o que sentem. O espetáculo é dirigido por Rogério Ferraz.

 

IC para Crianças
O circo também permeia a programação do IC para Crianças desenvolvida pelo Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural. O convidado dessa temporada é o palhaço, ator e malabarista Duba Becker, que no oitavo episódio dessa série de vídeos ele ensina malabares com caixas.

 

Sobre os participantes

Duba Becker é malabarista, acrobata e palhaço. O artista já se apresentou em países, como Alemanha, Portugal, Espanha e Argentina, e realizou temporada com seus números no Circo Gaia em espaços voltados para a arte, como o Sarau do Charles e diversos festivais de circo e espetáculos de rua pelo país.

Como professor, ministrou cursos de Iniciação Circense, Oficinas de Introdução à Arte do Malabarismo e oficinas de confecção de malabares. Integra desde 2003 a Cia Suno, companhia fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.

Além de se dedicar à arte circense nestes anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista, Gaviões da Fiel e Rosas de Ouro. Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.

Rogério Ferraz é diretor, ator, cenógrafo e iluminador. Graduado na Escola Municipal de Teatro de Londrina em 1998. Em 2009, funda o Grupo Estação de Teatro. Foi integrante do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de 2004 a 2008. Recebeu prêmios importantes, tanto na área de atuação, quanto nas áreas de cenografia e iluminação, com destaque para Melhor ator infantil pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 2007, e Melhor Ator, pelo Prêmio FEMSA Coca-cola, no mesmo ano.

Paulo Lima há 18 anos trabalha com teatro, tem em seu currículo 11 espetáculos encenados, onde os mesmos já passaram por importantes Festivais do país como o Poa em cena, Caxias em cena, Festival de teatro Toni Cunha, Festival Nacional do Recife entre outros. Exerce também a função de produtor cultural na cidade de Natal.

Maria Flor é graduada em Teatro e mestranda em Artes Cênicas. Desenvolve trabalho de pesquisa em teatro, performance e música. Participou de trabalhos como Revoada (2014), Fogo de Monturo (2017), No coração da Lua (2020) e deu voz para a personagem de animação Nina em As aventuras de Nina e Xilo (2021).

Trupe baião de 2 foi criada por Guilherme Awazu e Rachel Monteiro. É uma companhia de circo e teatro que tem como missão o aprimoramento técnico e cênico na perna de pau, pesquisando essa materialidade como amplificador para suas poéticas e virtuoses.

Rachel Monteiro é artista circense com formação pelo Método Bertazzo e em teatro físico no Estúdio Luis Louis. É pernalta, volante de acrobacia e percha de equilíbrio, se dedica à pesquisa de acrobacias coletivas e criação cênica nas pernas de pau. Guilherme ribeiro awazu, é artista circense e arte educador há 17 anos, graduado em Educação física, tendo se especializado em psicomotricidade e biomecânica. Há 15 anos vem defendendo a perna de pau na cena circense como materialidade de pesquisa e aprofundamento técnico.

 

 

 

 

Palco Virtual

No Coração da Lua – com Grupo Estação de Teatro
Até 27 de março
Duração: 50 minutos
Em www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos (medo e linguagem imprópria)
https://www.itaucultural.org.br/presskit/mostra-rumos-2017-2018/images/resized_libras.jpg?crc=3894348923Desenho em preto e branco

Ficha técnica
Elenco: Maria Flor, Paulo Lima e Rogério Ferraz
Direção: Rogério Ferraz
Dramaturgia: Tonho Costa
Direção de arte: João Marcelino
Cenografia e Iluminação: Rogério Ferraz
Figurinos e adereços: João Marcelino
Maquiagem e Caracterização: Talita Yohana
Coordenação de Produção: Arlindo Bezerra
Produção Executiva: Talita Yohana
Assistência de Direção: Manu Azevedo
Músicas: Tonho Costa
Preparação Vocal: Jô Meireles
Direção de Palco: Juca Santos
Adereços de Cena: Katia Dantas
Assistente de Produção: Flavio Bittencourt
Cenotécnico: Anderson Galdino
Designer Gráfico: FilipeAnjo
Costureira: Phatima Rocha
Animação: Paula Vanina
Ensaio Fotográfico: Brunno Martins
Consultoria técnica: Psicólogo Ciro Sampaio
Som Direto e Mixagem: Paulo Milton e Isáias Lucas
Direção de Fotografia: Rodrigo Sena
Edição e Finalização: Johan Jean e Julio Schwantz

 

Arte na Rua

Intervenção Saracura, com Trupe Baião de 2
Dias 20 e 27 de março, às 13h e 15h
Duração: 15 minutos
Calçada do Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
Classificação: livre

Ficha técnica
Artistas: Guilherme Awazu, Rachel Monteiro, Karen Nashiro, Alex Bingó, Aipim e Lemon
Concepção: Rachel Monteiro
Cenografia e figurinos: Juliana Bertolini
Realização: Trupe Baião de 2
A intervenção se inspira no universo e pesquisa do espetáculo Caminho da Saracura da Trupe Baião de 2, de direção e roteiro de Mafalda Pequenino e direção musical de Ivan Alves.

 

IC para Crianças
Dia 19 de março, às 11h
Em www.youtube.com/itaucultural
Classificação: livre
https://www.itaucultural.org.br/presskit/mostra-rumos-2017-2018/images/resized_libras.jpg?crc=3894348923Desenho em preto e branco

 

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

 

Foto No Coração da Lua: Brunno Martins

1 comentário em “No Itaú Cultural, a programação de fim de semana para as criançasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *