2 Mililitros Cia. Teatral estreia espetáculo para a Primeira Infância

Cadê? O que? Achou! – Ações Poéticas para a Primeira Infância tem apresentação de espetáculo e contação de história, além de vivências lúdicas. Projeto circulará por oito Casas de Cultura nas zonas norte, sul, leste e oeste de São Paulo…

 

 

 

Com pesquisa voltada desde 2017 para ações culturais para a primeira infância, a 2 Mililitros Cia. Teatral formada pelas atrizes Júlia Mariano e Thiane Lavrador apresenta o projeto Cadê? O Que? Achou!, uma série de ações para crianças de 0 a 6 anos. A programação gratuita acontece de 23 de abril a 3 de julho, sábados e domingos, em oito Casas de Cultura da capital paulista.

Contemplado pelo Edital de Fomento a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo o projeto Cadê? O Que? Achou! conta sempre com dois dias de atividades. Aos sábados, às 11h, acontece o espetáculo Cadê? destinado a bebês de 0 a 3 anos e às 15h a contação de histórias O que? para crianças de 3 a 6 anos. No domingo é a vez do Achou!, vivências lúdicas para crianças e seus cuidadores (11h para bebês de 1 a 3 anos e 15h para crianças de 3 a 6 anos).

As Casas de Cultura que recebem o projeto Cadê? O Que? Achou! são: Butantã (23 e 24 de abril), Guaianases (30 de abril e 1º de maio), Campo Limpo (14 e 15 de maio), São Rafael (21 e 22 de maio), Raul Seixas (11 e 12 de junho), Salvador Ligabue (18 e 19 de junho), Brasilândia (25 e 26 de junho) e Casarão da Vila Guilherme (2 e 3 de julho).

A atriz Júlia Mariano explica que há cinco anos a 2 Mililitros Cia. Teatral se debruça em projetos culturais para a primeira infância. “Com o isolamento social provocado por conta da pandemia da covid-19, muitos bebês nascidos durante a quarentena tiveram pouco ou nenhum contato com seus pares. Cadê? foi nosso primeiro espetáculo e sempre que possível voltamos a apresenta-lo”, explica ela.

 

Brincar livre
Desenvolvido através da observação da maneira lúdica com a qual os bebês interagem e descobrem o mundo ao seu redor, o espetáculo Cadê? é destinado a bebês de 0 a 3 anos. Todos os adereços utilizados são objetos cotidianos e ganham uma nova função através do universo brincante e da imaginação. Após a apresentação o público é convidado a entrar em cena e explorar livremente o cenário e os adereços.

Já a contação de história O que? tem como público alvo crianças de 3 a 6 anos. Baseada na mitologia indígena, a apresentação fala sobre o surgimento da noite e seus mistérios. Há muito tempo atrás, quando o mundo era ainda bem jovem e nem mesmo os animais haviam sido criados, as pessoas viviam cansadas e não conseguiam dormir. O motivo? A noite não existia! Mas como será que ela surgiu?

As vivências lúdicas Achou!, destinadas para crianças e seus cuidadores, são divididas em duas faixas etárias. Na vivência para bebês de 0 a 3 anos são disponibilizados materiais fáceis de serem encontrados e reproduzidos em casa (tecidos, sementes, recipientes de metal e plástico, argila) e a equipe estará disponível para conversar e pontuar sobre a importância da exploração e do brincar livre. Já para os maiores, de 3 a 6 anos, uma caça-ao-tesouro super divertida explora os ambientes das Casas de Cultura. “A ideia é colocar a criança como pesquisadora em um ambiente onde ela tem liberdade para realizar suas próprias descobertas”, conta a atriz Thiane Lavrador.

Ficha Técnica
Idealização e concepção do projeto: 2 Mililitros Cia Teatral
Elenco e oficineiras: Júlia Mariano e Thiane Lavrador
Assistente de produção: Henrique Reis
Assessoria de imprensa: Nossa Senhora da Pauta
Realização: Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, via Edital de Fomento a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens.

 

 

 

 

Cadê? O Que? Achou!
Toda programação é gratuita.
A retirada de senha é obrigatória e acontece 30 minutos antes de cada atividade.
*O uso de máscara em locais fechados e apresentação da carteira de vacinação contra covid-19 (para os acompanhantes e crianças acima de 5 anos) é obrigatório.

 

 

Cadê? O Que? Achou!

Butantã
Dias 23 e 24 de abril, sábados e domingos às 11h e 15h.
Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri (zona oeste).
Telefone: (11) 3742-6218.

Guaianases
Dias 30 de abril e 1º de maio, sábados e domingos às 11h e 15h.
Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares (zona leste).
Telefone: (11) 2016-1961.

Campo Limpo
Dias 14 e 15 de maio, sábados e domingos às 11h e 15h.
Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Bom Refúgio (zona sul).
Telefone: (11) 5841-8164.

São Rafael
Dias 21 e 22 de maio, sábados e domingos às 11h e 15h.
Rua Quaresma Delgado, 354 – Jardim Vera Cruz (zona leste).
Telefone: (11) 3793-1071.

Raul Seixas
Dias 11 e 12 de junho, sábados e domingos às 11h e 15h.
Rua Murmúrios da Tarde, 211 – Jose Bonifácio (zona leste) – a Casa
fica dentro do Parque Raul Seixas.
O espaço, atualmente passa por reformas, então a programação vai
acontecer nos espaços do Parque.
Telefone: (11) 2527-4142.

Salvador Ligabue
Dias 18 e 19 de junho, sábados e domingos às 11h e 15h.
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó (zona norte).
Telefone: (11) 3931-8266.

Brasilândia
Dias 25 e 26 de junho, sábados e domingos às 11h e 15h.
Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº – Brasilândia (zona norte).
Telefone: (11) 3922-7664.

Casarão da Vila Guilherme
Dias 2 e 3 de julho, sábados e domingos às 11h e 15h.
Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme (zona norte).
Telefone: (11) 2909-0065.

Cadê?
Sábados às 11h.
Elenco e concepção: Thiane Lavrador.
Público-alvo: bebês de 0 a 3 anos.
Capacidade máxima: 30 bebês e 60 adultos.
Duração: 40 minutos.
Em caso de lotação máxima na primeira sessão será realizada sessão extra no mesmo dia às 12h.

O que?
Sábados às 15h.
Elenco e concepção: Júlia Mariano.
Público-alvo: crianças de 3 a 6 anos.
Capacidade máxima: 50 pessoas.
Duração: 30 minutos

Achou! (de 0 a 3 anos)
Domingos às 11h.
Público-alvo: bebês de 0 a 3 anos.
Capacidade máxima: 30 bebês e 60 adultos.
Duração: a atividade do brincar livre fica disponível por uma hora.
Em caso de lotação máxima na primeira sessão será realizada sessão extra no mesmo dia às 12h.

Achou! (de 3 a 6 anos)
Domingos às 15h.
Público-alvo: crianças de 3 a 6 anos
Capacidade máxima: 30 crianças e 30 adultos
Duração estimada: de 40 minutos a 1 hora

 

 

Sobre a 2 Mililitros Cia. Teatral
A partir da parceria entre as atrizes Thiane Lavrador e Júlia Mariano surge a 2 Mililitros Cia. Teatral. Interessadas em democratizar o acesso à cultura, as duas atrizes criam espetáculos que necessitem de pouca infraestrutura permitindo apresentações em espaços não convencionais como escolas, bibliotecas e espaços alternativos. No repertório destaque para os espetáculos Cadê? – Teatro para Bebês, concebida para bebês de 0 a 3 anos e que desde a estreia, em outubro de 2017, foi vista por mais de 500 bebês e suas famílias; e Shakespeare de Bolso, montagem para jovens e adultos que já se apresentou em diversos espaços na cidade de São Paulo como Teatro UMC, Unibes Cultural e Pinacoteca do Estado. Em 2020, durante o período de isolamento social, a 2 Mililitros Cia. Teatral realizou em abril sua primeira programação virtual, uma semana em comemoração ao aniversário de William Shakespeare com vídeos, indicações de obras, lives e bate-papos. Já em maio iniciou o quadro É de Pequenino Que Se Torce o Pepino, onde convida o público a compartilhar com o grupo histórias de suas infâncias que se transformam em material cênico em vídeos curtos disponibilizados três vezes por semana nas redes sociais da Cia. Três vídeos que partiram dessa iniciativa foram contemplados pelo Festival UP. Em junho, a programação ficou por conta do Arraiá 2ML, que contou com vídeos de curiosidades, lives gastronômicas, experimento cênico ao vivo via plataforma de vídeo conferência intitulado Breinkin Níus: O Caso do Caboclo D’Água, bingo e Cordel Elegante. No mês de julho a Cia. começou a explorar o uso de outras plataformas e, em agosto, estreou um programa de rádio com base no desdobramento do experimento Breikin Níus, trazendo outras histórias do imaginário popular contemplando o mês em que se comemora o folclore nacional. Em setembro a Cia. estreia o experimento cênico Fragilidade, teu Nome é Mulher?, no qual dois solos acontecem simultaneamente utilizando diferentes aplicativos na condução da narrativa. No início de 2021 Fragilidade, teu Nome é Mulher? ganha mais uma temporada online com recursos da Lei Aldir Blanc.

Site – 2mililitros.com.br
Instagram e Facebook – @2mililitros

 

Foto Cadê: Flávia Mesquita

1 comentário em “2 Mililitros Cia. Teatral estreia espetáculo para a Primeira InfânciaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *