Sesc 24 de Maio apresenta teatro infantil “A Cruzada dos Corações Puros (ou quem inventou a guerra?)” da Cia. Variante

A partir de poema de Bertolt Brecht a peça traz à cena 55 máscaras inspiradas na commedia dell’arte, com entrada gratuita entre os dias 9 de abril e 1º de maio, sábados e domingos, às 16h…

 

 

 

 

Um grupo de crianças se une e cruza o mundo para achar o autor da história mundial e fazer um pedido: que ele mude os rumos de suas histórias. Assim começa A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?), o mais recente espetáculo infantil da Cia. Variante, a partir do dia 9 de abril, sábado, às 16h, com entrada gratuita, no Sesc 24 de Maio.

Com direção de Danilo Mora e dramaturgia de Tati Takiyama, que estão em cena ao lado de Letthicia Johanson e Samantha Verrone, A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?) é inspirada no poema A Cruzada das Crianças, de Bertolt Brecht sobre a história de crianças em situação de guerra.

No espetáculo, a Cia. Variante faz um paralelo entre as guerras históricas e as guerras atuais e recentes, inclusive os problemas sociais que são uma espécie de guerra diária que acontece em nosso país. A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?) retrata, com utilização de máscaras, a vida de 55 crianças vítimas da guerra, que por estarem órfãs e sem perspectivas, decidem se unir para encontrar o autor do livro A História Mundial e pedir para que ele mude os rumos da história.

Enquanto as crianças cruzam o mundo em busca dessa figura, é possível que o público conheça pequenas particularidades dos personagens da aventura, como os medos, a amizade verdadeira, o amor, os sonhos, a saudade e a pureza da infância.

 

Olhos mais sensíveis
O diretor e ator Danilo Mora, da Cia Variante, considera que é de extrema importância falar de temas atuais para as crianças. “De alguma forma acreditamos que através das artes e especificamente do teatro para crianças conseguimos despertar olhares mais atentos nesses seres que estão em formação e que assim possamos pensar num mundo com pessoas mais sensíveis”, explica ele.

Com música ao vivo, A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?) é encenada sobre uma lona de 4X5m², com o público ao redor, na área de convivência do Sesc 24 de Maio. Entre os vários adereços, destaque para as 55 máscaras inspiradas na commedia dell’arte, teatro popular que nasceu em meados do século 15 na Europa, e uma bicicleta branca.

“A peça foi criada para que as pessoas possam assistir de maneira livre e democrática, já que o próprio tema indica uma grande cruzada. Caminhos longos compartilhados com pessoas de corações puros (ou impuros)”, conta o diretor.

Indicado como melhor espetáculo para o público infantojuvenil, no Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, em 2019, A Cruzada dos Corações Puros (ou quem inventou a guerra?) estreou em São Paulo em setembro daquele ano, no Sesc Ipiranga. Durante a pandemia ganhou uma versão online no projeto Em Casa com o Sesc.

Ficha Técnica
Direção: Danilo Mora
Dramaturgia: Tati Takiyama
Elenco: Danilo Mora, Letthicia Johanson, Samantha Verrone e Tati Takiyama
Técnico de som: Rodrigo Rossi
Figurino: Rafael Bicudo, Rita Moraes e Artur Ramos
Cenário: Cia. Variante, Aquino Supertramp, Danilo Mora
Trilha sonora original: Tati Takiyama e Danilo Mora
Produtores: Rita Moraes, Renan Vinícius e Kleyton Breda
Fotos: Thiago Takiyama.

 

 

 

 

 

A Cruzada dos Corações Puros (ou quem inventou a guerra?)
Sesc 24 de Maio
Área de Convivência (3º andar)
Rua 24 de Maio, 109 – Centro/SP (350 metros da estação República do metrô)
De 9 de abril a 1º de maio
Sábados e domingos, às 16h
Classificação: Livre
Gratuito. Sem retirada de ingressos.
A partir de 5 anos, necessária a apresentação de comprovante de vacina contra Covid-19.
Duração: 45minutos
Sobre a Cia. Variante
A Cia. Variante pesquisa, desde 2013, sobre seres à margem da sociedade e conta com três espetáculos em seu repertório: The Ratos (Ou O Camarim da Fama Encardida), Zepelim (Ou O Balão que Nunca Existiu), vencedor do Prêmio Aplauso Brasil como Melhor Espetáculo para o Público Infantil e Jovem de 2017, e A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem Inventou a Guerra?), indicado pelo mesmo prêmio e categoria em 2019. Durante a pandemia, a companhia desenvolveu dois novos trabalhos: o curta-metragem A Lágrima que Cai do Teto que Não se Tem e o show Mosca na Sopa de Letrinhas. Os temas que permeiam as obras da Cia. Variante são guerras, desigualdade social, racismo, machismo, crianças em situação de rua, de refúgio, de fome, de despejo e de moradia, de miséria e de trabalho infantil, além de esperança, utopias e amizades. Em nove anos de história, a companhia já participou de mostras e festivais e se apresentou em diversos palcos das unidades do Sesc, Sesi e Fábricas de Cultura.
sescsp.org.br/24demaio

Foto: Thiago Takiyama

1 comentário em “Sesc 24 de Maio apresenta teatro infantil “A Cruzada dos Corações Puros (ou quem inventou a guerra?)” da Cia. VarianteAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *