Casa Museu Ema Klabin apresenta Concertos Imperiais

Ao som do cravo e clarinete, concerto resgata o imaginário sonoro do período imperial…

 

 

 

 

No ano do bicentenário da independência do Brasil, a série Tardes Musicais da Casa Museu Ema Klabin apresenta a iniciativa Concertos Imperiais – Música na Corte Brasileira com o duo Maria José Carrasqueira (cravo) e Sergio Burgani (clarinete). O espetáculo acontece no sábado, dia 18 de junho, no novo horário da programação, às 17h, com 60 lugares presenciais e transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Museu.

O duo apresenta o repertório musical tocado na corte brasileira, a partir do acervo da Imperatriz Leopoldina, resgatando o imaginário sonoro do período. As obras fazem parte da chamada “Coleção Thereza Christina Maria”, que se encontra atualmente na Biblioteca Nacional. No repertório, obras de Eberl, Haydn, Vanhal, entre outros.

 

Instrumentos
Os instrumentos utilizados na apresentação foram construídos como se fossem da época para buscar sonoridade similar. O cravo de 2 manuais, utilizado por Maria José Carrasqueira, foi feito por Abel Vargas (São Paulo,1987), segundo Pascal Taskin (1723-1793), um dos melhores mestres do gênero em Paris. O Clarinete “clássico” de 7 chaves, em Sí Bemol, utilizado por Sergio Burgani foi construído em madeira de Buxo europeu e chaves de latão, feito por Ricardo Vitorelli, Luthier de Ghent, Bélgica, a partir de dois instrumentos históricos: Grenser e Baumann.

 

O espetáculo conta com o patrocínio da Klabin S.A., no âmbito do projeto “Fundação Ema Klabin.

 

Palestra: Anna Maria Kieffer
A programação de junho da Casa Museu Ema Klabin conta com outras ações musicais. No dia 30 de junho, às 19h, a cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer ministra a palestra Música à Mesa – Práticas musicais em refeições festivas. O encontro, via zoom, aborda aspectos das músicas executadas durante e após as refeições do mundo greco-romano até a Era vitoriana. A palestra será ilustrada por imagens e exemplos musicais buscando representar o papel da sociabilidade musical por meio de uma viagem histórica no tempo. Com 25 CDs, CDs-livros e DVDs gravados, Anna Maria Kieffer dedica-se à pesquisa e à divulgação da música histórica do Brasil e da música vocal contemporânea. A iniciativa faz parte da Programação paralela à exposição Faca, colher & garfo: uma história. Inscrições estarão abertas no site.

 

Exposição
A Casa Museu Ema Klabin promove até o dia 31 de julho a exposição Faca, colher & garfo: uma história, que busca traçar um breve relato da curiosa história dos talheres, com curadoria de Paulo de Freitas Costa.

A exposição Faca, colher & garfo: uma história – uma das raras exposições dedicadas inteiramente aos talheres no mundo – e a programação a ela associada contam com o patrocínio da Klabin S.A., no âmbito do projeto “Fundação Ema Klabin: casa e museu”, e com apoio da empresa de iluminação lumini.

 

 

 

 

 

 

 

Concertos Imperiais – Música na Corte Brasileira
Casa Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa
Sábado, 18 de junho, às 17h
60 lugares presenciais por ordem de chegada e transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Museu.
Gratuito*

 

Palestra: Anna Maria Kieffer
Música à Mesa  – Práticas musicais em refeições
Quinta-feira, 30 de junho, às 19h
Plataforma Zoom
Inscrições no link Casa Museu Ema Klabin
Gratuito*

 

Exposição: Faca, colher & garfo: uma história
Até 31 de julho
Visitas: quarta a sexta-feira em grupos de até cinco pessoas acompanhado por educador. Finais de semana e feriados, visitas livres em grupos de até 20 pessoas, sempre em quatro horários: 11h, 14h, 15h15 e 16h30.
Não é necessário agendamento prévio.
Gratuito*

 

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária via pix: 51204196000177.
Fotos:
Sergio Burgani: Natalia Kikuchi
Maria José Carrasqueira: Manoel Guimarães

1 comentário em “Casa Museu Ema Klabin apresenta Concertos ImperiaisAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *