Pablo-Moura

Pablo Moura apresenta o Projeto “Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo”

O sanfoneiro e compositor Pablo Moura apresenta uma série de lives e oficinas no projeto contemplado pelo edital Fomento ao Forró – 2° Edição, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo, com a participação especial de dois nomes exponenciais da cultura brasileira, o Oswaldinho do Acordeon e o Antonio Nóbrega…

 

 

 

 

 

 

 

O projeto Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo, criado por Pablo Moura para desenvolver ações de valorização da música brasileira, e vitrine do seu trabalho autoral, rico em resgate cultural, talento e musicalidade, somado a talentos consagrados da música popular brasileira, como o Oswaldinho do Acordeon e Antonio Nóbrega, o sanfoneiro apresentará shows/lives transmitidas nos dias 17 e 24 de junho e 1º de julho (sextas-feiras), às 21 horas pelo Canal do Pablo Moura no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC-x9HhnnmVAiR9ekmZVI3nw).

Pablo acredita que é necessário que o fomento e a preservação do forró tradicional sejam passados de geração a geração, para que seja mantida a identidade de um ritmo tão influente e representativo, e é por essa razão que durante esses 10 anos de construção da sua carreira, ele traz a bandeira da preservação do forró e vem influenciando outros jovens sanfoneiros de diversas regiões do Brasil para que conheçam e incluam o ritmo em seus estudos musicais.

Com base na nova cena instrumental o jovem pernambucano, natural de Cabo de Santo Agostinho, Pablo Moura faz questão de recuperar e estabelecer as raízes de sua terra, rica em ritmos tradicionais como o frevo, o maracatu, o coco e o caboclinho, e seu esforço e dedicação é reconhecido por aqueles que são sua referência musical, por quem nutre grande admiração, como o Oswaldinho do Acordeon, que diz: “Acredito que Pablo tem uma linda carreira pela frente. É jovem, talentoso, criativo e humilde. Enquanto ele tiver esses valores em mente, ele chegará longe. Por onde ele passa, ele agrada”.

E o Antonio Nóbrega completa, “Participar do lançamento da carreira de meu amigo Pablo Moura é um prazer. Acho que ele já se lançou há muito tempo, ele é que não sabia! Ele tem participado de várias rodas de música com vários músicos, entre os quais eu, que já tive a alegria de tocar com ele várias vezes lá no Brincante, fazendo forró etc. De maneira que temos aí na praça, oficialmente, um grande músico. Avante, que o Brasil tá precisando de gente assim.”

Somado as apresentações Pablo Moura realiza quatro oficinas on-line gratuitas, voltadas à iniciação musical para todos que queiram começar seu aprendizado musical com a sanfona, sempre às quartas-feiras até 27 de julho.

Os shows lives do projeto Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo também marca o lançamento do EP homônimo onde Pablo traz em suas composições o resgate sonoro de duas variantes da sanfona difundidas no Nordeste: o oito baixos (tipo de acordeon diatônico com afinação específica para o forró) e a concertina.

“Este projeto foi contemplado pelo edital Fomento ao Forró – 2° Edição, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo”.

 

AS OFICINAS
As oficinas são voltadas à iniciação musical de crianças de 9 a 12 anos, que queiram começar seu aprendizado musical com a sanfona. Entretanto os forrozeiros adultos serão benvindos, e com certeza curtirão muito os temas abordados. As oficinas serão transmitidas pelo no Canal do YouTube do Pablo Moura, nos dias 6, 13, 20 e 27 de julho, às quartas-feiras sempre às 20h e terão a duração de uma hora cada.

O foco principal dessas oficinas fixa-se nos quatro ritmos existentes dentro do forró: o xote, o arrasta-pé, o baião e o forró ele-mesmo (ou, propriamente dito). Cada oficina trabalha um ritmo por vez, com a demonstração da postura correta do músico junto ao instrumento; e, muito importante, faz com que se compreenda a célula rítmica de cada um deles, com destaque para a independência motora dos dedos de ambas as mãos ao mesmo tempo, o que será realizado com o uso de escalas e arpejos. É para que se possa apreender a possibilidade de improvisar dentro da música de maneira simples e bonita. A intenção é realçar o domínio sobre o instrumento de forma fácil, rápida e prática.

Pablo conta que, além do forró tradicional, há diversificações que são também raiz, embora pouco conhecidas, tendo sido transmitidas oralmente. Ele comenta esse tema, e fala de suas pesquisas, como, por exemplo, tentar compreender o porquê de um compositor seguir determinado rumo, quando poderia ter optado por outro caminho. E se a escolha houvesse sido diferente? E quantas rotas poderiam ser percorridas a partir da mesma base? É para que se compreenda mais profundamente o forró, o que ele representa e como age, e quais novos destinos poderão surgir. Oficinas para quem gosta de forró e para quem não gosta, mas busca informação sobre o ritmo.

 

EP PABLO MOURA

Para Pablo Moura o seu primeiro EP como artista solo é um evento muito marcante, pessoal e profissionalmente. O registro possibilita ao público conhecer sua musicalidade, influências e criatividade, através do trabalho focado em apenas apresentar suas composições autorais, num trabalho orgânico e bonito. O EP conta com seis faixas musicais inspiradas no forró e outros ritmos nordestinos, muito bem construídas e executadas com a maturidade musical, como de quem já possui uma trajetória consistente. Luiz Gonzaga, Pedro Sertanejo, Oswaldinho do Acordeon, Sivuca e Dominguinhos estão entre os muitos mestres e ritmos instrumentais que o Brasil possui, e sente-se honrado de receber incentivo de músicos, cantores, produtores musicais, artistas, entre eles o gigante Hermeto Pascoal, que se declarou admirador do jovem talento em 2015: “Um belo artista, belo gaiteiro, belo Sanfoneiro! Você é muito bom! Isso é que é som.”

No EP homônimo, Pablo Moura conta com Danilo Moraes no violão, baixo e voz, Ricardo Herz (violino), Guegué Medeiros e Zé Luís Nascimento (percussão) e Mano del Picchia (baixo) no seu primeiro trabalho solo.

Passeando pela concertina reverencia o pioneiro do forró em São Paulo, Pedro Sertanejo, pai de Oswaldinho do Acordeon. A Faixa inspirada no estilo sonoro do tipo de acordeon utilizado pelo forrozeiro (oito baixos), traz à tona a melodia mais pura e característica do forró pé de serra presente nos seus grandes salões de dança de São Paulo como o famoso “Forró da Catumbi”, não apenas pelas cadências, mas o tema repetitivo com variações curtas, é além do ritmo da dança, marca registrada das composições de Pedro Sertanejo.

Em “Pegando Onda”, visitamos uma linda e impactante melodia que nos leva a referências de vários gêneros: forró, maculelê, samba e baião. Como uma verdadeira trilha sonora, a faixa é um passeio leve e harmônico, fluído nas ondas melódicas do instrumental brasileiro de qualidade. Além da sanfona de Pablo, e da voz e do violão de Danilo Moraes seu parceiro nesta composição, participam também os percussionistas Zé Luís Nascimento e Guegué Medeiros, além do baixista Mano Del Picchia.

O xaxado, Ryu, traduz a alegria e o espírito de brincadeira e companheirismo vivenciado com Ryu o seu doguinho, companheiro de todas as horas. Melodia que passa com simplicidade, a originalidade, a inocência e humildade, da musicalidade de Pablo Moura. Verdadeiro amante não apenas do gênero musical, mas também da dança, o Forró-Pé-de-Serrá, presente na dança de salão também composto de seus sub-gêneros como xote, baião, arrasta-pé, tem o xaxado, refletindo o estilo original do Nordeste, dançado com movimentos simples, mantendo características latinas como swing, sensualidade, aconchego e acima de tudo liberdade.

“Nos Passos do Pai”, uma homenagem ao pai, falecido, no ritmo que ele mais gostava de dançar na sequência dois pra lá dois pra cá, o xote. Por ser o ritmo mais lento do forró, um bom xote tem que ser “sentido!”

A faixa, carregada emoção, traz a pureza e a saudade desta relação entre pai e filho. Na sonoridade, o improviso emocionado explorando os diferentes registros de seu acordeom, nos leva à uma viagem pelos acordes leves característicos do xote, cheio de sentimento e ótimo pra dançar.

Forró pra Dini: um forró dançante dedicado à sua esposa e companheira, Dini. Uma mulher confiante, determinada, apaixonada pela dança. Com melodia forte e marcante, a composição é um pé-de-serra muito raiz, trazendo elementos da música regional nordestina, próximo do que se escuta no salão de forró para dançar.

A última música do EP “Samba Ímpar”, é uma parceria com Danilo Moraes, que conta com participação especial do grande violinista Ricardo Herz. Faixa de musicalidade interessante, concreta e bem feita. A ideia de modificar a sequência das músicas, incluindo-a no álbum, veio para mostrar a abrangência de ritmos brasileiros tocados na sanfona, unida a outro instrumento para fazer melodia com ela. Criativa, a composição é um samba, cuja a base sincopada a “lá Jackson do pandeiro”, inspirando o “forró sambado”, contém algo fora do óbvio: mesmo deixando muito presente os breques característicos da musicalidade de Jackson, e ainda assim sendo composição autoral de Pablo, é original e simples.

Ficha Técnica EP Pablo Moura
Pablo Moura – Arranjos, Composições, Direção Artística, Produção Musical e Acordeom em todas as faixas.
Danilo Moraes – Produção Musical, Contrabaixo elétrico, guitarra, viola caipira, violão e violão tenor.
Guegué Medeiros – Percussão em todas as faixas.
Mixagem: Bernardo Goys
Masterização: Homero Lotito
Distribuição digital: Tratore
Ilustrações: Gabriel Bueno
Arte: Dini Creative Design
Fotografia de Capa “Passeando pela Concertina”: Duda Morais
Fotografia de Capa EP: Merylin Esposi
Fotografia de Capa “Pegando Onda”: Nanda Guedes

Participações Especiais
– Samba Ímpar: Ricardo Herz (Violino)
– Pegando Onda: Danilo Moraes (Voz), Zé Luis Nascimento (Percussão), Guegué Medeiros (Percussão) e
Meno Del Picchia (Baixo Acústico)
– Nos Passos Do Pai: Michi Ruzitschka (Violão)

 

 

 

 

 

 

Forró Do Moura: “De Pernambuco Para O Mundo”
Sempre no Canal do YouTube do Pablo Moura
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

Dia 17/06 – às 21h – Live 01
Participação especial de Antonio Nóbrega

 

 

 

 

 

 

Setlist
1. Arroz Com Feijão (Pablo Moura)
2. Baião Do Destino (Pablo Moura)
3. Passeando Pela Concertina (Pablo Moura)
4. Frevo Pra Dona Maria (Pablo Moura)
5. Forró Pra Dini (Pablo Moura)
6. Conversa (Pablo Moura)
7. Desassombrado (Antonio Nobrega)
8. Coco Da Largatixa (Antonio Nobrega)
9. Equilibrio (Pablo Moura)
10. Ryu (Pablo Moura)
11. De Olho Na Zabumba (Pablo Moura)
12. Baião Em Si Menor (Pablo Moura)
13. Oito Baixos Muderno (Pablo Moura)
14. De Pernambuco Pro Mundo (Pablo Moura)

 

Dia 24/06 – às 21h – Live 02
Participação especial de Danilo Moraes

 

 

 

 

 

 

Setlist  
1. Passeando Pela Concertina (Pablo Moura)
2. Baião Em Si Menor (Pablo Moura)
3. Forró Pra Dini (Pablo Moura)
4. Ryu (Pablo Moura)
5. Conversa (Pablo Moura)
6. Arroz Com Feijão (Pablo Moura)
7. Por Aqui (Pablo Moura/Danilo Moraes)
8. Pegando Onda (Pablo Moura/Danilo Moraes)
9. Continente (Oswaldinho do Acordeon)
10. Frevo Pra Dona Maria (Pablo Moura)
11. O Velho Arvoredo (Pablo Moura)
12. Equilibrio (Pablo Moura)
13. Oito Baixos Muderno (Pablo Moura)
14. De Pernambuco Pro Mundo (Pablo Moura)

 

Dia 1°/07 – às 21h  – Live 03
Participação especial de Oswaldinho do Acordeon

 

 

 

 

 

 

Setlist
1. Jeito Barroco (Oswaldinho do Acordeon)
2. Baião Em Si Menor (Pablo Moura)
3. Frevo Pra Dona Maria (Pablo Moura)
4. Ryu (Pablo Moura)
5. Arroz Com Feijão (Pablo Moura)
6. O Velho Arvoredo (Pablo Moura)
7. Abusado (Oswaldinho do Acordeon/Pablo Moura)
8. Lamento Nordestino (Oswaldinho do Acordeon/Roberto Stanganeli)
9. Imitando Os 8 Baixos (Oswaldinho do Acordeon)
10. Continente (Oswaldinho do Acordeon)
11. Forró Pra Dini (Pablo Moura)
12. Equilibrio (Pablo Moura)
13. Baião Forrozado (Só O Trio Sem O Baixo)
14. De Pernambuco Pro Mundo (Pablo Moura)

 

 

Oficinas de Forró do Pablo Moura
Dias 6,13,20 e 27 de julho
Quarta Feiras, às 20h
Duração: 60 minutos
Sempre no Canal do YouTube do Pablo Moura 

Dia 06/07 – ÀS 20H – Xote
Dia 13/07 – ÀS 20H – Arrasta-pé
Dia 20/07 – ÀS 20H – Baião
Dia 27/07 – ÀS 20H – Forró

 

Tanto os shows lives, como as oficinas, ficarão disponíveis no canal de YouTube de Pablo Moura para quem quiser rever ou conhecer.

“Este projeto foi contemplado pelo edital Fomento ao Forró – 2° Edição, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo”.

 

 

Foto destaque Pablo Moura: Merylin Esposi
Fotos: Antonio Nobrega e Pablo Moura, Oswaldinho do Acordeon e Pablo Moura e Danilo Moraes e Pablo Moura: Duda Morais

1 comentário em “Pablo Moura apresenta o Projeto “Forró do Moura – De Pernambuco para o Mundo”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *