Cia A Hora da História apresenta o projeto No Bixiga tem Leitura

Durante os domingos de outubro, as atrizes e idealizadoras, Camila Cassis e Natália Grisi promovem leituras e contação de história na Praça Dom Orione, onde acontece a Feira de Antiguidades do bairro…

 

 

 

As atividades serão nos dias 09, 16, 23 e 30 de outubro: das 11h às 14h, com a banca de livros e a mediação de leitura; e das 14h às 15h, a contação de histórias ou bate-papo com autor, com a Cia A Hora da História e convidados

O projeto No Bixiga tem Leitura, da Cia A Hora da História, continua no mês de outubro com contações de histórias, conversas com autores, disponibilização de acervo literário e mediação de leitura. Dirigidas pelas artistas e idealizadoras, Camila Cassis e Natália Grisi, as atividades acontecem todos os domingos, no espaço público da Praça Dom Orione, mesmo local da Feira de Antiguidades que atrai a circulação dos moradores do bairro e de outras regiões da cidade.

Neste mês, as narradoras da Cia A Hora da História apresentam Arroz, feijão, história e macarrão! (dia 2) e Avesso do avesso (dia 30), a convidada Kelly Orasi mostra Contos de peripécias e presepadas (dia 09), e o grupo Tá na Boca do Conto leva para a praça Pra lá ou pra cá? (dia 23). Além disso, o autor Marcelo Jucá apresenta um Pocket show literário musical (dia 16).

“A ideia é levar a literatura para todos os públicos, resgatar a linguagem oral, promover o fácil acesso a livros, o contato com diferentes contadores de histórias e autores, e o resgate da cultura popular brasileira e de importantes autores do mundo todo”, revelam as atrizes.

 

 

Idealizadoras e contadoras de história

Camila Cassis
Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo – ECA/USP, é atriz, contadora de histórias, arte-educadora, musicista e produtora. Responsável pela direção musical dos trabalhos da Cia A Hora da História desde 2003, onde também atua como coordenadora de produção de projetos diversos como: montagens teatrais, circulação de espetáculos, criação e execução de projetos incentivados e contemplados por prêmios de incentivo à produção e circulação de arte e cultura. Além de todos os espetáculos realizados com a Cia A Hora da História (desde 2001), atuou em Nos Embalos da Jovem Guarda, espetáculo musical com texto e direção de Marllos Silva (2007); Leminski, Limão e Gelo, espetáculo musical com direção de Fábio Pinheiro (2007); O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, adaptação e direção de Vladimir Capella (2005/2004); O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, direção de Ricardo Karman (2002); Panos e Lendas, de Vladimir Capella, direção de Chico Cabrera (2002/2000); Vô Doidim e os Velhos Batutas, de Nanna de Castro, direção de Carlos Gradim (1999).

Natália Grisi
Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo – ECA/USP. É atriz, diretora teatral, contadora de histórias, arte-educadora e dramaturga. Cofundadora da cia A Hora da História, na qual atua como artista criadora e coordenadora geral ao lado de Camila Cassis, tanto na elaboração de projetos artísticos como na execução de projetos aprovados em leis de incentivo e prêmios como Proac Expresso e LAB, Prêmio Zé Renato, dentre muitos outros. Também atua na coordenação geral dos projetos do Núcleo Girândola, desde 2008. Diretora do espetáculo Comigo meu Umbigo, do Núcleo Girândola (2012); escreveu e dirigiu o espetáculo infantil Melancia e Coco Verde (2009), indicado ao prêmio FEMSA 2009 na categoria “Revelação – Texto e direção”; Contemplada pelo edital Dramaturgias do Tempo/2020 do TUSP (Teatro da USP) para desenvolvimento do texto infanto-juvenil Aurora e o pé de vento.

Ficha Técnica
Contadoras de Histórias:
Camila Cassis e Natália Grisi (Cia A Hora da História)
Kelly Orasi
Erika Coracini e Mariana Blanski (Tá na Boca do Conto)
Autor: Marcelo Jucá
Mediadora de Leitura: Magê Blanques
Produtor: Wilson Mandri
Ambientação: Diego Dac
Cenotécnico: Roberto Tomasim
Produção executiva: Marcia Rocha
Realização e Idealização: Cia A Hora da História

 

 

 

 

 

No Bixiga tem Leitura
Praça Dom Orione, Bixiga/ Bela Vista, São Paulo/SP
Aos domingos (de 09 a 30/10/2022)

Das 11h às 14h mediação de leitura e disponibilização de acervo para livre leitura

Das 14h às 15h – ações artísticas

Confira a programação do mês de outubro:

Arroz, Feijão, História e Macarrão! / Cia A Hora Da História
Imagine uma cesta cheia de coisas gostosas: pães, frutas, verduras, bolos, sucos, tortas, cereais… Humm, só de pensar já dá uma fominha! E se cada alimento ainda trouxesse sua história? É esse o grande jogo que vai acontecer no Arroz, Feijão, História e Macarrão!. Uma apresentação que une história, poesia e comida, e que fala sobre alimentação. Ah, não podia dar uma mistura melhor. E na receita, ainda tem muita brincadeira, música, interação, curiosidades sobre alimentos. Com a Cia A Hora da História.

Contos De Peripécias e Presepadas / Kelly Orasi
Neste divertido repertório, a narradora reúne contos da tradição oral com personagens astutos que não desistem de seus sonhos e conquistas, entre eles, o levado “Macunaíma”, cuja lenda inspirou o escritor Mário de Andrade a fazer uma homenagem à preguiça.

Pocket show literário musical / Marcelo Jucá
O autor Marcelo Jucá, na companhia da baterista Caroline Calê e da cantora Thais Sanches, conta histórias e curiosidades e apresenta um pocket show musical inspirado em suas principais obras. Uma tarde com histórias, poesia e músicas!

Pra Lá Ou Pra Cá? / Tá Na Boca Do Conto
Quatro crianças recebem a visita da Dona Morte. Enquanto tentam a todo custo desviar a atenção dela e atrapalhar seus planos, a Morte, muito simpática e acolhedora, resolve contar histórias sobre os segredos da vida e da morte. Com Erika Coracini e Mariana Blanski.

Avesso Do Avesso / Cia A Hora Da História
Uma divertida e surpreendente contação de histórias com um repertório de contos que mostram que nem sempre o diferente é pior! Um sapinho surdo que vence um desafio exatamente e somente por ser como é; um emocionante primeiro encontro de uma netinha com seu avô cego; um camaleão que não era aceito em seu jardim pois preferia usar rosa. Estas e outras histórias fazem parte desta apresentação que mostra que muitas vezes, o contato com o diferente nos faz ampliar nossas percepções, nos tornando seres humanos mais generosos, conscientes e felizes. Afinal de contas, compreender o outro, leva à tolerância, que leva ao respeito.

 

Projeto viabilizado através do Edital de Apoio a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens, Secretaria Municipal de Cultura.

 

Foto: Eder Progetti

1 comentário em “Cia A Hora da História apresenta o projeto No Bixiga tem LeituraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *