Livro póstumo de Elifas Andreato recupera a bandeira brasileira enquanto símbolo de esperança

Lábaro – o enigma da bandeira brasileira, ilustrado por sua filha, Laura Huzak Andreato, traz as cores verde, amarelo, azul e branco como personagens de um mistério sobre a bandeira; Evento de lançamento ocorre no dia 19/11, na Livraria NoveSete…

 

 

 

 

“Hoje, olhando de novo para os seus desenhos, pensei: era você que desenhava a bandeira ou foi ela que te desenhou?”. Com essa frase, Laura Huzak Andreato homenageia seu pai, Elifas Andreato, que nos deixou em março de 2022, em sua primeira obra póstuma: Lábaro – o enigma da bandeira brasileira, publicado pela Palavras Projetos Editoriais.

A obra, voltada ao público infantil e juvenil, é um teatro entre os elementos da bandeira do país, que discutem sobre sua formação e origem, além deum mistério envolvendo estas personagens.

O livro busca retomar um desejo de Elifas, de trazer a bandeira nacional como um símbolo de esperança: “Esse retângulo, para você, nunca foi a bandeira oficial dos patriotas e dos nacionalistas. Foi sempre um campo verde, amarelo, azul e branco em que você semeava suas esperanças com estrelas. Igualzinho àquele menino! Você sempre soube que o que faz um país ser um país é a imaginação viva de quem está com os pés no chão”, comenta Laura Huzak Andreato.

 

Evento de Lançamento – E, para marcar o lançamento, será realizada no dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, uma leitura dramatizada do livro, seguida de uma oficina de colagem. O evento ocorre a partir das 15h na Livraria NoveSete, uma das únicas especializadas no público infantil e infanto-juvenil em São Paulo e contará ainda com a presença da ilustradora, que autografará a obra.

Para Cândido Grangeiro, editor da Palavras, “Este Lábaro, concluído por Laura, sua filha, é muito mais do que um livro sobre a bandeira brasileira. É também uma homenagem ao Elifas e é, ainda, um jeito de fazer reverberar a voz do artista que tanto alimentou os sonhos das crianças e dos adultos durante décadas, por este Brasil afora”.

Elifas e a Palavras – Nos últimos anos os caminhos da Palavras Projetos Editoriais e de Elifas Andreato se cruzaram e convergiram para uma parceria que rendeu grandes frutos antes do falecimento do artista. Desde 2018, Elifas vinha trabalhando em parceria com a editora com o propósito de fazer chegar, por meio da literatura, seu trabalho, ideias e ideais a um público que muito provavelmente não conhece sua trajetória: crianças e jovens. Desta maneira, no mesmo ano foi lançado pela Palavras “A Maior Palavra do Mundo”, livro infantil que assinou em parceria com Tom Zé.

Em 2022, meses antes de sua morte, a editora lança “Vai DJ! – o intrigante caso dos discos perdidos, escrito pelo jornalista e genro de Elifas, João Rocha Rodrigues. Este livro tem como pano de fundo a trajetória do artista para o desenrolar da trama.

E agora em “Lábaro – o enigma da bandeira brasileira”, livro em que assina o texto na íntegra, por uma ironia do destino, o artista não conseguiu ilustrar a obra. Deixou alguns esboços gráficos e coube à filha Laura essa missão, em parceria com o editor da Palavras e amigo de Elifas, Cândido Grangeiro, finalizar a obra.

 

Elifas Andreato (1946-2022) é um dos mais importantes artistas gráficos do Brasil. É também ilustrador e cenógrafo, e responsável por inúmeras capas de disco de vinil de grandes nomes da MPB, como Paulinho da Viola, Chico Buarque, Elis Regina, entre muitos outros. Além de Lábaro, Elifas é autor dos livros A Maior Palavra do Mundo e Vai, DJ! – o intrigante caso dos discos perdidos, ambos também publicados pela Palavras Projetos Editoriais.

 

 

Laura Huzak Andreato é formada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, onde também cursou o mestrado em Poéticas Visuais. Atualmente, nesse mesmo programa de pós-graduação, prepara o doutorado. Também é autora de Pelos Olhos de Minha Mãe, publicado pela Palavras Projetos Editoriais.

 

 

 

 

 

 

 

Lábaro – o enigma da bandeira brasileira
Autor: Elifas Andreato
Ilustrações: Laura Huzak Andreato
Publicação: Palavras Projetos Editoriais
56 Páginas
Preço de capa: R$ 55,00

 

Evento de Lançamento Lábaro – o enigma da bandeira brasileira
Sábado, 19 de novembro, 15h
Livraria NoveSete
Rua França Pinto, 97, Vila Mariana (próximo da Estação Ana Rosa do Metrô)
Fone: 11 5573-7889

www.livrarianovesete.com.br

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Livro póstumo de Elifas Andreato recupera a bandeira brasileira enquanto símbolo de esperançaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *