Projeto O Caminho da Fênix lança livro, documentário e conversas sobre a violência contra a mulher

A Cia. Teatral Casa de Marias é um coletivo de mulheres – artistas – pesquisadoras, atuantes desde 2009, em pesquisas voltadas ao universo feminino, onde em seu último trabalho desenvolveu o projeto “ O Caminho da Fênix”, em serviços de acolhimento feminino de alta complexidade ( abrigos sigilosos), onde a pesquisa teve como tema a violência doméstica e familiar…

 

 

 

 

O projeto resultou em um documentário Intitulado “O Caminho da Fênix”, onde especialistas falam sobre o assunto e um livro: Enquanto não Cicatriza – Histórias de Mulheres que sobreviveram. Será ainda promovida uma roda de conversa. Em todo o projeto as mulheres tiveram seus nomes e imagens preservadas por sigilo. O projeto foi contemplado com o Edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens – Secretaria Municipal de Cultura. Os lançamentos acontecem nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro Cultural São Paulo.
O lançamento do livro Enquanto não cicatriza – Histórias de mulheres que sobreviveram acontece dia 26 de novembro, sábado, às 18h, junto a roda de bate-papo com os especialistas: Maria Izabel Rangel, Ester Francisco da Silva e Ricardo Estevam. O livro traz contos escritos com base em entrevistas com as mulheres vítimas de violência.

O documentário O Caminho da Fênix estreia dia 27 de novembro, domingo, às 19h, no Centro Cultural São Paulo e traz entrevistas com especialistas e ficção inspiradas nos relatos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

 

Detalhes dos projetos

Idealização de Projeto: Celia Ramos
Artistas Pesquisadoras do Projeto “O Caminho da Fênix”: Célia Ramos, Débora Santos, Maria Vitória Siviero e Silvani Moreno.

Documentário O Caminho da Fênix
No documentário, a realidade presentificada pela fala das entrevistadas se mistura às cenas performadas pelas atrizes. O fio que conduz a narrativa apresenta três mulheres que, após fugirem de casa, se encontram em uma encruzilhada e se veem diante de novas possibilidades de retomarem suas vidas. A pesquisa é de Célia Ramos, Débora Santos, Maria Vitoria Siviero e Silvani Moreno.

Como superar o ciclo de dor? Como, depois de sofrer tanta violência, uma mulher consegue encontrar caminhos possíveis para recomeçar?
Sinopse do documentário O Caminho da Fênix
Três mulheres sem face, vítimas de violência doméstica, fogem de seus cativeiros e ensaiam novas possibilidades de caminhos que levem a uma vida sem dor. Entre cenas performáticas e trechos de entrevistas das especialistas em enfretamento a violência doméstica e familiar: Renata Rufino Melo, Ester Francisco e Maria Izabel Rangel, o documentário nos convoca a acompanhar a trajetória de mulheres que conseguiram romper os ciclos de violência e dor, e viram suas asas crescerem novamente.
Pesquisa: Célia Ramos, Débora Santos, Maria Vitoria Siviero e Silvani Moreno
Roteiro: Célia Ramos, Maria Vitoria Siviero e Silvani Moreno
Colaboração de roteiro: Debora Santos, Karina Moraes e Rodrigo Dias
Direção de Cena e Fotografia: Karina Moraes
Atrizes: Célia Ramos, Maria Vitória e Silvani Moreno
Assistente de Direção: Rodrigo Palmieri
Câmeras: Karina Moraes e Rodrigo Palmieri
Edição e Montagem: Rodrigo Palmieri
Entrevistadas: Ester Francisco da Silva, Maria Isabel Rangel de Souza Oliveira e Renata P. Rufino Melo
Trilha: Rodrigo Dias
Designer Gráfico: Victor Bittow
Produção: Célia Ramos
Realização: CR Produções e Cia Teatral Casa de Marias

 

 

 

 

Lançamento do documentário O Caminho da Fênix
Dia 27 de novembro, domingo, às 19h
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso (210 m da estação do Metrô Vergueiro)
Sala Lima Barreto
Capacidade 99 lugares
Duração: Aproximadamente 45 minutos
Classificação: 14 anos

O link do documentário será disponibilizado nas redes sociais da Cia Teatral Casa de Marias
Facebook: https://www.facebook.com/casademarias
Instagram: @ciateatralcasademarias

 

 

Livro Enquanto não cicatriza – Histórias de mulheres que sobreviveram
Editora Lux, 2022
Autoras: Célia Ramos; Maria Vitória Siviero e Silvani Maria.] ISBN – Enquanto não Cicatriza- Histórias de Mulheres que Sobreviveram: 978-65-5913-399-4

Sinopse do livro Enquanto não cicatriza – história de mulheres que sobreviveram
Quanto amor transformado em dor pode caber dentro de uma pessoa e de um livro?
‘Enquanto não cicatriza – histórias de mulheres que sobreviveram’ revela as trajetórias de vida-morte-vida de 7 mulheres em busca um recomeço. Elas vivem em abrigos sigilosos, sonham com o dia em que recuperarão suas asas e se verão livres para criar seus próprios ninhos.

Escrito a partir de entrevistas realizadas, transcritas e transcriadas pelas autoras, as histórias relatam a trajetória de mulheres que, corajosamente, fugiram de homens violentos. Em muitos momentos as histórias se encontram, nos fazendo refletir sobre o quanto a nossa sociedade não está preparada para receber mulheres que decidem romper os ciclos de violência doméstica.

Os contos que compõem esse livro são: “A menina que encontrou a morte e descobriu a vida”; “Herança de avó”; “Casa assombrada”; “Ela só queria ser embalada no doce balanço do amor”; “Recanto feliz ou O tempo esquecido embaixo da figueira”; “As vielas de uma vida” e “As regras dos outros”.

Artistas Pesquisadoras do Projeto “O Caminho da Fênix”:
Célia Ramos, Débora Santos, Maria Vitória e Silvani Moreno.
Revisão: Bia Bernardi
Diagramação: Editora Lux
Capa: Victor Bittow
Produção: Célia Ramos
Ilustrações: Cia. Teatral Casa de Marias
Realização: CR Produções e Cia. Teatral Casa de Marias

Tiragem de 1000 exemplares que serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas, casas de cultura e pontos de leitura da Secretaria Municipal de Educação e locais que realizam a defesa e enfretamento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar

O ebook será disponibilizado no Facebook da Cia Teatral Casa de Marias https://www.facebook.com/casademarias
Roda de bate-papo: Vamos falar sobre a violência contra a mulher?

A Cia. Teatral Casa de Marias convida as assistentes sociais Maria Izabel Rangel, Ester Francisco da Silva e o psicólogo Ricardo Estevam, que atuam junto as mulheres em situação de violência, para uma roda de bate papo sobre à violência contra a mulher e as formas de combate.

Maria Izabel Rangel é assistente social, mestra em Políticas Públicas, militante do movimento de mulheres, movimento negro e indígena, idealizadora do Fórum de Combate à Violência contra Mulher de Ermelino Matarazzo e integrante da Frente Democrática de Ermelino Matarazzo e do NUCRESS Leste).

Ester Francisco da Silva é assistente social, Mestre em Economia Política Mundial, especialista no Combate à Violência Doméstica e ativista de movimento de Mulheres Negras.

Ricardo Estevam é psicólogo, especialista em políticas públicas para mulheres em situação de violência, mestrando pela faculdade de saúde da USP em violência contra mulheres.

Parceiros do projeto, os convidados foram fundamentais para que houvesse a primeira aproximação entre as artistas e as mulheres em situação de violência. O desejo desse encontro é promover um diálogo que reflita sobre a desigualdades de gênero, numa tentativa de encontrar caminhos de enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Mediadoras: Célia Ramos, Debora Santos, Maria Vitória Siviero e Silvani Maria.
Fotos: Rodrigo Palmieri
Produção: Célia Ramos
Realização: CR Produções e Cia. Teatral Casa de Marias

Contemplado com o Edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens pela Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

 

Lançamento do livro Enquanto não cicatriza – Histórias de mulheres que sobreviveram e
Roda de bate-papo: Vamos falar sobre a violência contra a mulher?
Sábado, 26 de novembro, às 18h
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso (210 m da estação do Metrô Vergueiro)
Praça das Bibliotecas
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos

Facebook: https://www.facebook.com/casademarias
Instagram: @ciateatralcasademarias

 

Fotos: Rodrigo Palmieri

1 comentário em “Projeto O Caminho da Fênix lança livro, documentário e conversas sobre a violência contra a mulherAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *