Programação internacional da maior mobilização global pela música

Make Music Day anuncia programação das atrações musicais internacionais para 2023…

 

 

 

O Make Music Day existe há gerações. Lançada na França em 1982 como Fête de la Musique, continua sendo o dia mais alegre do calendário do mundo. Em toda a França, em 21 de junho de 2023, músicos amadores e profissionais se unirão para milhares de eventos gratuitos ao ar livre, de bandas comunitárias a uma festa de hip hop, e de l’Orchestre de Paris no Louvre a uma noite de música folclórica sueca.

Mas as comemorações cresceram muito além da França para incluir músicos e ouvintes em mais de 1.000 cidades em todo o mundo. Este ano, novos organizadores de seis continentes estão se juntando pela primeira vez, promovendo o criador de música natural em todos, independentemente da idade ou nível de habilidade.

“O Make Music Day é uma ocasião única que reúne músicos profissionais, amadores e entusiastas da música”, afirma Janelize Morelli, fundadora do novo Faça Música África do Sul. “Para 21 de junho, estamos organizando workshops sobre construção de instrumentos musicais indígenas africanos, animadas batalhas de kazoo que incentivam a diversão e a criatividade, uma maratona musical de 12 horas na Jeppe School for Girls em Joanesburgo, uma ópera pop-up e muitas outras oportunidades. para que os membros da comunidade se reúnam e experimentem as alegrias que a música traz.”

“Estamos entusiasmados por fazer parte do Make Music Day e contribuir para esta celebração global da música”, disse Dharini Upadhyaya, CEO da Furtados School of Music, que lidera o Make Music Índia. “Ao participar deste evento, nossos alunos podem se conectar com colegas de diferentes países, trocar ideias musicais, ampliar suas perspectivas e estabelecer conexões duradouras.”

Contrariando um modelo de festival de música tradicional, as atividades do Make Music Day são gratuitas e abertas a todos os que queiram participar. Ruas, praças, escolas, parques e outros espaços públicos e virtuais serão transformados em palcos, onde músicos amadores e profissionais, de todas as idades e estilos musicais, se reunirão para criar, compartilhar e celebrar a cultura musical, em eventos gratuitos e abertos a todos.

Na Austrália, Make Music Day entra em seu sexto ano com eventos musicais em todo o país, incluindo uma “SuperBand” de 200 alunos do Orange Regional Conservatorium em New South Wales tocando individualmente e juntos, um Sunshine Coast Acoustic Music Jam em Queensland, bandas de sopro, orquestras e um coro de cavalheiros em East Gippsland, Victoria, e apresentações nos centros das cidades de Five Dock e Rhodes na cidade de Canada Bay, entre muitos outros eventos.

No Brasil, o Make Music Day será comemorado em mais de 100 cidades em uma verdadeira festa da música. Serão mais de 140 mil eventos presenciais e virtuais, espalhados por todo o país, proporcionando uma experiência cultural única. Também o Make Music Day, chega a sua 41° edição, com uma iniciativa inédita com a força ancestral dos povos originários, no Make Music Brasil Indígena que surge com o propósito de conectar os povos através da música. “No Brasil, o Make Music Day celebra as cores da rica experiência cultural do país. Teremos cultura musical autenticamente brasileira e de como é importante para a cultura. Todos os estilos e gêneros vão ter seu espaço, até mesmo músicos amadores que doam seu tempo para fazer o bem, levando música ao vivo em creches e asilos”, diz Daniel Neves, Diretor do Make Music Day Brasil.

Na China, uma grande cerimônia de abertura do Make Music Day acontecerá em Huangqiao (província de Jiangsu) com um conjunto de milhares de músicos, seguida de uma noite de gala com o tema “Music Makes a Better Life”. Shenzhen (província de Guangdong) vai contar com um “Lang Lang Music Bus” em homenagem ao famoso pianista, com atuações nas principais linhas de autocarros da cidade. A cidade de Yuncheng, na província de Shanxi, juntamente com outras 26 províncias, apresentará apresentações com centenas de pessoas tocando o Instrumento Eletrônico de Sopro. Ao todo, 200 cidades estarão envolvidas no Make Music China, com um total estimado de 15.000 apresentações.

No México, após o programa piloto do ano passado na Cidade do México, o Make Music Day está ganhando força com 30 locais importantes em 10 estados, variando de cafés a museus e um estádio de beisebol em Torreón. Músicos de orquestras juvenis, bandas de rock, grupos nortenhos, artistas eletrônicos e muitos outros estão se juntando. Em homenagem a 21 de junho, a Gibson Brands está doando 21 guitarras para uma instituição de caridade em Torreón e outros 21 instrumentos para a Fundação Sergio Vallín no México Cidade.

Na Nigéria, Make Music Lagos tornou-se um marco da cena cultural da cidade desde o seu início em 2016, com vários concertos e eventos para aprender a tocar. Este ano, os destaques incluem uma New Music Marathon, onde artistas desconhecidos podem enviar músicas originais para serem transmitidas na rádio no dia 21 de junho, e Music Meets Fitness, onde uma banda ao vivo acompanha os frequentadores da academia. As cidades de Abuja, Akwa-Ibom e Ibadan juntam-se a Lagos este ano para estender o Make Music Day em todo o país.

No Reino Unido, Make Music Day recebeu 12.800 artistas em 298 eventos em 2022, com números semelhantes esperados em 2023. Ao longo do dia, uma transmissão oficial ao vivo mostrará destaques de todo o Reino Unido em uma lista de reprodução de músicas oficiais, incluindo “All You Need is Love,” “Happy” e “Walking on Sunshine” foram fornecidos por Hal Leonard Europe para qualquer pessoa no Reino Unido criar suas próprias versões cover e compartilhar nas mídias sociais em 21 de junho. O Make Music Day UK também organiza o Folk Song Swap global, onde os músicos podem compartilhar uma canção folclórica de seu país e, em troca, aprender e interpretar uma canção folclórica diferente enviada por outro músico participante. As músicas são então tocadas e compartilhadas no Make Music Day.

Nos Estados Unidos, mais de 110 cidades estão organizando as comemorações do Make Music Day em toda a cidade, com mais de 4.000 eventos planejados em todo o país. No dia 21 de junho, cinco cidades sediarão as extravagâncias Roomful of Pianos; 10 cidades vão organizar Sousapaloozas convidando músicos a virem ler as marchas de John Philip Sousa; 13 cidades apresentarão Stridulations , o conjunto de peças rítmicas experimentais do percussionista Billy Martin para qualquer um participar; 15 cidades reunirão pessoas em parques e centros de jardinagem para tocar Flowerpot Music ; e 57 cidades terão apelos de massa com baquetas, gaitas, percussão manual e livros de ukulele gratuitos distribuídos ao público para aulas em grandes grupos e sessões de brincadeiras.

E em uma iniciativa recém-anunciada para o Make Music Day, 21 lojas de música independentes nos Estados Unidos estão liderando o String Together, onde guitarristas iniciantes aprendem a trocar as cordas de suas guitarras (com cordas gratuitas doadas por D’Addario), recebem uma aula grátis de um professor local e receberá uma tabela de acordes de guitarra gratuita, cortesia da Alfred Music.

Outros destaques são abundantes no resto do mundo.

Na Alemanha, 102 cidades estão organizando o Make Music Day, 19 das quais estão colaborando para cantar junto a “Ode to Joy” de Beethoven e a canção de ninar “Der Mond ist aufgegangen” às 19h.

Em Gana, o segundo Make Music Day contará com apresentações de bandas nos shoppings Accra e Marina, uma conferência de negócios para músicos promissores e microfones abertos acústicos na Alliance Française.

Na Ilha de Man, o grupo Manx Gaelic Clash Vooar se apresentará no Sailor’s Shelter, Peel; Ramsey Grammar School Pep e Street Band visitarão a escola primária local para se apresentar para as crianças mais novas; e as comemorações da The Family Library em Douglas incluirão a fabricação de instrumentos DIY e uma mini discoteca.

Na Itália, mais de 10.000 músicos registraram seus eventos para o Make Music Day, incluindo o artista de destaque deste ano, o trompetista de jazz Enrico Rava.

No Quênia, o segundo ano do Make Music Day incluirá parcerias musicais com restaurantes, bares, Strathmore University e centros culturais em Nairóbi e além.

Na Turquia, o Make Music Day em Istambul no museu Müze Gazhane İstanbulis contará com percussão corporal, som e pintura vocal, uma oficina coletiva de composição e atividades musicais para crianças.

Com tantos músicos participando em todo o mundo, vários programas em 21 de junho aproveitam o alcance internacional do evento para reunir criadores de música distantes.

 

 

 

41º Make Music Day Brasil
Dia 21 de junho, quarta-feira, das 0
Instagram: https://www.instagram.com/make.musicbrasil/
Facebook: https://www.facebook.com/makemusicbrazil
https://makemusic.org.br/
#MakeMusicDayBrasil

Confira alguns destaques na programação do Make Music Day Brasil
http://flertai.com.br/2023/05/destaques-da-programacao-da-41a-edicao-do-make-music-day-brasil/

Programação Make Music Brasil Indígena
http://flertai.com.br/2023/05/programacao-make-music-day-brasil-indigena/

Rachel Roberts
Cultural Counsel

 

Foto: Imagem Freepik

 

1 comentário em “Programação internacional da maior mobilização global pela músicaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *