Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024

Com o tema “Se joga no esporte!”, a 29ª edição ocorre a partir do dia 6 de janeiro até o dia 18 de fevereiro em todas as unidades do Sesc no estado, com mais de mil atividades gratuitas para os públicos de todas as idades…

 

 

 

 

 

Um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo para o incentivo à prática regular de atividades físicas e a um estilo de vida mais ativo, o Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, neste ano trazendo como tema “Se joga no esporte!”. Entre os dias 06 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte – metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte. A ideia é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico-esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

Tipos de Jogos
Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo. Desta maneira, o público terá a oportunidade de conhecer de perto e praticar diversos esportes, escolhendo a unidade de acordo com as modalidades com que mais se identifique, dentro das opções: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.

“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP. Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclécio Massaro Galina.

Ele conclui, ressaltando que “trata-se de promover oportunidades de encontros e (re)descobertas, assim como, experenciar novas práticas por meio de diversas programações, buscando difundir o esporte e a atividade física no cotidiano das pessoas como elementos benéficos para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação dos repertórios socioculturais”.

Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP, reforça a inspiração nos jogos olímpicos para o desenvolvimento da programação diversificada do Sesc Verão 2024. “Nesta edição, sublinhamos as metodologias de ensino do esporte aplicadas pelos educadores do Sesc, fundamentadas no acolhimento, na pedagogia esportiva e no acesso à prática para todas as pessoas. O objetivo é fazer com que os participantes se encantem por uma ou mais modalidades e, a partir daí, possam literalmente se jogar no esporte ao longo de todo ano”, diz a gestora.

A programação oferecerá nas 42 unidades do Sesc no estado, em espaços públicos e estações de Metrô (capital paulista), uma variedade de experiências, aulas abertas, instalações, festivais, apresentações e recreações esportivas, sempre como um momento propício para encontros, proporcionando oportunidades para as pessoas se conectarem, se envolverem e escolherem quais esportes desejam explorar e praticar.

 

Para a 29ª edição, a programação do Sesc Verão estará dividida entre os seguintes jogos:

Jogos de Invasão – Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.

Jogos de Expressão – Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

Jogos de Lutas – Esportes com caraterísticas de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.

Jogos de Marca – Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.

Jogos de Rebater – Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.

 

Destaques da Programação – Grande São Paulo
O público da capital paulista e da Grande São Paulo terá à disposição centenas de atividades para toda da família, tanto nas unidades do Sesc, quanto em espaços públicos e localidades externas.

Dentre os destaques da programação, o principal será a participação da lendária atleta de vôlei, a cubana Mireya Luis Hernandez. Tricampeã olímpica e bicampeã mundial (entre 1992 e 2000), Mireya Luis – considerada por muitos críticos a melhor jogadora de voleibol de todos os tempos – fará um circuito da modalidade por diversas unidades do Sesc na capital e Grande São Paulo (Santo Amaro, Pinheiros, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, Mogi das Cruzes e Guarulhos) ao lado de importantes jogadoras que marcaram a história do vôlei nacional como Ana Moser, Fofão, Virna Dias e Karin Rodrigues.

Ainda nos encontros com esportistas convidados estarão presentes nomes que marcaram a história esporte brasileiro e mundial, de diversas modalidades, tais como Magic Paula e Janeth Arcain (basquete); Edinanci Silva (judô); Antônio Tenório (judô paraolímpico), Jade Barbosa, Flavia Saraiva e Giulia Gonçalves (ginástica artística); Fernando Meligeni, Paula Gonçalves, Teliana Pereira e Thomaz Bellucci (tênis); Robson Conceição, Beatriz Ferreira, Rebeca Lima e Danila Ramos (boxe); Karen Feitosa e Sandro Dias (skate); Thiago Pereira (natação), Maíra Ranzeiro e Hugo Hoyama (tênis de mesa); Diogo Silva (taekwondo), entre muitos outros.

Vale destacar as atividades entorno da mais nova modalidade olímpica, o Breaking, que será tema de demonstrações e encontros nas unidades Itaquera, Pinheiros, Mogi das Cruzes, 24 de Maio e na recém-inaugurada 14 Bis. O Sesc Ipiranga o destaque vai para as vivências com arco e flecha, sejam elas inspiradas jogos e brincadeiras de povos originários brasileiros, ou por meio da experimentação com a flecha com ponta ventosa para atingir um alvo.

O esporte paralímpico também estará representado, por meio de aulas abertas de modalidades como vôlei sentado (Sesc Osasco), basquete em cadeira de rodas (Sesc Bom Retiro e Sesc Pompeia), judô (Sesc Avenida Paulista e 14 Bis), esgrima em cadeira de rodas (Sesc Florêncio de Abreu e Sesc Avenida Paulista), tênis de mesa (Sesc Guarulhos) e halterofilismo (Sesc 24 de Maio).

Ambientações
Com o objetivo de despertar no público a vontade da prática de atividades físico-desportivas, uma das principais tradições do Sesc Verão é a criação de espaços e ambientações cenográficas, com uma programação voltada para toda a família.

Seguindo esta proposta, o Sesc Santo Amaro terá a exposição Amarelo Ouro, As Conquistas do Vôlei Feminino, que relembrará a trajetória desta importante modalidade desde a década de 1990 até o bicampeonato olímpico. Ainda dentro da proposta de homenagear e celebrar as vitórias do esporte feminino, o Sesc Guarulhos montará em seu ginásio o mural As Rainhas das Praias. As Donas das Quadras.

Já o Sesc Avenida Paulista terá uma intervenção cenográfica intitulada Os Esportes de Luta e As Lutas do Esporte, tendo como base o boxe olímpico e o judô paralímpico. Outra importante modalidade que já angariou diversas medalhas importantes para o esporte brasileiro, o atletismo será o tema de um espaço montado pelo Sesc Carmo, com curiosidades e informações sobre cada uma das provas e seus equipamentos.

Os esportes urbanos estarão representados por uma intervenção de grafitti no Sesc Itaquera, que transformará as quadras em locais para a prática destes tipos de modalidades. Ao mesmo tempo, o Sesc Pinheiros criará no seu Ginásio Ônix espaços ambientados para encontros, convivência e prática de diversas modalidades urbanas, dentre elas o breakiing, parkour e a escalada.

As areias que tanto renderam medalhas para o Brasil estarão presentes no Sesc Verão 2024. O Sesc Santo André receberá a atleta de vôlei de praia, Carol Solberg, dona de diversas conquistas no circuito mundial na categoria, enquanto que o Sesc Santo Amaro contará com quadra especialmente montada para a prática de modalidades como Beach Tênis, Vôlei de Praia, Futevôlei. O Sesc Itaquera terá curso modular de Beach Tênis durante o Sesc Verão aos sábados na quadra de areia da unidade.

O Sesc Casa Verde, a mais nova unidade do Sesc na cidade de São Paulo, estreia no evento com destaque para o skate em suas atividades. Já o Sesc São Caetano terá uma instalação montada no Parque Chico Mendes para a prática de diversas modalidades.

Espaços Públicos
Por fim, a programação do Sesc Verão também terá diversas atividades realizadas em espaços públicos da capital e Grande São Paulo. Dentre os destaques está o já tradicional Enduro a Pé pelas ruas do centro da capital paulista em homenagem ao aniversário da capital paulista, em atividade coordenada pelo Sesc Carmo.

 

 

 

 

 

 

Sesc Verão 2024
De 06 de janeiro a 18 de fevereiro
Programação completa no portal www.sescsp.org.br/sescverao

 

 Foto Apresentação Esportiva de Skate – Coletivo Skate no Vale: Acervo pessoal

1 comentário em “Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *