Ronaldo Serruya, do Grupo XIX de Teatro, reflete sobre ética para corpos dissidentes em espetáculo performático

Livremente inspirada no livro Ética Bixa, do filósofo queer espanhol Paco Vidarte, a peça, de caráter performativo, Interruptor: dispositivos para desligar a corrente propõe uma discussão acerca da urgente necessidade da criação de uma ética feita por e para os corpos dissidentes de gênero…

 

 

 

 

 

A montagem do Núcleo de Pesquisa do Grupo XIX de Teatro estreia curta temporada de 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2024, na Vila Maria Zélia.

Com dramaturgia e direção de Ronaldo Serruya (indicado ao prêmio Shell 2023 de melhor dramaturgia por “A doença do outro”) a peça mescla trechos do livro do filósofo com relatos autobiográficos dos 7 intérpretes das mais variadas identidades, já como uma provocação e um desafio para estabelecer não apenas os entraves, mas os pontos de conexão entre a comunidade LGBTQIAPN+. Em cena artistas bixas, lésbicas, trans/travestis e não-binários tentam “contar” o livro de Paco ao mesmo tempo que “se contam”, em cenas estabelecidas como tomadas.

A ideia do conceito de Interruptor, presente no livro, e que dá nome ao trabalho, é uma metáfora para possíveis ações que possam produzir uma espécie de curto-circuito no que já está estabelecido pela comunidade LGBTQ.

“Desde que eu li o “Ética bixa” pela primeira vez, ele se tornou uma obsessão pra mim, porque apesar do livro ser uma obra teórica, existe ali uma espécie de palavra corporificada, pronta para ser dita, uma palavra cheia de indignação e revolta, cheia de contradição, mas também de deboche”, diz o dramaturgo e autor Ronaldo Serruya.

O deboche, aliás, é uma das apostas do trabalho, aliado a um diálogo proposital com o conceito de “baixa cultura”. Na peça, assim como no livro, os intérpretes vão apresentando outras estratégias possíveis para as lutas LGBTQ que são pensadas pelo filósofo numa crítica ao excessivo flerte que o movimento faz hoje com o neoliberalismo meritocrático.

Ao longo das cenas, que se apresentam como mosaico, conceitos como “política cadela”, “política do buraco negro”, “gravidade” e “os frangos sem cabeça” vão sendo tirados do livro e apresentados num jogo interativo e presentificado entre os artistas e a plateia, e que flerta, entre outros, com o clima cafona dos programas de auditório, com seus quizzs e quadros.

“O deboche, para mim, tem sido uma forma de sobrevivência possível. Poder rir de si mesmo, das nossas contradições, é a única forma de escapar da armadilha de uma militância narcísica que está sempre pronta para apontar o dedo para o outro, mas nunca para si mesma. O desafio nesse processo foi possibilitar que os artistas trouxessem suas vivências para a cena exatamente nessa perspectiva da contradição. Colocar também as suas sombras, aquilo que nessas identidades, mesmo que dissidentes, reproduzem e compactuam com uma ética normativa”, diz Ronaldo.

A iniciativa integra o projeto 5X XIX, que visa a manutenção e a continuidade dos 18 anos de residência artística do Grupo XIX na Vila Maria Zélia, contemplado pela 40ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura.

Ficha Técnica
Concepção e Direção: Ronaldo Serruya
Dramaturgia: Ronaldo Serruya, em colaboração com os intérpretes
Intérpretes: Andrezza Czech, Alv Lara, Diego Lima, Igor Mo, Pedro Ribeiro, Rudá e Rodolpho Côrrea
Assistente de direção: Matilde Menezes
Balaclavas e adereços: Felipe Cruz
Figurinos: Ailton Barros
Audiovisual: Givva
Desenho de Luz: Hart Bergman e Felipe Tchaça
Trilha sonora original: Camila Couto
Fotos: Jonatas Marques
Produção: Andreia Marques e grupo XIX de teatro.

 

 

 

 

 

 

 

Interruptor: dispositivos para desligar a corrente
Vila Maria Zélia
Rua Mário Costa 13 (Entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres) – Belém
Telefone – (11) 2081-4647
Capacidade: 40 espectadores por sessão
De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2024
Quarta a sexta às 20h
Sábado e domingos 17h e 20h
Segunda às 20h
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 16 anos
Ingressos: Grátis, mediante reserva de ingressos.
Retirada pelo Sympla 
Acessibilidade
Estacionamento: gratuito
Mais informações pelo Instagram @grupoxixdeteatro

Foto: Jonatas Marques

1 comentário em “Ronaldo Serruya, do Grupo XIX de Teatro, reflete sobre ética para corpos dissidentes em espetáculo performáticoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *